12 de março de 2019

Como é o inglês dos vossos filhos no 1º ciclo?

O Inglês do meu filho, que anda no 3º ano, é muito fraco, quase inexistente... E não é ele que é mau aluno, tem Muito Bom, é o nível que está muito baixo... Tem Inglês desde o primeiro ano, mas não sabe conversar, fazer uma frase... aprende assim um vocabulário solto, muito básico, ao nível do Jardim de Infância... Ontem pude voltar a comprovar isso. Recebemos ao jantar a nossa antiga Au Pair - podem ver a história aqui e aqui - e ela meteu-se com o Alexandre em Inglês e ele nada... Ainda bem que ela veio estudar este semestre para Portugal, Erasmus, 3º ano na Faculdade de Letras, como já era a ideia dela há 2 anos, quando veio para nossa casa, e espero que ela dê uma ajuda aqui no inglês do mais velho! Não fica connosco, está independente a partilhar casa com outra colega, mas diz que somos "a sua família portuguesa" e estão combinamos jantares semanais, programas em conjunto e férias! Os mais pequenos não se lembravam dela, nem lhe passaram cartão na altura, mas o mais velho sim, e falou muito dela ao longo destes dois anos, e estava sempre a pedir para ela voltar a passar férias connosco, já que tinha imenso jeito e fazia muitas brincadeiras com ele! 

3 comentários:

  1. O inglês das minhas era assim ao nível do inglês do teu filho, e andavam num instituto de inglês, mas confesso que não vi grandes progressos :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a mim não me apetece sobrecarregar com mais uma atividade... que vai pesar-lhe a ele no tempo e a nós na carteira, mas custa-me que não aprendam como deve ser na sala de aula!

      Eliminar
  2. Também tive essa experiência com a mais velha. Ela esteve na escola publica no 1º ciclo e veio muito mal preparada para o 2º ciclo, onde o inglês é muito mais exigente, principalmente ao nivel da escrita. Por questões logisticas no ano passado juntei as 3 num colégio e a do meio, que agora está no 2º ano tem um nível de exigência de inglês muito maior do que a mais velha teve no 4º ano. Até a mais pequena já tem inglês e além de adorar, aprende com uma facilidade brutal.
    Já se deu um passo em terem introduzido o inglês curricular no 3º ano, mas acho que tem de ser levado muito mais a sério
    Beijinhos,
    Cláudia

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!