6 de janeiro de 2015

Manos no mesmo quarto

Começámos a deitar o filhote mais velho na nossa cama para lhe podermos continuar a contar a história da noite, a ler um livro e a estarmos um bocadinho na conversa com ele sem acordar o mano bebé que entretanto tinha saído do nosso quarto e se deitava muito cedo. E passou um ano nesta mimalhice. O bebé cresceu e eles já se deitam praticamente à mesma hora e achámos que hoje era um bom dia para o Alexandre voltar a adormecer no quarto dele, até porque o pai está engripado na cama. Mas vocês não imaginam o drama que foi. Chorou, gritou, fez birra. Não queria por nada adormecer na cama dele. Queria vir para a nossa cama adormecer, como tem feito no último ano, mais coisa menos coisa. O pequeno queria ir para a cama do mano, queria fazer-lhe festinhas para o consolar, mas o mais velho só chorava, inconsolável. E é óbvio que a certa altura já choravam os dois. Foi uma hora e meia até que adormecessem... Claro que mudar as rotinas custa, mas nada como o novo ano para implementar novos ritmos, até porque estava mesmo na altura do filhote grande largar a nossa cama. Claro que quando nós vínhamos para a cama o levávamos sempre para a cama dele, mas ele habitou-se a que este espaço também fosse dele e agora diz que a nossa cama é melhor que a dele. Bem sei que a culpa deste hábito foi nossa, mas na altura foi para proteger o sono do mais pequenino e para garantir a história e o mimo da noite, e aquele momento de exclusividade do mais velho. Mas agora que o pequenino cresceu está na altura de terem esse momento a dois. Vamos ver como correm os próximos dias. E vocês? Como é que deitam os filhos de várias idades que dormem no mesmo quarto? Partilhem as vossas experiências comigo. Obrigada.

2 comentários:

  1. Lá em casa os manos também partilham o quarto. Ela tem três anos e ele tem um. Como ele se deita mais cedo, habituámo-lo a adormecer com a luz acesa (se tiver de adormecer com a luz apagada também adormece) e assim quando ela se vai deitar já ele está a dormir e podemos contar a história com ela já deitada na sua caminha. Connosco funciona! Boa sorte na mudança de rotina! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha. Mas nós habituámos o pequenino a dormir às escuras e agora está montado o circo!!! Mas isto vai lá, com calma e paciência!

      Eliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!