Síndrome mão-pé-boca

A noite foi má com a Francisca com febre e muito, muito chorosa. Percebia-se que ela estava com dores. Não comeu de manhã nem quis o leite e não hesitei. Fui com ela à urgência, desconfiando que a Francisca podia ter apanhado na creche uma virose muito chata, chamada síndrome mão-pé-boca. E confirmou-se, quando lá cheguei a boca dela já estava cheia de aftas... 

E para quem não sabe, o que é isto da Síndrome mão-pé-boca... "É uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus coxsackie, mais frequente em crianças, principalmente abaixo dos 5 anos de idade, embora também possa afetar os adultos. Geralmente, os sintomas da síndrome mão-pé-boca só surgem após 3 a 7 dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após 2 dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar. O tratamento da síndrome mão-pé-boca deve ser orientado pelo pediatra ou clínico geral e pode ser feito com remédios para a febre, anti-inflamatórios, remédios para a coceira e pomadas para as aftas, de forma a aliviar os sintomas. O contágio da síndrome mão-pé-boca ocorre através da tosse, espirros e saliva, do contato direto com bolhas que tenham estourado ou fezes infectadas, principalmente durante os primeiros 7 dias da doença, sendo que mesmo após a recuperação, o vírus ainda pode ser transmitido através das fezes durante cerca de 4 semanas.

O tratamento da síndrome mão-pé-boca deve ser orientado pelo pediatra ou clínico geral e pode ser feio com remédios para a febre, como o Paracetamol, anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, remédios para a coceira, como anti-hiatamínicos, gel para as aftas,  ou lidocaína, por exemplo.
O tratamento dura cerca de 7 dias e é importante que a criança não vá à escola ou à creche durante este período para não contaminar outras crianças. 
Os sintomas da síndrome mão-pé-boca, geralmente, aparecem depois de 3 a 7 dias após a infecção pelo vírus e incluem:
  • Febre acima dos 38ºC;
  • Dor de garganta;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Aparecimento de aftas na boca e bolhas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima 1 ou 2 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.
O diagnóstico da síndrome mão-pé-boca pode ser feito pelo aparecimento das aftas e bolhas nas mãos e pés da criança." Informação retirada daqui.
É esperar que passe e dar muito colo e muito mimo! 

Comentários