Avançar para o conteúdo principal

Os lanches da escola

Quando o meu filho mais velho entrou em Setembro para o 1º ano do 1º ciclo iniciámos uma nova fase cá em casa: os lanches da escola. Na altura optámos por enviar apenas de casa o lanche da manhã para o lanche da tarde ser fornecido pela escola, neste caso concreto pela junta de freguesia, que é quem assegura todas as refeições da escola. Achei que não só era mais prático para mim, como o pão estaria mais fresquinho se fosse entregue à tarde e não enfiado numa lancheira de manhã. Mas logo começaram os queixumes: que tem marmelada, que o queijo não é bom, que não gosta de iogurte de banana... Eu fui deixando andar para ver se ele se adaptava, mas não... E o lanche vinha quase sempre para casa, intacto. Decidimos então que eu mandava os dois lanches do dia. Era tão importante para ele, que eu acedi ao seu pedido. Duas lancheiras, um para o meio da manhã e outra com o lanche da tarde e muita criatividade! Para a pausa da manhã vai sempre um pão (escuro, de ou de sementes) com queijo, queijo creme, fiambre de aves, queijo fresco ou, muito raramente, manteiga... E acompanha com o leite escolar que é gratuito para todos os meninos ou com um iogurte que eu mando para variar do leite. Houve uma altura em que ele ainda pediu para levar sumos, ainda negociámos para ir uma vez por semana, mas depois pareceu-me um exagero e ele concordou, até porque a professora avalia os lanches (verde: saudável e vermelho: não saudável, de acordo com uma lista de alimentos que ela tem e que nos mostrou na reunião, e que foi elaborada com o centro de saúde) e quem leva sumo sabe que o seu lanche não é saudável... Claro que não tem mal em levar um sumo quando o rei faz anos, mas é importante que os miúdos ganhem consciência do que estão a comer, do que faz bem, do que só se deve comer em dias de festa... Para o lanche da tarde  envio sempre duas coisas destas coisas: iogurte, frutos secos naturais, uma peça de fruta inteira lavada ou uma caixinha com morangos, cerejas, pão escuro, palitos de cenoura, uma fatia de bolo caseiro feito por mim... Sei que não é muito variado, mas eu tento ir alternando e até agora ainda não tive quaisquer queixas... Compro o pão de véspera ou descongelo à noite, mas é sempre pão o mais natural possível e com o mínimo de aditivos. No verão vou ter de arranjar uma placa de gelo para a lancheira térmica para garantir que está tudo em perfeitas condições na hora do lanche. E muito importante, na mochila vai sempre uma garrafa de água.

Comentários

  1. Cá por casa é quase igual, mas o meu filho já se queixa que lhe mando pão para de manhã. Comecei a organizar com ele as refeições e fazemos o seguinte: manhã leva fruta, leite com chocolate (ele não gosta de outro), iogurte, pão de sementes com queijo ou fiambre. Para a tarde, ele costumava lanchar na escola, mas com o aparelho dentário agora por segurança quem manda sou eu: aqui mando as panquecas que ele gosta, a bebida que ele não quis de manhã e sempre fruta extra por causa da hora a que ele sai da escola / atl. Ele leva sempre água e vai enchendo o cantil.
    Ela de manhã leva sempre fruta, o lanche da tarde é o da escola, preferi comprar as senhas e leva sempre mais um iogurte ou leite caso eu chegue mais tarde.
    O leite escolar anda muito atrasado e quando chegar é para primeiro o escalão A, o sobrante para o B e o C não tem direito.
    Bhs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m