Avançar para o conteúdo principal

Maternidade - Os conselhos, as dicas, os palpites e outros nervos

No ano passado participei num passatempo da Cocó na Fralda com uma carta para a mamã do hipopótamo pigmeu que tinha acabado de nascer. Ganhei bilhetes para o Zoo no dia da mãe e partilho a carta aqui com vocês porque o que escrevi à mamã do hipopótamo é o mesmo (adequado ao contexto de cada uma) que digo às minhas amigas quando se estreiam nas lides da maternidade! 

Querida mamã do hipopótamo pigmeu,
Antes de mais, muitos parabéns! E como já percebeste pelo título desta carta acabaste de deixar de ter um nome e passaste a ser mãe de… vai-te habituando, pois vai ser assim na creche, na primária e pela vida fora da tua cria…
Não há nada melhor no mundo que ser mãe, mas prepara-te que os primeiros tempos não são pêra doce. Para começar, todas as outras mamãs aí do zoo vão achar que sabem mais do que tu e vão ter sempre uma palavra, um grunhido, um urro ou uma opinião para te dar. As intenções e os sorrisos são os melhores, mas a verdade é que estarão todas prontas para te criticar. Impõe respeito e mostra-te uma verdadeira leoa com a tua cria. Ninguém melhor do que tu sabe o que é melhor para o teu filhote e segue o teu instinto. É que caso contrário dás em doida muito depressa e só te apetece fugir. E isso, os senhores do Zoo não te vão deixar, pois tens muitas visitas à tua espera (incluindo a da minha família), por isso, mantém-te calma e tranquila e disfruta da tua cria. Já que falei das visitas tenho de te dizer que elas são outro problema desta fase. Toda a gente quer ver a nossa cria. Se está bem, com quem é parecida, se mama bem e, acima de tudo, querem ver como é que nos saímos no papel de mães! Eu sei bem o que isso é. Já passei por isso. E tens sorte de não pedirem cafés e bolachinhas! Ah, pois é! Está uma mãe estafada com a sua cria e as visitas chegam, abancam e ainda esperam cafés e bolachinhas. E se o nosso filhote resolve chorar: “o teu filho tem fome, o teu leite é fraco ou, então, é porque não mamou o suficiente… E quanto é que pesa? Ah, tu é que continuas bem pesada. Cuidado que o excesso de peso não é bom” e por aí fora. As outras mães não fazem por mal, começo a achar que é mas forte que elas... O que salva estas tardes são as visitas das crianças. Não há criança nenhuma (ou quase nenhuma) que não se delicie com um bebé. Geralmente querem pegar ao colo, mas tu nisso tens sorte, pois tens uma barreira de segurança que não permite invasão de espaço. Muitas felicidades e aproveita bem o primeiro dia da mãe na companhia da tua cria, mas se passar muito depressa e quase não deres por ele, não te preocupes, pois todos os dias são dias da mãe. E mesmo quando estamos mais cansadas ou menos inspiradas seremos sempre as mães dos nossos bebés e isso é a melhor coisa do mundo, para eles e para nós.

Comentários

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m