Avançar para o conteúdo principal

A entrada para o primeiro ciclo: "Ficar mais um ano no pré-escolar pode ser a melhor opção"

"Ficar mais um ano no pré-escolar pode ser a melhor opção"Para os pais este é muitas vezes visto como um ano perdido, mas os professores, o pediatra e uma mãe psicóloga com quem o DN falou não veem as coisas desta maneira. Pelo contrário, acreditam que ficar no pré-escolar pode ser a chave para o sucesso dos alunos. Esta questão não se coloca com o meu filho mais velho (nem se colocará com os restantes devido às datas de nascimento) que é de 4 de Janeiro e que vai entrar para o Primeiro Ciclo quase com 7 anos, fazendo o percurso que começou no berçário e termina este ano como finalista do Jardim de Infância, mas sei que o assunto abordado neste artigo preocupa muitos pais. O que fazer quando as crianças são ali de Outubro / Novembro / Dezembro? Rezam-se a todos os santos para que entrem no público, vão para um colégio particular onde entrarão sem qualquer problema relativo à idade ou esperam mais um ano no Jardim de Infância? Não são perguntas fáceis de responder, mas podem encontrar algumas respostas neste artigo. Falar com as educadoras das crianças e com os pediatras também é sempre uma mais valia, mas quem conhece melhor os seus filhos são sempre, em última análise, os pais.

Comentários

  1. Acho que maturidade das crianças é que faz realmente diferença! Há crianças com 5 anos mais que preparadas para a escola, e que querem e não são prejudicadas pela sua entrada precoce, há outras que já com 6 que só lhes fazia bem ficar mais um ano na pré, sem as obrigações para as quais muitas vezes não estão preparados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que depende da maturidade e que cada caso deve ser analisado individualmente pelos pais, educadores, pediatras ou psicólogos, mas que 10/11 meses de diferença fazem muita diferença, passando a redundância, fazem...

      Eliminar
  2. A minha filha nasceu em Novembro, o meu filho em outubro. Ela entrei a fazer 7 e ele vai entrar a fazer 7. Não acho que ganhem nada a entrar mais cedo, muito pelo contrario .não percebo qual é a pressa e da teoria de " perder um ano" ...mas enfim são opções!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. O mais velho de janeiro a questão nem foi pensada. Os mais novos de Novembro: ela talvez entre para o ano, digo talvez não só por causa das vagas (e não, não vai para o particular, até porque nós não podemos suportar essa despesa), mas também principalmente pela maturidade. Se ela estiver a meu ver, e na avaliação da educadora preparada para isso, então sim, deixo-a ir. Se não estiver, ou se nós pais acharmos que lhe fará bem ficar mais um ano na pré, fica.
    Já me debati muito com isto, até porque os meninos da sala dela, todos amis velhos, entrarão quase sem problemas.
    O mais novo é a mesma coisa, quando chegar à altura dele logo se verá.
    O que eu acho, é que não se deveriam ter nas creches, nas prés, salas em que as crianças são colocadas pelo ano de nascimento, mas sim dividí-las por "ano lectivo", muito mais justo para elas e também para os professores.
    nany

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m