3 de dezembro de 2015

Ginástica pré parto e exercícios especiais para ajudar a Francisca a dar a volta

Hoje na aula de ginástica falei com a minha professora sobre o facto da Francisca se ter sentado e, durante a aula, fiz alguns exercícios que podem ajudar a Francisca a mudar de posição e dar a volta, ficando de cabeça para baixo, como era de esperar. Mas sem stress nem grandes pressões. Vou fazer alguns "exercícios" que podem ajudar, tais como: Exercite as ancas quando estiver ajoelhada duas ou três vezes por dia, cinco minutos de cada vez. Yates, professora de Shiatsu, recomenda gatinhar porque, além de encorajar a posição occipital anterior (OFP), é um bom exercício para os músculos abdominais e das costas. Além de gatinhar para a frente e para trás, sugere que se espreguice como um gato. «Pela minha experiência, se a mulher adoptar a posição de quatro desde o início da gravidez e se trabalhar estes exercícios, se o bebé estiver na posição posterior dará a volta em 99 por cento dos casos». Yates recomenda ainda às mães com bebés transversais para adoptarem estas posições e, assegura que na maioria dos casos o bebé muda de posição. Vai ser um sucesso andar a brincar com os meus filhos, a gatinhar! Não sei se a Francisca vai virar ou não, mas nós vamos-nos divertir com certeza! E se ela entretanto virar, vira, se não quiser virar e quiser continuar sentada faremos o que é recomendado nestes casos e que é uma cesariana. Encaro isto como uma nova experiência. Uma semana de cada vez, sem stress e tranquila. A única questão é que se ela até à última não der a volta e tiver mesmo de ser cesariana vai nascer no público (já falei com o médico de família que me vai referenciar para o hospital) porque tenho óptimas referências do HSFX e porque apesar de ter seguro o plafond de parto não chega nem para pagar metade do valor da cesariana, e isso já acho um abuso. E será também uma experiência diferente porque os outros dois nasceram no privado. Para já, o importante é que ela está bem e precisa de engordar um bocadinho, e é nisso que me vou concentrar. 

4 comentários:

  1. Bons exercícios!!! Informe-se dos preços da cesariana na Clínica de Santo António na Reboleira. Sei que os preços são mais acessiveis do que nos outros hospitais e clinicas privadas e posso dizer, pela minha experiência (tive lá os meus dois filhos de cesariana) que me senti em casa. As condições são ótimas e têm unidade de neonatologia também... Desculpe a intromissão.
    Um beijinho e que continue tudo a correr bem!!

    ResponderEliminar
  2. Não é intromissão nenhuma, mas ou tenho com a minha médica no privado onde ela trabalha ou se não for com ela, que é quem me tem acompanhado e seguido, prefiro ir para o público, onde também tenho óptimas referências e onde pago zero. Mas obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. Olá, por aqui também vamos ter uma Francisca e também está sentada. Está nesta posição há muito tempo e não me parece que queira mudar, mas não custa tentar uns exercícios. Estou de 35 semanas e n meu caso será a terceira menina, as outras 2 foram de parto normal e bastante rápido, mas esta também me quer levar para experiências novas, já me ando a mentalizar. Beijnhos e descansa o máximo

    ResponderEliminar
  4. Antes da cesariana, poderão tentar a versão cefálica externa. Normalmente, é feita depois das 37 semanas
    https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0042015-de-19012015-pdf.aspx

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!