Avançar para o conteúdo principal

"Perigos no Prato"

Arrepiante o Linha da Frente que deu ontem na RTP 1 e que podem ver aqui. Eu ando já há bastante tempo muito atenta ao que comemos, ao que compro cá para casa. E como sou eu quem faz as compras é mais fácil, já que não entram alimentos proibidos, esses deixo-os para os aniversários que e ocasiões especiais, que mesmo assim já são bastantes. No dia a dia, andamos na linha. Processados nem vê-los, acho que já consegui acabar com as bolachas Maria na escolinha dos mais pequenos... "São só duas ou três, coitadinhos..." Todos os dias, minha gente! Faz muito mal. Cá em casa já controlo imenso o que compro, compro cada vez mais só frescos, a carne (quase sempre branca, mas de vez em quando comemos vaca e porco) é de um talho de muita confiança mesmo ao lado de casa, peixe congelado e de mar, selvagem, ovos e muitos produtos bio. Tenho seguido imensas receitas Paleo para ter ideias e ir inventado. Fico cada vez mais doida quando dão guloseimas aos meus filhos, deixo-os comer em festas, sem restrições, mas no dia a dia não entram. Quero que eles percebam a importância das escolhas saudáveis, da variedade... Estou também a reduzir o trigo, principalmente em mim, já que há cada vez mais estudos que indicam que o glúten não ajuda nada a quem tem endometriose, como podem ler aqui e aqui, como eu. Nada de fundamentalismos, nada de cortes radicais, mas ao descobrir novas farinhas, novas receita, novas utilizações de ingredientes estamos a diversificar. Tenho a sorte de adorar cozinhar, adorar experimentar receitas e ter tempo para as fazer, para preparar tudo. Organizo-me para não haver desperdício, para poupar e assim poder comprar biológico e com mais qualidade. Adoro os bio do Aldi e do Lidl. Deixo aqui a receita das novas panquecas que experimentei, não sobrou nem uma para a foto. Éramos 5 e ainda fiz duas para o mais velho levar para o lanche da escola.

Panquecas 
5 ovos
5 chávenas de polvilho doce
2 iogurtes gregos

Tudo triturado na Bimby, deitar na frigideira com um pouco de óleo de coco e ficaram absolutamente maravilhosas. E diferentes. Para mim, é na diversificação que está o ganho!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m