Avançar para o conteúdo principal

Então e o pai não fica a dormir contigo na maternidade?

Esta foi uma das perguntas que mais me fizeram quando nasceu o Afonso, o nosso segundo filho. E a minha resposta era tão clara: claro que não! Ah, mas o mais velho não podia ficar com a avó? Não é importante teres o teu marido ao teu lado na maternidade? Quando o mais velho nasceu fez todo o sentido que o meu marido ficasse a dormir comigo na maternidade, e foi tão bom aquele momento a três, mas quando tivemos o segundo filho essa questão, para nós, nem se colocou. Quem é que precisava mais do pai e de manter a normalidade? O filho mais velho, que de repente ia deixar de ser filho único. E não o quisemos excluir em nenhum momento. Passámos a ser uma família de quatro e não nos fazia sentido nenhum "chutar" o mais velho para a avó para eu e o pai ficarmos com o recém-nascido. Claro que sabe bem ter o pai na maternidade, mas sabe muito melhor saber que o meu filho mais velho está bem, está tranquilo com a situação e, acima de tudo, não se sente excluído. E foi tudo tão tranquilo, tão natural. O pai estava connosco o dia todo enquanto o filho grande estava na escola (mais uma vantagem de induzir o parto para durante a semana e não calhar ao fim de semana), depois o pai ia buscá-lo e vinham os dois. O filho grande estava lá uns minutos, dava uns beijinhos, via uns desenhos animados e ia à vida dele com o pai... Era ele, que a certa altura dizia: "vamos embora, pai?" E lá iam. Iam jantar fora e fazer programas de "homens". Quando foi para irmos para casa ele veio com o pai buscar-nos e seguimos os quatro. Para nós, foi crucial que assim fosse. Não queríamos que o mais velho sentisse que agora o pai e a mãe eram só do novo bebé. E correu muito bem. Desta vez, pretendemos fazer da mesma maneira. O pai fica com os manos a fazerem programa de "homens" enquanto a mãe e a mana ficam na maternidade. E só desejo que corra tudo tão bem como das outras vezes, para que em poucos dias nos possamos reunir como família de 5. (Para nós funcionou assim, mas não quer dizer que para outras famílias não funcione melhor de outra forma. O importante é que cada família faça como se sentir melhor e como achar que faz mais sentido).

Comentários

  1. Compreendo a perspectiva e acho-a bem válida. Eu por exemplo vou ficar com a minha esposa, mas a mais velha já tem 16 anos e quer é estar com os amigos!!!!

    O Pai,
    http://www.soupai.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mais velha até agradece!! Claro, cada família é única e o que funciona para uns não tem que funcionar para os outros, o importante é que seja o que achamos melhor para a nossa família. Eu só partilhei a minha experiência por ter sido positiva e ter feito todo o sentido.

      Eliminar
  2. Aqui também não houve isso, até porque as meninas nasceram num hospital público, mas agora com o novo bebé vamos manter. Não nos faz sentido deixa-las para que o pai fique comigo na maternidade, tenho 40 anos, acho que me aguento sozinha ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já ando a pensar como vamos fazer e pensei em a pequena ficar na avó, mas pesa-me imenso a consciência....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, cada família sabe o que é melhor para si, sei que muitas pessoas não pensam como eu, e é assim mesmo, não somos todos iguais nem precisamos todos do mesmo, mas é importante pensar quem é que precisa mais do pai? Se a mãe ou o filho(a) que de repente deixa de ser filho único e se vê afastado dos pais e do irmão que acabou de nascer... Um beijinho e o importante é que independentemente do que decidires estares confortável com essa decisão.

      Eliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m