Avançar para o conteúdo principal

Lista do Enxoval do Bebé

Apesar de ainda ter uma longa caminhada até ter o meu filhote nos braços fui recuperar a lista que fiz quando estava grávida do A. para ver o que ainda tenho, o que tenho de pedir emprestado, o que emprestei e preciso que me devolvam. É uma grande lista, mas é uma grande alegria voltar a fazê-la, pois significa que há mais um bebé lindo a caminho da nossa casa, das nossas vidas e da nossa família. Partilho aqui a lista, pois dá sempre jeito.


Quarto:
- Cama de grades
- Berço
- Alcofa
- Cómoda (arrumação)
- Muda fraldas (pode ser colocado em cima da cómoda)
- Colchão para a cama de grades ou berço
- 1 a 2 Resguardos para o colchão
- 3 a 4 Conjuntos de lençóis
- Cobertores (evitar edredons antes dos 18 meses)
-Mantinhas
- 1 Protector acolchoado (para o bebé não bater com a cabeça nas grades)
- Intercomunicadores
- Luz de presença (enquanto o bebé dormir no quarto dos pais, pode ser muito útil usar uma lâmpada de luz azul no candeeiro da mesa de cabeceira para usar quando o bebé acorda durante a noite)
- Espreguiçadeira

Passeio:
- Carrinho (com ovo para transportar o bebé no carro)
- 3 Mantas para ir para o exterior
- 1 marsupio, sling ou pano
- 1 mochila para transportar as coisas do bebé
- 1 Muda fraldas para saídas

Alimentação (para quem tenciona amamentar):
- Pomada de Lanolina (creme para os mamilos da mamã, ex Purelan, Lasinoh) a usar no caso dos mamilos gretarem ou ficarem muito doridos, após a aplicação do próprio leite
- Compressas térmicas para o peito (opcional)
- Discos absorventes para o peito
- Roupa que facilite o acesso ao peito, incluindo 2/3 soutiens de amamentação
- Bomba extractora de leite
- Almofada de amamentação

Para a cozinha e lavandaria:
- 1 Escovilhão para limpar biberões
- 1 Tupperware grande (para guardar biberões, bicos, etc.)
- 1 caixa plástica para guardar os acessórios do bebé e não estarem misturados com as restantes coisas da cozinha
- 1 Cesto de roupa suja
- 6/8 biberons com respectivas tetinas
- 1 Pinça para pegar nos biberons esterlizados
- 1 esterilizador de biberons
- 1 Termo para líquidos
- Caixa para transportar as doses de leite nas saídas (Se não amamentar)

Roupa:
- 12 Fraldas de pano
- 6 Bodies recém-nascido, 6 Bodies manga comprida (1 mês), 6 Bodies manga comprida (3 meses)
- 6 Calças com pés (interiores)
- 4 Babygrows/pijamas (0 meses), 6 Babygrows /pijamas (1-3 meses), 4 babygrows/pijamas (3-6 meses)
- 2 Camisolas (1-3 meses)
- 4 camisolas (3-6 meses)
- Meias
- Gorros
- 6 Babetes
- Botinhas
- 2 Mantas
- Casacos de malha
- Casaco para ir à rua
- Agasalho para sair à rua (depende da estação em que o bebé irá nascer)
- Roupa para sair

Sugestões: A roupa do bebé deve ser o mais simples possível nos primeiros tempos, para facilitar o vestir e o despir. Os fatinhos inteiros (babygrows) especialmente aqueles que apertam à frente são muito práticos. Devem evitar-se as rendas, pêlos e fitas e descoser todas as etiquetas da roupa interior que vai estar em contacto com a pele delicada do bebé.

Farmácia e higiene:
- Banheira
- Fraldas descartáveis ou fraldas de pano
- 1 Tesoura para unhas
- Compressas esterilizadas de tecido não tecido
- 3 ou 4 toalhas para o banho com capuz
- Bebegel
- 1 Termómetro
- 1 Termómetro para o ambiente e para a água do banho
- Aspirador nasal (narhinel)
- Pomada para a muda das fraldas (não é necessário usar em todas as mudas)
- Gel lavante recém-nascido (neutro e sem perfumes)
- Creme hidratante recém-nascido (neutro e sem perfumes)
- Escova/pente para o cabelo
- Álcool a 70º
- Soro fisiológico - uni-doses
- 2 Chuchas (opcional)
- 1 Porta chuchas
Para a mãe:
- Betadine espuma (para a higiene da recém-mamã)
- Uma compressa de gel em forma de penso que se pode usar a frio para aliviar as dores no pós-parto (opcional)
- Pensos higiénicos de grande absorção
- Cuecas descartáveis (dão imenso jeito nos primeiros dias de pós parto)

Comentários

  1. É a terceira vez que tento comentar e sem saber se os primeiros dois aí chegaram. O que queria dizer é que é o máximo ver estas listas. Só passou um mês desde que "usei" a minha e já estou com saudades. Achei a tua muito exaustiva mas, vê como são as necessidades de cada um, acho pouca roupa para um mês. Eu preciso de mais babygrows. Acho que os bebés se suajm muito. :) Bjs e tudo a correr pelo melhor. Já há nome?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda não tinha recebido nenhum comentário teu. Obrigada pela partilha. Esta lista é indicativa. Nem me lembro de quantos bodies ou babygrows tinha quando o Alexandre nasceu, mas acho que é bom comprar alguma coisa depois deles nascerem. No nosso caso, o meu marido foi com a minha mãe comprar os babygrows mais pequeninos da Laranjinha porque ele era magrinho. Sim, o meu era um bolsão e andavamos sempre a trocar de roupa. Ainda por cima era Janeiro o que dificultava a secagem da roupa. Ainda não temos nomes. No final da próxima semana temos nova ecografia e vamos a ver se dá para ver o sexo do bebé. Do Alexandre só soubemos na morfológica. Beijinhos e tudo a correr bem com as três princesas!

      Eliminar
  2. Que lista tão útil!! Não só vou guardar religiosamente como vou partilhar no meu blog para que não correr o risco de a perder!! :)

    Beijinhos e obrigada!
    Leonor

    ResponderEliminar
  3. Olá Leonor, a lista deu-me imenso jeito quando tive o meu primeiro filho e estou a utilizá-lá novamente agora. Nos próximos meses vou partilhar algumas das coisas que aprendi e me foram úteis na primeira gravidez. Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m