21 de novembro de 2016

Dia Nacional da Spina Bífida

"Ah, mas são verdes!" 


É a nova campanha da ASBIHP que pretende alertar para a importância do ácido fólico durante a gravidez! 

 
E porque é que é o ácido fólico é tão importante e deve ser tomado por todas as grávidas?
"Os Defeitos do Tubo Neural, entre os quais a Spina Bífida, afectam cerca de 500,000 nascimentos por ano, excluindo as gravidezes que não chegam a termo.
Em 1991 descobriu-se que o ácido fólico contribui para a redução dos defeitos do tubo neural em cerca de 72%, desde que tomado nas doses diárias recomendadas pelo médico antes da mulher engravidar e nos primeiros meses de gestação.
Os defeitos do tubo neural, entre os quais a Spina Bífida, ocorrem nos primeiros 28 dias de gestação, antes da maioria das mulheres saber que está grávida.
Para o ácido fólico ser eficiente na prevenção da Spina Bífida a maioria das mulheres tem que ter reservas desta vitamina antes da concepção e durante essas primeiras semanas de gestação.
Na maioria dos países cerca de 50% das gravidezes não são planeadas. Quando estas mulheres descobrem que estão grávidas é demasiado tarde para prevenir a Spina Bífida nos seus bebés.
Uma alimentação consciente e rica em folatos é muito importante. Mas o suplemento é fundamental para a prevenção dos defeitos do tubo neural, entre os quais a Spina Bífida.
Se está a pensar engravidar informe-se junto do seu médico de família."

Penso que com uma campanha tão forte e tão falada ninguém vai ficar indiferente! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!