Avançar para o conteúdo principal

O difícil adeus à chucha

O meu filho mais velho sempre quis ser crescido. Aí de quem o chame de bebé que responde logo com um já tenho 3 anos! Deixou a fralda num só dia antes dos dois anos e meio, não usa babetes há séculos, usa garfo e faca e pratos como os nossos. Desenrascado como tudo, mas tinha um grande amor de bebé: a chucha. Ou melhor, as chuchas. Eram 3 no passado, mas ultimamente só duas. Um vício, um conforto. Na creche há um ano que já não usava nem tinha, mas para dormir em casa continuava a não querer deixar: eu gosto tanto das minhas chuchas, mãe. Tentou duas vezes sem sucesso e eu não insisti. Ia falando no assunto, mas sem criar grande pressão. Até porque há 5 meses e meio nasceu o mano e achei que não era boa altura. Mas estava prometido um beyblade, mas ele dizia sempre: outro dia, mãe. Mas hoje de manhã decidi nova táctica e disse-lhe que lhe ia comprar um beyblade, que ia ficar em casa para ele ver até deitar a chucha fora.  Disse logo que sim e que já era crescido. Quando o fui buscar perguntou se tinha comprado o beyblade e ficou num excitamento. Em casa viu a embalagem e pode tocar. E não era um beyblade qualquer. Era um beyblade dos dinofroz, um desenhos animados que ele adora! Uma loucura! Combinámos que depois da primeira noite sem chucha receberia o beyblade, mas teria de deitar fora as chuchas. Vou cortá-las com a minha tesoura. E assim fez, dando um grito de guerra: eu tenho bravura!!! Disse que ia ter saudades das chuchas, mas deitou-as fora já decapitadas. Isto foi há 2 horas. E 2 horas foi o que ele demorou a adormecer. Um nervoso. O coração a bater depressa. Saltava da cama e ia à casa de banho. Dava pinotes na cama. Chamava por mim. Pedia mimo, dizendo que já era crescido... Uma dualidade, coitadinho. Quer e sabe que já é um menino grande, mas ainda é pequenino. Ajudei-o a acalmar. E reparei no dedo indicador na boca. E uma onda enorme de amor encheu-me um peito. Hoje é uma noite difícil para ele. É uma noite de teste. É uma noite de mudança, de uma mudança que ele quer que aconteça. Mas é uma noite difícil e de ansiedade. E agora vou lá ver se ele já dorme e dar-lhe mais um beijo. Porque como ele disse, o meu filho tem bravura!! E foi um acto de bravura destruir uma coisa tão preciosa. Espero do fundo do coração que ele ultrapasse rapidamente esta fase e olhe para a chucha como algo do passado. Boa noite, filho lindo do meu coração.

Comentários

  1. Uau, que crescido, que corajoso!
    O meu, há uns seis meses mais ou menos, num acesso de raiva atirou com a chucha quando foi à procura dela já não a encontrou... A coisa também estava difícil e nós também não insistíamos, mas depois aproveitámos aquele momento, e como foi ele que a a atirou nunca reclamou e hoje já nem se lembra.
    Mas uma coisa assim consciente e a requerer um esforço desses é fantástico. Parabéns!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque