29 de setembro de 2014

ISR Portugal

Estão de novo aí os cursos da Infant Swimming Resource dados pela instrutora Estela Florindo. Ainda não é este ano que consigo organizar os meus horários para proporcionar esta formação aos meus filhos, mas não queria deixar de partilha convosco as informações. Quem me segue há mais tempo sabe que há um ano e pouco consegui que o mais velho fizesse uma semana com a Estela e foi impressionante o que ele aprendeu em poucos dias. Mais uma vez por questões de horários não consegui que ele concluísse o curso, mas é um desejo que eu tenho, uma vez que acho muito importante.



A ISR é uma organização reconhecida nos EUA, que ensina natação de auto-salvamento para crianças de 6 meses a 6 anos. Por favor vejam o site premiado em www.infantswim.com. A principal missão da ISR é evitar afogamentos em crianças desde os 6 meses até aos 6 anos através da educação dos pais, profissionais da área, médicos e a comunidade sobre a necessidade de prevenção de afogamento e segurança. O afogamento é uma das principais causas de morte e incapacidade a nível mundial. Em Portugal, os afogamentos também atingem significativamente crianças de 1 a 4 anos. Esta é a principal causa da morte acidental entre crianças desta faixa etária. Entre zero e 14 anos, os afogamentos são a segunda maior causa, perdendo para acidentes de trânsito. 
A técnica em segurança ISR ensina crianças dos 6 meses aos 6 anos competências específicas que lhes permitem salvar suas próprias vidas.

O que as crianças aprendem? Crianças dos 6 meses ao 1 ano aprendem a rodar a partir de uma posição de face para baixo na água para uma posição de flutuar. O bebé vai ser ensinado a descansar e respirar de costas para a água, a flutuar, até chegar ajuda.

Crianças entre 1 e 6 anos vão aprender uma sequência de natação de nadar-flutuar-nadar. Estas crianças vão ser ensinadas a nadar de bruços com os braços e as pernas; rodar sobre as suas costas para flutuar, descansar e respirar quando precisarem de ar, e então virar para o seu estômago para continuar a nadar até que cheguem a um ponto de segurança. Esta sequência de natação de nadar-boiar-nadar pode ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias para alcançar a segurança. Os alunos são ensinados a usar essas habilidades para nadar até uma parede, por etapas, ou se tal não for possível, pelo menos chegar a um ponto de segurança para utilizar um apoio que lhes permita voltar, descansando e respirando.

Os instrutores da ISR completaram já mais de 7 milhões de aulas seguras e eficazes e ensinaram já mais de 200 000 crianças. Cada instrutor é altamente treinado e certificado no programa Infant Swimming Resource. A formação de instrutor da ISR inclui uma formação com supervisão em água, mais uma componente teórica com aulas em matérias como a psicologia infantil, fisiologia e ciências comportamentais. Além disso, cada instrutor ISR deve fazer um refrescamento de dois em dois anos para manter a sua filiação com o programa, o que inclui a manutenção da certificação de Primeiros Socorros. Todas as crianças que se registam no programa passam por um processo de registo online detalhado, incluindo uma revisão do histórico de saúde de cada criança, sendo a equipa da ISR altamente treinada na avaliação para garantir a participação segura de cada aluno no seu programa.


Na nossa opinião, a “American Academy of Pediatrics” (AAP) concluiu, e muito bem, que quando uma criança começa as aulas, elas devem ser individuais. É importante lembrar que as aulas da ISR não são “aulas de natação” tradicionais. O seu filho não vai aprender a nadar bruços, nem aprender a virar a cabeça para o lado para respirar, porque, como a AAP afirma, as crianças não estão geralmente preparadas para aprender estas técnicas até aos quarto anos de idade. O que o seu filho vai aprender, contudo, são técnicas de sobrevivência em meio aquático: a capacidade de rolar sobre o seu corpo para respirar e permanecer a flutuar, e se tiver mais que um ano, continuar o processo de nadar e flutuar sobre as costas até conseguir atingir um ponto para sair da água. E, o mais importante de tudo, o seu filho aprenderá estas capacidades com uma Instrutora bem treinada, usando princípios que foram pesquisados, provados e testados durante mais de 40 anos. 

As aulas serão dadas individualmente e diariamente de Segunda a Sexta, com a duração de 10 minutos cada uma.

O tempo médio de aprendizagem (varia de criança para criança) é de 6 a 8 semanas, variando de acordo com a resposta de cada criança.


Estela Florindo

Instrutora Certificada ISR
TM: 91 616 82 70
e.florindo@infantswim.com
www.isrportugal.com
No Facebook: ISR Portugal Estela Florindo
YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=LGFgMWlAaTU

Mais vídeos dos Alunos da Estela Florindo:








Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!