18 de dezembro de 2014

Ementa de natal, para a Consoada!

Este ano, a noite da consoada vai ser em nossa casa. Estou tão contente! Tenho pena de não passar o Natal com a minha mãe e com a minha irmã, mas estou feliz porque a minha irmã (única irmã e irmã mais nova) arranjou um óptimo trabalho fora de Portugal e está a dar a volta por cima depois de ter sofrido vários e penosos desgotos. E como a minha irmã não pode vir a Portugal passar o Natal (começou há poucos meses a trabalhar) vai lá a minha mãe. E eu acho muitio bem. Não fazia sentido ela passar lá um Natal sozinha, principalmente porque é o primeiro Natal, desde há 5 anos, em que ela voltará a estar com um sorriso nos lábios. E como este ano se mudaram as tradições de Natal, coisa nunca antes vista na minha família, a consoada é cá em minha casa. Nós os quatro, a minha avó e uma das minhas cunhadas, a mais velha - com quem eu brinco e digo que é a minha sogra 2. Vai ser bom. Eu estou feliz por fazer a consoada cá em casa. E já andei a pensar na ementa. Aqui vai a minha sugestão:

- Entradas
Tábua de queijo e enchidos 

Cogumelos no forno  - lave e seque muito bem os cogumelos. Tire os pés e congele para usar mais tarde num recheio de tarte. Coloque os cogumelos virados para cima num pirex para ir ao forno. Espalhe dois ou três dentes de alho finamente picados em cima dos cogumelos. Regue abundantemente com azeite e polvilhe com coentros frescos. Coloque no forno até os cogumelos estrarem cozinhados.

Ovos mexidos com farinheira - coza a farinheira, picando de vez em quando para libertar a gordura da farinheira. Depois de cozida, rasgar a pele com uma faca e tirar o recheio. Deitar numa frigideira anti aderente bem quente. Juntar os ovos batidos -com pouco sal- e cozinhar a gosto.


- Pratos Principais
Bacalhau Rápido - espreitem a receita aqui.
Vou fazer esta receita na véspera à noite para facilitar o dia 24

Vou arriscar o Boeuf Bourguignon da Julia Child. Está aqui o vídeo original com a receita. Escusado seria dizer que neste meu modo convalescência vi o filme Julia e Julie e que gostei bastante.

- Doces e Sobremesas
Bolo de chocolate - a receita está aqui.
Pavlova de Morango
Sonhos
Bolo Rainha



O almoço de Natal é em casa de uns cunhados e como somos mais de 40 cada um leva uma coisa. Este ano, a nós calhou-nos levar o pão, patês, queijos e tostas para os apetitivos e um bolo rei e um bolo rainha. Mas vai  haver vários pratos de bacalhau diferentes, o tradicional peru e muitos doces e sobremesas natalícias!

Vai ser bom!!! É quase Natal! 

Boas Festas!!!

1 comentário:

  1. He pá! Isso é que é uma ementa de comer e chorar por mais! Lá em casa lá nos ficamos pelo bacalhauzinho cozido! Feliz Natal!

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!