21 de agosto de 2018

Venham os manuais gratuitos!

Este artigo do Público diz que Maioria das famílias vai dispensar manuais gratuitos -  Inquérito promovido pelo Observador Cetelem dá conta de uma reduzida adesão ao programa de manuais gratuitos, que este ano abrangerá todos os alunos do 1.º ao 6.º ano que estão no ensino público."

Porque razão? Eu tenho o mais velho a ir para o 3º ano e desde o 1º ano que tenho manuais gratuitos. Temos recebido sempre novos e estou a aguardar os vouchers para os ir levantar. E o agrupamento também nos reembolsa os cadernos de fichas. E a Junta de Freguesia dá o material escolar a todas as crianças do ensino público. Não só recebo tudo de bom grado, material novo, básico, de marcas boas, como  fiquei feliz com a notícia que a Câmara Municipal de Lisboa vai dar livros até ao 12º ano de escolaridade! Com 3 filhos isto é uma enorme poupança! Já temos tantos gastos, não temos abono de família nem outros apoios, que estes calham mesmo bem! 

Nem percebo porque é que se recusa livros gratuitos? Se são novos, e iguais... e se os nossos filhos, por andarem na escola pública, têm direito a eles.


2 comentários:

  1. Eu se tivesse as minhas no publico também não recusava!
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Pelo que li, quem se inscreve na plataforma pode receber livros novos ou usados. É aleatório, ninguém sabe o que lhe vai calhar. E como os livros no 1o ciclo ainda não são muitos nem muito caros, as pessias ainda conseguem comprar.
    Outro motivo será os pais não "confiarem" no manuseamento que os miúdos do 1o ciclo fazem dos livros. Como os livros têm de ser devolvidos no fim do ano, é um constrangimento que influencia a decisão de não pedir os gratuitos.
    Outro motivo poderá ser as férias e os pais deixarem tudo para a última da hora.

    ResponderEliminar

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!