11 de janeiro de 2016

Laquear ou não laquear as trompas? eis a questão

Eu e o meu marido já tínhamos decidido aproveitar a cesariana para laquear as trompas e a minha médica, que além de obstectra é a minha ginecologista especialista em endometriose, aprovou a nossa decisão porque não me é de todo aconselhado mais uma gravidez. Apesar da laqueação não resolver a minha doença, que terá de ser sempre controlada e estabilizada, pelo menos ajuda e descarta uma nova gravidez. A decisão foi fácil e pragmática, muito lógica, mas já dei por mim a pensar nela... Não a questiono, porque sei que é o que faz sentido, é o que eu quero, até porque vou fazer 38 anos e não quero ter mais filhos, mas é uma decisão irreversível... E o que é definitivo pode sempre assustar um bocadinho, não é? Até porque a vida dá tantas voltas... Mas é a melhor decisão, está tomada e acredito que não me vou arrepender depois. 

4 comentários:

  1. o Médico também me fez a conversa da laqueação se por acaso o parto á ultima hora tiver que ser cesariana. Se quiser fazer terei que deixar já os papais assinados. Também reconheço a lógica mas custa-me aceitar a parte definitiva da laqueação. Tenho deixado andar, não quero ter que tomar essa decisão.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não quero de todo que me interpretes mal , nem tão pouco fazer-te mudar de opinião mas vou contar-te um bocadinho da minha história . Tenho 2 filhos e quando o mais novo nasceu dizia de boca cheia que não voltaria a ter mais filhos . O ano passado fui operada porque estava a desenvolver o que viria a ser um cancro do colo do utero , felizmente foi descoberto a tempo e só tive que remover uma parte do colo do utero mas fiquei com adenomiose. Hoje a mulher que garantia não querer mais filhos só queria mais uma oportunidade , não sei se o fruto proibido é o mais apetecido mas o que é certo é que as nossas opiniões mudam . Seja como for , faz o melhor para ti e para a tua familia , claro :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu laqueei por opção, nós temos 3 filhos e não queremos "mesmo" ter mais filhos. A princípio era algo que de certa forma me entrestecia mas foi a mrlhor opção para nós.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu não fiz a laqueação na última cesariana porque não queria, queria ter mais filhos. Queria ter 4. Depois o tempo passou, problemas de saúde surgiram e, agora, com 42 anos, o problema está ultrapassado.

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!