5 de janeiro de 2018

A ementa do jantar de aniversário

Gosto sempre de assinalar os anos no próprio dia do aniversário, mesmo que seja a dia de semana. Como a família é enorme convidámos apenas apenas os padrinhos e respectivos e filhos, a minha mãe e a minha avó, que infelizmente à noite a minha sogra já não pode sair da clínica onde vive. Como a madrinha é a irmã mais velha do maridão, uma super tia, super cunhada, super tudo, estavam os irmãos representados e bem! Fui eu que fiz tudo para o jantar, é uma forma de mimo. Mas simplifiquei e pensei numa ementa que fosse simples e deliciosa, e que agradasse ao aniversariante. Tinha intenção de tirar fotos, estava tudo muito bonito, mas na altura estava mais preocupada em estar, servir, festejar...

Entradas
  • Caldo de carne à antiga, feito pela avó e bivó
  • Ovos com farinheira: tirei a pele à farinheira (a minha avó traz-me sempre farinheiras maravilhosas da Sertã, eu congelo e quando é preciso é só usar), desfiz na frigideiras até ficar frita em pequenos pedaços, largando toda a gordura, e depois juntei 8 ovos e mexi, sem deixar passar do ponto.
  • Patê de Salmão: pirquei 100g de salmão fumado na bimby e depois envolvi numa taça com  uma embalagem de queijo creme. Usei o do Pingo Doce e ficou maravilhoso.
  • Queijo manchego (o preferido do menino dos anos), presunto e uvas
  • Pão e tostinhas
Prato principal
Lombinhos de porco recheados com ameixa / farinheira (furei os lombinhos com uma faca grande e afiada e nuns coloquei ameixas sem caroço e nos outros uma farinheira sem pele. Reguei com mel e sumo de laranja e ervas
Feijão preto, à brasileira: refogado de cebola picada e alho e junta-se o bacon. Depois deixa-se fritar bem o bacon e junta-se o feijão de lata e o molho que vem na lata. E depois fica mais de uma hora ao lume para o molho ficar grosso e cremoso. Vai-se mexendo para não queimar. E fica uma delícia!
Abacaxi 
Salada

Doces, trazidos pela super cunhada
Pavlova de morangos
Pudim de ovos
Flan

Sem comentários:

Publicar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!