Avançar para o conteúdo principal

O drama da sopa

Depois de várias semanas a recusar a sopa ao jantar, depois o termos sobornado com gelados caseiros para a sobremesa a paciência atingiu o limite. O meu filho, que faz 2 anos em Janeiro, está na fase de medir forças e testar os nossos limites e é agora que temos que o fazer ver que quem manda é o pai e a mãe. Ele tem de perceber que a sopa é para comer, toda, todos os dias, e a situação chegou a um ponto em que de forma bastante medieval lhe enfiamos a sopa pela boca abaixo. Aconteceu ontem e antes de ontem e vai continuar até o meu pequenino se decidir a voltar a comer a sopa sozinha. É uma tortura, principalmente para nós, fazer aquela cena, mas a única coisa que queremos é que ele perceba que tem de comer a sopa, quer seja a bem ou a mal. Alguma de vocês passou por isto?

Comentários

  1. Olá, descobri agora o teu blog e quis deixar aqui o meu comentário como estou tb a passar por essa fase cá por casa!
    A minha pequenota fez os 2 anos no final de Agosto, mas, de há uns tempos para cá, tb é essa fita à hora do jantar.
    Uma das coisas que optei por fazer e que só nos faz é bem, foi tb comer sopa ao jantar, faço-o à hora de almoço, porque não fazê-lo tb ao jantar! E pode paracer estranho, mas ela às vezes "aligeira" as birras.
    Acho que quando vamos para a mesa já vamos a pensar nas fitas que vai fazer e isso não nos ajuda nada... Depois tento distraí-la o máximo que consigo, com histórias, pinturas, bonecos, etc, para ver se a coisa pega e não nos chateamos. A minha sogra, qd lá vamos a casa, não gosta desta parte, mas temos que arranjar "auxiliares" qd estamos sozinhos, por isso não me importo!
    Espero ter ajudado com a minha experiência!
    Bjs,
    CB

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário. Todos os dias, salvo raras excepções em que não tive tempo para fazer, eu e o meu marido comemos sopa. Antigamente, o meu filho acompanháva-nos...

    ResponderEliminar
  3. A minha filha tem 6 anos e ainda hoje tenho que negociar muito bem as refeições...
    Mas passou por uma fase terrível em que não comia nada, não gostava de nada e muito menos de sopa.
    São fases que nos tiram a paciência, mas que vão passando (e sendo substituídas por outras) :-)

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    encontrei ontem o teu blog, já nem sei como, e hoje estive a dar uma espreitadela. Na minha opinião, a sopa é importante mas eu só conheço de Portugal o stress que os pais e as pessoas têm por causa dela. Eu tenho 2 filhos (7 e 5 anos) e nunca dei tanta importância a terem de comer sopa 2 vezes ao dia. Eu gosto de sopa mas não consigo comer todos os dias. Para mim é importante que comam de tudo, tenham uma alimentação variada e saudável, mesmo sem sopa e se comem bem o prato principal... Eu vivo na Alemanha e aqui não "se usa" dar sopa antes do prato principal. Aqui as crianças vão cedo para a cama, porque se levantam bastante cedo (os meus vão ás 8) e se comessem tanto, coitadinhos, não conseguiam durmir. Os alemães normalmente comem coisas leves ao jantar e não comida quente. Claro que dou sopa aos meus filhos mas quando estive a morar em Portugal (estive 3 anos) sentia-me uma extra-terrestre por não dar tanto valor. Aqui temos contacto com outras culturas que nem sabem o que é sopa! E o mais engraçado é que as crianças crescem saudáveis na mesma :o).
    Beijo,
    Sandra

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m