16 de novembro de 2015

30 semanas de Francisca - começar a preparar a mala da maternidade

Está na altura de começar a pensar na mala da maternidade. A roupa para os primeiros 3 meses já está toda lavadinha, engomada e arrumada. Não temos pressa nenhuma em que a Francisca nasça e o ideal é ela continuar na minha barriga mais 10 semaninhas! Mas, como nunca se sabe se ela nos prega alguma partida, mais vale termos tudo pronto para a receber.

Fui buscar a lista que eu usei quando tive o meu primeiro filho, que adaptei para o segundo e vou adaptar ainda mais para a Francisca. Tive os dois primeiros filhos na Cuf Descobertas, e eles forneciam tudo de higiene para o bebé e também para nós, agora preciso de saber se no hospital onde vou ter agora é igual. Mas, de qualquer forma, há que ter tudo à mesma porque pode surgir algum imprevisto, ter de ir para um hospital público e aí eles não fornecem os produtos de higiene.

Lista para a Mãe
- Exames médicos + caderneta grávida
- Elásticos p/ o cabelo
- 2 a 3 Camisas de noite abertas à frente
- 1 Roupão
- Chinelos quarto
- Havainas
- Necessaire com os produtos de higiene
- 2/3 Soutiens de amamentação
- Cuecas descartáveis 
- Pensos higiénicos 
- Discos de amamentação
- Creme Lanolina para os mamilos, para o caso de ser necessário. Eu gosto muito do Lansinoh
- Lenços papel
- Um saco para colocar a roupa suja
- Telemóvel e carregador
- Roupa para voltar para casa - calças ainda de grávida!
- Uma fotografia de família, minha com os manos grandes para eles se sentirem presentes no Hospital e saberem que estão sempre comigo. Foi uma das dicas que tive da sessão de coaching que fiz com a Magda, para preparar a chegada do segundo filho, e que adaptarei agora.

E para o Bebé
- 4 Mudas de roupa completas, separadas em saquinhos (identificadas com etiquetas: 1º dia, 2º dia, 3º dia e 4º dia. Quem leva babygrows para os primeiros dias precisa de menos roupa, mas eu quase não uso babygrows e vai ser tudo à base de coeiros e vestidos, pelo que tenho de levar bodies, camisas, collants... Eu tenho saco de pano bonitinho para a roupa do primeiro dia, mas as restantes mudas vão dentro de sacos de plástico de congelação com Zip. São transparentes e óptimos, não só para esta fase mas para depois andarem dentro do saco de passeio para guardar uma roupa bolsada ou uma fralda suja.
- 2 a 3 Fraldas de pano - os meus filhos adoram fraldas de pano, e para mim as melhores do mundo são as da Teresa Alecrim (não, não é publicidade paga, é serviço público de mãe para mães) porque o algodão é óptimo e super fininho. E não são nada caras.
- Chucha (opcional)
- Fraldas descartáveis
- Água de limpeza para o rabinho
- Compressas de tecido não tecido para limpar o rabo
Eu não levo pomada muda de fralda, porque evito esta pomada nos primeiros dias e, mesmo depois, não coloco em todas as mudas mas apenas quando considero necessário.
- Lima das unhas
- Presentes para dar aos manos mais velhos! (Muito importante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!