Avançar para o conteúdo principal

A maternidade obrigou-me a ser mais organizada

Há uma M. antes de ser mãe e uma M. depois de ser mãe. Claro que há coisas em que sou mesma, na minha essência, mas muita coisa mudou. E já nem estou a falar das emoções, das lágrimas mais fáceis ao ver alguma imagem de uma criança em apuros, de me sentir mais alerta e mais desperta para certas causas, de me ter adocicado e ter descoberto a verdadeira essência do amor maior. Este post é sobre coisas práticas. Depois de ser mãe tive de me começar a organizar melhor. Já não era só eu e o meu marido, que felizmente somos crescidos e sabemos tomar conta de nós, mas havia a logística de ter um bebé. E era preciso conciliar a maternidade com a vida doméstica e com a vida profissional, mas com um era simples e não mudou assim grande coisa. Mas depois, quando este deixou de ser bebé arranjámos outro bebé. E com dois a ginástica começou a ser maior e eu tive de me reorganizar com o trabalho, com os filhos, com a casa. Porque depois chegaram as actividades extra-curriculares e eles cresceram e cada vez precisam mais de mim. E foi por esta altura, e para eu não me trocar toda e para não esquecer aquele passeio especial com a escola ou o dia da natação que me organizei. Tem sido um processo evolutivo, mas que tem funcionado muito bem e que está cada vez mais afinado. Vou deixar-vos alguns exemplos de pequenos comportamentos que adoptei e que me facilitam imenso. Funcionam comigo e com a minha família e não quer dizer que funcionem com vocês, mas podem ser uma boa dica.

  1. Tenho um quadro em íman no frigorífico com o esquema da semana toda onde aponto: Ementa do dia (Assim, de véspera, sei o que é preciso descongelar), Actividade extra-curricular e respectivo horário (Assim, de véspera, sei que é preciso preparar a mochila do futebol ou da natação ou levar a pauta do piano) e alguma consulta médica ou outro aspecto relevante que aconteça essa semana. O quadro funciona com caneta de acetato e, por isso, todos os domingos à noite apago com álcool e organizo a semana que vai entrar.
  2. Jantamos muito cedo - regra geral às 19h30 - para depois ainda terem tempo de brincar e irem para a cama cedo, às 21h.
  3. Convites para festas de anos são afixados no frigorífico e automaticamente anotados na agenda digital. Eu e o meu marido partilhamos um calendário do google, acessível no telemóvel e no computador, e temos as agendas cruzadas, o que faz com que saibamos sempre o que é que está previsto para aquele dia e, assim, não sobrepomos eventos.
  4. Ao sábado, ou sexta se estou de folga nesse dia, preparo a ementa semanal com o que tenho na dispensa e congelado. Vejo o que é preciso comprar e faço uma lista. Não compro nem mais nem menos do que está na lista e do que preciso para confeccionar os pratos da semana. (Se por acaso surge o convite para irmos fora ou outra alteração de plano, este prato transita para a ementa da semana passada. Tenho alguns livros de receitas, mas a maioria das minhas receitas são impressas da net, muitas delas tiradas do blog As Minhas Receitas, e estão arquivadas num dossier onde me inspiro para fazer as ementas).
  5. A roupa dos miúdos é preparada de véspera, assim como as mochilas e brinquedos que vão sair connosco de manhã. A roupa do mais velho fica na sala porque ele acorda muito cedo e, mal chega à sala e antes de começar a ver bonecos, veste-se sozinho. Quando acordamos já está ele pronto e com pelo menos meia hora de bonecos.
  6. A mesa do pequeno almoço fica pronta de véspera.
  7. Organizo as actividade para que sejam perto de casa e da escola. A que era considerada a melhor escola de piano iria obrigar-me a atravessar a cidade a hora de ponta para me enfiar no caos. Como também havia uma escola muito boa, com óptimas referências e frequentada por meninos da escola do meu filho, fui ver, gostei imenso, e foi lá que o inscrevi. Fica entre a escola e a nossa casa, num percurso de menos de 1km. Temos de nos poupar e ser amigas de nós próprias.
  8. Os banhos dos miúdos são ao final da tarde, como em quase todas as casas com crianças, e, no Inverno, por debaixo do pijama, vestem uma t-shirt de manga comprida, lavadinha, e que vão usar no dia seguinte para a escola. Assim, de manhã, com o frio, não guincham por lhes estar a vestir roupa fria. É uma espécie de camisola interior que já fica de véspera e que facilita.
  9. Pedir ajuda! A minha mãe adora ver os miúdos durante a semana e ofereceu-se logo para ajudar no leva e trás das actividades extra-curriculares. Por isso, um dia por semana a minha mãe vai buscar o mais velho à escola, leva-o ao piano, e depois vai com ele para nossa casa, jantando connosco. E eu tenho uma tarde de filho único com o mais pequeno. Outras vezes, trocamos, e vai ela buscar o mais pequeno e eu vou acompanhar o meu filho mais velho à actividade, dando-lhe exclusividade!
  10. Além disso, e, acima de tudo, tenho a sorte de ter casado não só com um homem maravilhoso, que é também um pai do outro mundo, e que sempre foi super organizado. Por isso, foi muito fácil adoptarmos estas medidas, que surgiram naturalmente à medida das nossas necessidades, que nos facilitam o dia a dia e que permitem que não haja caos e que as coisas corram bem, sem sermos engolido pelas solicitações do dia a dia. Claro que depois os imprevistos acontecem e com vários filhos há sempre rebuliço e stress, mas quando está tudo mais organizado e planeado é mais fácil lidar com os imprevistos.

Comentários

  1. Será que me pode dizer onde comprou/arranjou o iman da organização semanal? Tem alguma imagem dele? Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho aqui, mas em casa tiro uma fotografia. Comprei na loja workshop (https://www.facebook.com/LojaWorkShopDesign) na rua Duque de Loulé com a Gomes Freire, em Lisboa. Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m