Avançar para o conteúdo principal

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Obesidade!!

Comer legumes para aumentar os super poderes” é o tema do ano desta 7ª edição do projecto «Heróis da Fruta» e tem como principal meta “motivar as crianças a ingerir legumes na quantidade diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde, ou seja, pelo menos duas porções”, refere Mário Silva, presidente e fundador da APCOI acrescentando ainda que “dadas as impressionantes estatísticas de sucesso obtidas nos anos letivos anteriores em relação ao aumento do consumo de fruta nas crianças participantes, será muito interessante estender estes resultados positivos aos legumes e conseguir pôr as crianças em Portugal a comer mais saladas e vegetais no prato, ao almoço e ao jantar, todos os dias”.
"Heróis da Fruta" combatem obesidade nas escolas portuguesas

A APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil) convida todos os professores e educadores para inscreverem as suas turmas através do site oficial www.heroisdafruta.com ou pelo telefone 210961868 até ao final desta semana

100 escolas com melhores resultados serão premiadas
50 escolas serão visitadas por nutricionistas
7 escolas vencedoras vão receber “super festa” com mascotes ao vivo




«Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» que é a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde do país e pretende mobilizar toda a população portuguesa através das escolas, para a importância de prevenir a obesidade e o excesso de peso que afecta 28,5% das crianças portuguesas.
 
Depois de fazer a inscrição, sem qualquer custo em www.heroisdafruta.com, a escola recebe acesso aos materiais pedagógicos de que necessita para implementar o projecto nas suas turmas. “Trata-se de um modelo chave-na-mão que qualquer estabelecimento de ensino público ou privado poderá colocar em prática de uma maneira simples, eficaz e gratuita”, referiu Mário Silva.
 
A primeira etapa do projeto decorre de 17 de Outubro de 2017 a 19 de Janeiro 2018 e propõe às escolas participantes a realização de cinco tarefas entre as quais o «Hino dos Heróis da Fruta», na qual as turmas terão de inventar uma letra inspirada no tema do ano e gravar um vídeo criativo com os alunos a cantar. O Júri composto por músicos e vários artistas nacionais elege como vencedores os cinco mais criativos, mas este ano para aumentar o envolvimento dos encarregados de educação no projeto, o público também terá um papel decisivo na escolha de dois vencedores adicionais: o hino mais votado e o hino mais partilhado.
 
Mudanças nos hábitos dos alunos participantes na edição anterior do projeto «Heróis da Fruta»:
A equipa de investigadores da APCOI, analisou os efeitos da implementação da edição anterior dnas alterações de hábitos alimentares dos alunos participantes. Comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projecto «Heróis da Fruta» observou-se que globalmente 41,9% das crianças aumentou o seu consumo diário de fruta.
 
Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projecto «Heróis da Fruta», tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%.

As inscrições estão abertas para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares, ATL’s, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita no site oficial do projecto ou do telefone 210961868 até 13 de Outubro de 2017.

Eu já partilhei esta informação com a escola dos meus filhos? E vocês?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m