12 de outubro de 2014

Ementa semanal

Aqui fica a ementa da semana passada. Pode ser que vos inspire para as vossas refeições. Por aqui, preparam-se as ementas aos sábados, antes de eu ir ao supermercado. E é mais simples partilhar convosco as ementas da semana anterior, pois já estão fechadinhas e houve aproveitamentos que vos podem dar ideias.

Segunda feira
Esparguete à bolonhesa no forno com queijo ralado
(A única diferença para o espargute à bolonhesa tradicional é que depois de misturar a massa com a carne, junto um natas, deito num pirex e vai ao forno coberto com queijo ralado) + salada de tomate

Terça feira
Bifes de Perú com puré de batata e batata doce

 Quarta feira
Lombinhos de pescada no forno com batatinhas, cebola, tomate e beringela

Quinta feira
 Frango partido aos pedaços assado no forno com legumes, neste caso beringela, courgete, cenoura, cogumelos frescos e cebolinhas. Tudo a assar no mesmo pirex apenas com azeite, sal e alho + arroz branco

Sexta feira
Empadão de carne
(Na segunda feira, a carne bolonhesa era em excesso e então a que não se utilizou para fazer o jantar foi congelada, e saiu depois para um empadão de carne)

Sábado
Massa com frango e legumes assados
O jantar de quinta feira transformou-se numa óptima massa com o frango desfiado e os legumes assados com um bocadinho de natas.

Domingo
Ovo na caneca (receita que o Maridao trouxe da casa materna. Cozer um ovo de modo a que ainda fique bastante líquido. Numa caneca partir uma fatia de pão torrado, partir uma fatia de fiambre e juntar um pouco de manteiga. Abrir uma tampinha no ovo e com uma colher de café retirar o ovo e juntar na caneca ao pão e ao fiambre. Envolver bem e deliciar-se. Para o Maridao faço dois ovos)

Bom apetite!!

3 comentários:

  1. :) Obrigada, a do ovo tenho de experimentar :) um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    O primeiro comentário que se me ocorre é: onde anda o peixe? 1 Vez na semana?? Não que eu tenha alguma coisa contra a carne... Mas em casa tento sempre alternar uma refeição de carne com uma de peixe. E os miúdos já estam acostumados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Comemos sempre peixe uma ou duas vezes por semana e alternamos com os dias em que eles comem peixe na escola. Nem é pelos miúdos, que comem peixe lindamente, é mais por hábito... Mas depois calha haver semanas em que abusamos mais do peixe, mas não é o comum. No verão, no Algarve, perto de um dos melhores mercados de peixe, comemos peixe fresquinho quase todos os dias. E agora lanço o desafio de me dar umas receitas práticas de peixe, pode ser? Obrigada!

      Eliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!