Há uma M. antes de ser mãe e uma M. depois de ser mãe. Claro que há coisas em que sou mesma, na minha essência, mas muita coisa mudou. E já nem estou a falar das emoções, das lágrimas mais fáceis ao ver alguma imagem de uma criança em apuros, de me sentir mais alerta e mais desperta para certas causas, de me ter adocicado e ter descoberto a verdadeira essência do amor maior. Este post é sobre coisas práticas. Depois de ser mãe tive de me começar a organizar melhor. Já não era só eu e o meu marido, que felizmente somos crescidos e sabemos tomar conta de nós, mas havia a logística de ter um bebé. E era preciso conciliar a maternidade com a vida doméstica e com a vida profissional, mas com um era simples e não mudou assim grande coisa. Mas depois, quando este deixou de ser bebé arranjámos outro bebé. E com dois a ginástica começou a ser maior e eu tive de me reorganizar com o trabalho, com os filhos, com a casa. Porque depois chegaram as actividades extra-curriculares e eles cresceram e cada vez precisam mais de mim. E foi por esta altura, e para eu não me trocar toda e para não esquecer aquele passeio especial com a escola ou o dia da natação que me organizei. Tem sido um processo evolutivo, mas que tem funcionado muito bem e que está cada vez mais afinado. Vou deixar-vos alguns exemplos de pequenos comportamentos que adoptei e que me facilitam imenso. Funcionam comigo e com a minha família e não quer dizer que funcionem com vocês, mas podem ser uma boa dica.
- Tenho um quadro em íman no frigorífico com o esquema da semana toda onde aponto: Ementa do dia (Assim, de véspera, sei o que é preciso descongelar), Actividade extra-curricular e respectivo horário (Assim, de véspera, sei que é preciso preparar a mochila do futebol ou da natação ou levar a pauta do piano) e alguma consulta médica ou outro aspecto relevante que aconteça essa semana. O quadro funciona com caneta de acetato e, por isso, todos os domingos à noite apago com álcool e organizo a semana que vai entrar.
- Jantamos muito cedo - regra geral às 19h30 - para depois ainda terem tempo de brincar e irem para a cama cedo, às 21h.
- Convites para festas de anos são afixados no frigorífico e automaticamente anotados na agenda digital. Eu e o meu marido partilhamos um calendário do google, acessível no telemóvel e no computador, e temos as agendas cruzadas, o que faz com que saibamos sempre o que é que está previsto para aquele dia e, assim, não sobrepomos eventos.
- Ao sábado, ou sexta se estou de folga nesse dia, preparo a ementa semanal com o que tenho na dispensa e congelado. Vejo o que é preciso comprar e faço uma lista. Não compro nem mais nem menos do que está na lista e do que preciso para confeccionar os pratos da semana. (Se por acaso surge o convite para irmos fora ou outra alteração de plano, este prato transita para a ementa da semana passada. Tenho alguns livros de receitas, mas a maioria das minhas receitas são impressas da net, muitas delas tiradas do blog As Minhas Receitas, e estão arquivadas num dossier onde me inspiro para fazer as ementas).
- A roupa dos miúdos é preparada de véspera, assim como as mochilas e brinquedos que vão sair connosco de manhã. A roupa do mais velho fica na sala porque ele acorda muito cedo e, mal chega à sala e antes de começar a ver bonecos, veste-se sozinho. Quando acordamos já está ele pronto e com pelo menos meia hora de bonecos.
- A mesa do pequeno almoço fica pronta de véspera.
- Organizo as actividade para que sejam perto de casa e da escola. A que era considerada a melhor escola de piano iria obrigar-me a atravessar a cidade a hora de ponta para me enfiar no caos. Como também havia uma escola muito boa, com óptimas referências e frequentada por meninos da escola do meu filho, fui ver, gostei imenso, e foi lá que o inscrevi. Fica entre a escola e a nossa casa, num percurso de menos de 1km. Temos de nos poupar e ser amigas de nós próprias.
- Os banhos dos miúdos são ao final da tarde, como em quase todas as casas com crianças, e, no Inverno, por debaixo do pijama, vestem uma t-shirt de manga comprida, lavadinha, e que vão usar no dia seguinte para a escola. Assim, de manhã, com o frio, não guincham por lhes estar a vestir roupa fria. É uma espécie de camisola interior que já fica de véspera e que facilita.
- Pedir ajuda! A minha mãe adora ver os miúdos durante a semana e ofereceu-se logo para ajudar no leva e trás das actividades extra-curriculares. Por isso, um dia por semana a minha mãe vai buscar o mais velho à escola, leva-o ao piano, e depois vai com ele para nossa casa, jantando connosco. E eu tenho uma tarde de filho único com o mais pequeno. Outras vezes, trocamos, e vai ela buscar o mais pequeno e eu vou acompanhar o meu filho mais velho à actividade, dando-lhe exclusividade!
- Além disso, e, acima de tudo, tenho a sorte de ter casado não só com um homem maravilhoso, que é também um pai do outro mundo, e que sempre foi super organizado. Por isso, foi muito fácil adoptarmos estas medidas, que surgiram naturalmente à medida das nossas necessidades, que nos facilitam o dia a dia e que permitem que não haja caos e que as coisas corram bem, sem sermos engolido pelas solicitações do dia a dia. Claro que depois os imprevistos acontecem e com vários filhos há sempre rebuliço e stress, mas quando está tudo mais organizado e planeado é mais fácil lidar com os imprevistos.
5*!
ResponderEliminarSerá que me pode dizer onde comprou/arranjou o iman da organização semanal? Tem alguma imagem dele? Obrigada e um beijinho
ResponderEliminarNão tenho aqui, mas em casa tiro uma fotografia. Comprei na loja workshop (https://www.facebook.com/LojaWorkShopDesign) na rua Duque de Loulé com a Gomes Freire, em Lisboa. Bjs
EliminarObrigada! :)
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