24 de dezembro de 2016

Hoje a Francisca adormeceu ao colo...

... Como sempre fez enquanto mamava e adormeceu em menos de dois minutos, tranquila... Deitei-a a dormir. Ela estava exausta destas últimas noites. Não sou só eu que durmo mal, ela também tem dormido mal. Hoje adormeceu tranquila. Não houve lágrimas nem choro. Só o colo de sempre. E depois vim para a sala ler o livro da Constança Cordeiro Ferreira, Terapeuta dos bebés, e foi com alegria que li que ela não censura o colo, muito pelo contrário. É preciso encontrar o momento em que a Francisca estará pronta para ir acordada para a cama dela. Ainda não chegámos lá. E foi reconfortante ler que não estou sozinha nisto de me custar horrores deixar um bebé chorar. É anti natura. Eu concordo. A Francisca sempre foi um bebé fácil. Uma bebé deliciosa e sorridente. Passavam-se semanas em que não a ouvíamos chorar. Na creche sempre bem e risonha. O que aconteceu? Além de ter parado a amamentação poderá estar numa fase de adaptação. Eu quero muito que ela durma a noite toda, mas não vou repetir as tentativas de a deixar chorar uns minutos para ver se acalma e adormece. Até porque segundo a autora não está provado que é o colo que faz com que acordem à noite sem se conseguirem reconfortar para dormir. 

4 comentários:

  1. Apesar de, obviamente, cada um saber de si, nem sabes como fico feliz de ler isto. Acho que vais ter algum descanso, pelo menos mental!! Vais ver que ao ritmo dela as coisas vão lá! Beijinhos e feliz natal!!

    ResponderEliminar
  2. Para mim é impensável deixar um bebé chorar à noite para o habituar a dormir sozinho. A minha bebé de 21 meses sempre adormeceu ao colo até aos 12 meses, e agora adormece ao meu lado na cama agarrada a mim. Depois passo-a para a cama dela e ela dorme 12 horas seguidas. Não estou minimamente preocupada em ela adormecer sozinha. É tão bom o miminho da noite antes de dormir, para mim e para ela. Quando vir que está preparada e já não precisa de mim para adormecer, assim será. Beijinhos
    Diana G.

    ResponderEliminar
  3. Para mim também é impensavel deixar um bebé chorar até dormir mas como tinha uma com 14 meses e outra recem nascida não tive outro remédio, eu era só uma. Não foi por vontade propria que deixei a Maria berrar até se cansar e adormecer. Sou a favor do dar colo, apesar de os meus filhos terem sido e seja (o Manel), bebés muito fáceis de adormecer. Não tenho esse problema felizmente, durmo noites inteiras. Nunca me preocupei com o que os outros pensam, nisto da maternidade cada mãe sabe de si e se te sentes bem a dar colo, então isso nem tem discussão. É como tu entendes. Não será uma questão de stress? a bebé sentir-te ansiosa e stressada e por isso também não conseguir descansar? por exemplo, eu noto que se eu ficar irritada o Manuel também fica mais ansioso … Não é a única criança da casa, há sempre barulhos, a mãe ou o pai a ralhar, o que para ela podem fazer diferença … bjs

    ResponderEliminar
  4. Tão bom ler isto... Confesso que até me custou ler as descrições das noites e de como ela chorava... Cada bebé tem o seu ritmo, pode custar um pouco mais a nós mães, mas é muito melhor adormecer com sentimentos de amor, cuidado e segurança :)
    Natacha

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!