Avançar para o conteúdo principal

"Empresas obrigam mulheres a garantir que não vão engravidar durante cinco anos"

Li este artigo do Público sobre a maternidade e a paternidade em Portugal. Soa-me tudo a conversa fiada. Os números da natalidade são desastrosos e as estatísticas apontam para uma diminuição dos nascimentos nos próximos anos. A mim, dispensaram-me quando entrei de baixa por gravidez de alto risco, depois de no espaço de um ano ter sofrido dois abortos. Muitos nervos e a incerteza (desemprego) do futuro. E o medo que está situação de nervos e ansiedade me provocasse um novo aborto. Decidi que não me podia enervar. A prioridade era aquele bebé que crescia dentro de mim. Ia descansar e fazer tudo para que ele não fosse afectado por aquela maldade que me estavam a fazer. Depois, resolvi não ficar calada. Processei a empresa. Ganhei. Fi-lo por mim, mas por todas as mulheres que são vítimas de descriminação. Que são afastadas porque são mães, porque têm uma gravidez de alto risco ou porque precisam de ir com os filhos ao médico. Esta não foi uma decisão fácil. Pensei em não me chatear, até para não passar stress para aquele bebé tão desejado que crescia dentro de mim, Tive a sorte de ter um amigo advogado que tratou do processo todo e me representou de forma muito digna, avisando-me logo que ele é que trataria de tudo. É preciso que quem descrimina se sinta mal com isso, se sinta envergonhado e seja obrigado a pedir desculpas e a reconhecer que errou. Eu estava de repouso, gerindo a gravidez de alto risco com um filho de 2 anos e meio que precisava de colo, de mimo, de muita mãe. A baixa por alto risco acabou, o meu bebé estava em segurança, chegou o subsidio de desemprego e todo o tempo do mundo para ser mãe do meu filho mais velho, mulher, dona de casa e preparar a chegada do bebé. O processo ia decorrendo entre os advogados. E eu tinha tempo para mim e para os meus, como nunca tinha tido. Apresentava-me grávida no centro de emprego. Pensava sobre o futuro incerto, mas tinha a sorte de ter um marido empregado e uma situação financeira que nos permitia não ter medo e aproveitar o tempo para preparar a chegada do Baby com toda a calma. Nunca o filho mais velho tinha tido tanta mãe.  Era dos primeiros a sair da escola e eu era uma mãe com tempo, paciência e disponibilidade. Foi uma fase boa, provocada por uma situação muito má e muito injusta. Eu tinha estado sempre lá para a empresa. Só parei 3 meses quando nasceu o meu filho mais velho e trabalhei sempre vestindo a camisola. Qual foi a paga: a tua gravidez e uma baixa de algo rico não dão jeito!! 

Comentários

  1. Infelizmente não temos todas amigos advogados que nos dêem uma mãozinha, e é pena. Infelizmente também as mulheres como chefias são mais crueis que a generalidade dos homens.
    Bjos

    Maggie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que tive sorte de ter um amigo advogado que me ajudou. Se não tivesse, talvez não tivesse tido a força de seguir com o processo. É desgastante. Foi uma gravidez de baixa de alto risco sempre a pensar no processo, a rever depoimentos, a juntar documentação... O processo arrastou, o meu filho nasceu, eles não quiseram chegar a acordo, fomos a tribunal já o meu bebé tinha 9 meses. Foi um desgaste!

      Eliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque