1 de agosto de 2013

As crianças, o trabalho e o mês de Agosto

Não sou grande fã do mês de Agosto, que hoje começa. Este ano até estamos bem a banhos no Algarve, mas o meu marido já me avisou que por estes dias esta terra vai virar loucura! Já está bastante composta de gente, mas parece que daqui ao fim do mês é só a piorar e são filas para o pão, para o multibanco, no supermercado e em todo o lado.
 
É a primeira vez que estou de férias, neste caso de licença de maternidade, em Agosto. Eu e o meu marido sempre fomos fãs de férias em Julho e em Setembro... Ou umas escapadelas em Dezembro para outros verões. Mas desde que fomos pais que temos um problema em Agosto porque a creche dos nossos filhos está fechada (digo nossos porque o Afonso também já está inscrito) e é preciso muita imaginação para este mês. Um ano o mais velho ficou com a minha mãe, noutro ano foi para a escola onde andava um filho de uma amiga, no ano passado ficou com a nossa empregada e este ano está comigo. Ainda ficamos cá em baixo mais uns tempos, (só o maridão vai trabalhar), mas depois há que dar lugar a outros cunhados e filhos (partilhamos todos uma casa de família e temos um calendário porque o meu marido tem 7 irmãos e todos gostam de vir, pelo menos, 2 semanas no verão) e temos de regressar a Lisboa.
 
Ainda vamos estar 3 semanas de Agosto em Lisboa e já ando a ver actividades para o mais velho. Claro que havemos de passar uns dias em casa. Quando chegarmos ele há-de estar cheio de saudades do seu espaço e das suas coisas, mas depois há que aproveitar o resto do tempo. E como eu tenho o Afonso ainda muito pequenino já ando a estudar opções giras para o mais velho.
 
Há quem se queixe e não compreenda as creches que fecham em Agosto, mas eu compreendo e acho que todos (educadoras, auxiliares e crianças) precisam desta pausa. Precisam de ganhar saudades do espaço e dos amigos para recomeçarem de novo e com entusiasmo em Setembro. Quem não tem mesmo alternativas para deixar os filhos tem de ponderar uma creche que esteja aberta neste mês, mas com imaginação e planeamento antecipado é possível arranjar soluções. E, desta forma, o regressso é Setembro é um recomeço! Com tudo de bom e de novo que os recomeços trazem.
 
Mas, por agora, há que aproveitar o verão e as férias...

1 comentário:

  1. são pessoas normais, que trabalham durante o ano, acho muito bem que tirem férias em Agosto!

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!