28 de fevereiro de 2014

Férias do Carnaval, mas quais férias?!

Desde que o governo deixou de dar a terça feira de Carnaval a escola dos meus filhos deixou de fechar nesse dia e está aberta (a meio gás porque há sempre quem tire férias nesta altura) para receber os meninos cujos dois pais trabalhem e não tenham com quem os deixar. E para mim isto é o que faz sentido. 

Penso que foi há 2 ou 3 anos, em vésperas de Carnaval, que o governo anunciou que esse ano (ou melhor, uns dias depois) não ia haver tolerância na terça de Carnaval a escola deles enviou logo uma circular para descansar os pais, dizendo que ao haver esta alteração havia também alteração no funcionamento da escola. E eu aplaudo de pé uma instituição que se diz ao serviço das famílias e que de facto está lá para nos ajudar. E fico irritada por tudo (ou quase tudo) o que é privado fechar. Ontem nem quis entrar em grande discussão com uma amiga, educadora dos 4 anos, num colégio de referência em Lisboa que falava das férias de Carnaval (segunda, terça e quarta) como um direito adquirido e que é assim e mais nada! E que todos os pais têm Carnaval (muitos que eu conheço não têm, o meu marido é um deles, mas enfim) e que elas (educadoras) precisam de descansar. Claro que toda a gente precisa de descansar, a educadora do meu filho também, mas se foi declarado que deixava de se dar o dia de Carnaval não deviam as escolas seguir o mesmo caminho? Até quando vamos continuar com férias escolares completamente desfasadas do número de dias das férias dos pais?! As escolas, creches, berçários e afins dos vossos filhos fecham? 

2 comentários:

  1. Olá!
    Concordo com o que disseste.
    Todos os anos tenho o mesmo problema, mesma quando o dia era dado como feriado, ainda tinha que suportar a 2ª e a 4ª feira sem escola. Salva-me os Avós que ficam com eles estes dias, caso contrário ou marcava férias, ou tinha que os trazer para o trabalho ou tinha que encontrar um ATL que pudesse ficar com eles.
    BJs

    ResponderEliminar
  2. A escola dos meus filhos, fechava dois dias por ano, a segunda-feira de carnaval e o dia 24 de dezembro. Agora, apenas fecha o 24 de dezembro.
    A segunda-feira e um dia normal, na terça e dia mais de brincadeira para quem precisa de deixar as crianças na escola. Eles perguntam atempadamente quem precisa de ir nesse dia.

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!