27 de maio de 2016

Organizar o lanche de aniversário dos filhos

Tive mais do que um pedido de ajuda a propósito dos lanches para as festas de aniversário dos nossos filhos. Como organizar, escolher e calcular as quantidades? Ao longo destes anos tenho vindo a aprimorar a coisa e cada vez acerto mais nas doses e nas quantidades. 
Regra número 1: As crianças comem pouco, quem come mais são os adultos que ficam presentes, sejam familiares e amigos nossos ou os pais dos amigos.
Regra número 2: Pipocas e batatas fritas são sempre das coisas mais apetecíveis, mas nunca compro doses exageradas. Coloco em pequenas taças e vou repondo à medida que terminam. Geralmente 3 pacotes de cada dá, mas isto depende da idade do aniversariante.
Regra número 3: Além dos sumos - geralmente compro Ice Tea e Luso Frutas de Frutos vermelhos - compro sempre um pack de águas de 1,5 litros. Depois de correrem, brincarem e saltarem sabe-lhes muito bem beber água. 
Regra número 4: Nunca faço muitas sandes. Geralmente faço um pacote de pão brioche de fiambre e outro de queijo. Faço as sandes e arrumo outra vez nos pacotes para transportar para a festa. Lá, corto cada sandes em 4 porque geralmente os miúdos servem-se, dão duas dentadas e já está. E assim há menos desperdício. Mais uma vez, coloco pequenas quantidades e vou repondo. Até porque se sobrar ainda dentro da embalagem não se estragam e mais tarde acabam na tostadeira!
Regra número 5: Faço sempre uma quiche ou uma empada grande para os adultos.
Regra número 6: Faço sempre 2 doses desta receita de salame de chocolate.
Regra número 7: Faço gelatinas em copos pequeninos. Faço por regra 2 sabores. Uma saqueta de cada sabor, porque se as gelatinas não se comerem e estiver calor derretem e estragam.
Regra número 8: Na mesa espalho sempre caixinhas de mini smarties, que eles adoram.
Regra número 9: Tenho sempre umas taças pequenas com gomas.
Regra número 10: Encomendo cerca de 20 donuts no Lidl (zona da padaria, os donuts preferidos cá de casa).
Regra número 11: Peço um bolo com cerca de 1,5kg/ 2kg para não haver desperdício!

Os miúdos querem é brincar! Por isso, pouca comida e ir repondo. Eu detesto deitar comida fora e por isso evito fazer comida para 200 pessoas! Nunca faltou comida, mas também não venho com comida de volta. 

Podem ver alguns lanches e sugestões de festas aqui, aqui , aqui, aqui e aqui.
Se espreitarem os links podem ver que fui alterando e adaptando algumas coisas, que uma vez tenho mini salgados e que das outras faço uma bola de carne... Vai variando consoante a festa e a minha vontade do momento. Para mim o importante é preparar e organizar as coisas com antecedência e garantir que os meus filhos têm o dia com que sonharam!! Afinal, esse é o dia deles, o dia mais desejado do ano!! 

1 comentário:

  1. Muito obrigada e um beijinho Carolina

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!