Avançar para o conteúdo principal

O sonho de qualquer mãe!

Mais umas dicas maravilhosas da Mum's The Boss!

Sair de casa com calma, zen e sem birras em 8 pontos fundamentais.

Estas dicas foram testadas e comprovadas pelas pessoas que fizeram sessões decoaching e formação comigo. Este é um apanhado, em forma de resumo. Espero que te seja tão útil quanto tem sido para todas as famílias que as têm usado:
1. Deitar cedoParece elementar mas não é tão simples de acontecer quanto isso. Os miúdos, mesmo os que já são grandes, precisam de dormir e quanto mais cedo forem para a cama, melhor. Primeiro, porque o cérebro precisa de 'fechar' e processar toda a info. Segundo, porque também precisa de descansar. Terceiro por causa do crescimento e todas as conexões e cenas que acontecem - cenas boas - durante o sono. Finalmente, porque tu também precisas que eles se deitem para descansares ou tratares de outras coisas :)

2. Acordar cedo - tuAcorda antes deles. Faz uma diferença gigantesca. Estas são as vantagens que tens em acordar cedo. E estando pronta [completamente pronta a sair - com os sapatos calçados] vai acordá-los. Naquele momento só te vais focar neles. Não fazes mais nada a não ser estar com eles - é aqui que está a diferença - não os deixas por mãos alheias ou antes, não os deixas a andar à solta.

3. Prepara tudo no dia anteriorToma banho no dia anterior. Se não der, acorda ainda mais cedo. Deixa tudo, mas tudo o que podes deixar pronto. Como a mesa do pequeno almoço, mala, mochilas, sapatos, roupas [deles e minha] lanches, pasta do computador, chaves, ... já pronto. Eu chego ao cúmulo, volta e meia, de preparar tudo e colocar as coisas no carro. Ah! E tenho sempre toalhetes no carro, caso repare que vão com bigodes de leite.

4. Acorda cedo - elesSim, acorda-os mais cedo. Faz uma diferença gigantesca. Está com eles nos miminhos, dá-lhes tempo de mandarem vir, que não querem sair da cama. Dá-lhes o gosto de ficarem mais 5 minutos na cama. Enquanto isso podes aproveitar e dar um arranjo à casa, se te apetecer. Eu tenho de fazer a cama - coisa que passou a ser obrigatória na minha vida e que, de facto, dá um boost à arrumação da minha casa.

5. Usa uma cartolinae coloca imagens e mensagens (se souberem ler) das tarefas da manhã. Assim não tens de te chatear - está lá e é o quadro que manda. Não tens de estar sempre a fazer de má da fita - manda-os consultar o quadro. É também uma excelente forma de responsabilização. Este é um passo para a emancipação e para deixares de ter de picar o ponto 2 desta lista.

6. Veste-os primeiro e só depois dás de comer Testado e aprovado! Coloca uma bata, babete ou guardanapo se tiveres receio que se sujem mas esta é a ordem que funciona.Terminaram o pequeno-almoço? Leva-os para o quarto de banho para lavarem dentes, cara, mãos, etc. Depois, tudo para a entrada de casa para calçarem os sapatos, colocarem os casacos e as mochilas às costas. 

7. O que falta?Pensa alto e pensa com eles: 'O que é que falta?' Habitua-os a pensarem assim antes de saírem de casa. Daqui a uns tempos vais ver que te é super útil.Se precisas de fazer alguma coisa, deixa-os ficar à porta de casa, sentados em cima do tapete com as perninhas à chinês e vai fazer o que tens de fazer. Normalmente eu vou arrumar a mesa do pequeno-almoço mas, no meu caso, e com um bebé, as perninhas à chinês não funcionam. Vale-me o tabuleiro e a mecânica toda que já tenho.

8. Vira o disco e toca o mesmo, na manhã seguinteFazes isto tudo e garanto-te que sais de casa em paz e até chegas adiantada ao trabalho. Não há um único ponto que eu retiraria mas o mais importante parece-me ser, sem dúvida, o número 2. Sorry... :) Quando é que isto não funciona? Quando os vais acordar de pijama!Imprime isto e coloca num sítio visível. Partilha e depois conta-me como foi!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque