Avançar para o conteúdo principal

Ementa semanal

Aqui fica a ementa da semana passada. Pode ser que vos inspire para as vossas refeições. Por aqui, preparam-se as ementas aos sábados, antes de eu ir ao supermercado. E é mais simples partilhar convosco as ementas da semana anterior, pois já estão fechadinhas e houve aproveitamentos que vos podem dar ideias.

Segunda feira
Esparguete à bolonhesa no forno com queijo ralado
(A única diferença para o espargute à bolonhesa tradicional é que depois de misturar a massa com a carne, junto um natas, deito num pirex e vai ao forno coberto com queijo ralado) + salada de tomate

Terça feira
Bifes de Perú com puré de batata e batata doce

 Quarta feira
Lombinhos de pescada no forno com batatinhas, cebola, tomate e beringela

Quinta feira
 Frango partido aos pedaços assado no forno com legumes, neste caso beringela, courgete, cenoura, cogumelos frescos e cebolinhas. Tudo a assar no mesmo pirex apenas com azeite, sal e alho + arroz branco

Sexta feira
Empadão de carne
(Na segunda feira, a carne bolonhesa era em excesso e então a que não se utilizou para fazer o jantar foi congelada, e saiu depois para um empadão de carne)

Sábado
Massa com frango e legumes assados
O jantar de quinta feira transformou-se numa óptima massa com o frango desfiado e os legumes assados com um bocadinho de natas.

Domingo
Ovo na caneca (receita que o Maridao trouxe da casa materna. Cozer um ovo de modo a que ainda fique bastante líquido. Numa caneca partir uma fatia de pão torrado, partir uma fatia de fiambre e juntar um pouco de manteiga. Abrir uma tampinha no ovo e com uma colher de café retirar o ovo e juntar na caneca ao pão e ao fiambre. Envolver bem e deliciar-se. Para o Maridao faço dois ovos)

Bom apetite!!

Comentários

  1. :) Obrigada, a do ovo tenho de experimentar :) um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    O primeiro comentário que se me ocorre é: onde anda o peixe? 1 Vez na semana?? Não que eu tenha alguma coisa contra a carne... Mas em casa tento sempre alternar uma refeição de carne com uma de peixe. E os miúdos já estam acostumados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Comemos sempre peixe uma ou duas vezes por semana e alternamos com os dias em que eles comem peixe na escola. Nem é pelos miúdos, que comem peixe lindamente, é mais por hábito... Mas depois calha haver semanas em que abusamos mais do peixe, mas não é o comum. No verão, no Algarve, perto de um dos melhores mercados de peixe, comemos peixe fresquinho quase todos os dias. E agora lanço o desafio de me dar umas receitas práticas de peixe, pode ser? Obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque