Avançar para o conteúdo principal

Duas vidas

Quando eu em Setembro soube que estava grávida coincidiu com o dia em que tinha um jantar marcado com uma querida amiga. Encontrámos-nos no Chiado e, mesmo antes se nos sentarmos à mesa contámos uma à outra as novidades da nossa vida: eu estava grávida e ela tinha cancro da mama. Fizemos a descoberta na mesma semana. Caiu-me tudo. Não sei como conseguimos jantar, rir e estar divertidas. Eu estava com um nó no peito gigantesco. Desde Setembro até aqui a minha barriga cresceu e a minha amiga enfrentou a quimioterapia. Eu ganhei peso e fiquei super grávida e ela perdeu o cabelo. Mas estivemos mais presentes na vida uma da outra do que em qualquer outra altura. Eu e outro amigo nosso. Cinema e jantaradas têm sido uma constante. E brincamos. Havia uma altura em que as restrições alimentares dela eram quase como as minhas: nada de sushi nem legumes crus fora de casa!! E gozamos com a doença ao mesmo tempo que vemos a nossa amiga lutar com todas as suas forças!! Não deixou de trabalhar e apenas no dia a seguir à quimio fica a descansar, quimio essa que enfrentou com humor chegando a dizer que "teve ressacas piores e que enjooava mais em mar alto para ir mergulhar do que com o chuto da quimio". Mandou vir chapéus e turbantes lindos de Londres. Ela até prefere andar careca, e é assim que está em casa entre amigos, mas na rua as pessoas agarram-na e abordam-na e abraçam-na mostrando-se solidárias, mas ela prefere evitar estas demonstrações. Semelhantes à daquelas pessoas que se agarram a fazer festas nas barrigas das grávidas. Ontem, no final do cinema, marcávamos o próximo jantar. Ela disse que para a semana, a qualquer dia, lhe podem ligar a dizer para dar entrada no dia seguinte no IPO para remover a mama. O meu amigo brincou logo a perguntar se ela tinha a mala pronta!! E depois perguntaram pela minha mala da maternidade!! E a data do jantar vai ser difícil de conciliar. A minha amiga vai ser operada e depois pode ter de 15 dias a um mês de recuperação. E depois é a altura do meu Afonso nascer... E é assim que duas amigas têm vivido, a par e passo, dois momentos tão fortes das suas vidas. Enquanto eu espero a chegada de mais um filho e revivo a alegria, o amor e a vida na maternidade a minha amiga luta com todas as forcas contra um cancro, extremamente agressivo, para se manter agarrada à vida. 

Comentários

  1. Oh céus como digerir este post, se de um lado há imensa alegria, de outro a tristeza abunda... um beijinho grande minha querida para ambas que tudo corra bem!

    ResponderEliminar
  2. Vai correr bem!! É o mundo a equilibrar-se, por muito que custe, entre a alegria e a tristeza!! Só posso dizer que quanto mais optimismo houver, melhor e mais rápida será a recuperação!
    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Que bom que é terem-se uma à outra.
    Que corra tudo bem!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m