Avançar para o conteúdo principal

Quem manda cá em casa?

Prestes a completar 16 meses o meu filhote anda a medir forças connosco para ver quem ganha. O pai diz que eu sou fraca e que o deixo fazer o quero, mas eu acho que tem de haver meio termo e que o jantar é um momento de paz e de harmonia e não de gritos, choros e objectos a voarem pela cozinha. O miúdo estava a jantar lindamente e a coisa só se complicou quando o pai se veio sentar à mesa - o meu marido ficou danado quando eu disse isto, mas a verdade é que eu acho que o A. começou a disparatar para chamar a minha atenção, que agora iria ficar dividida com o pai - e ele começou a querer comer sozinho. Queria agarrar na colher e gritava que nem um perdido. Com calma, lá o fui distraindo e consegui dar-lhe o jantar. Mas quando é que ele terá de começar a comer sozinho? É que na creche já come e em casa quer fazer igual, mas a verdade é que pouco ou nada lhe vai parar à boca. O meu marido achava que ele só queria pegar na colher para mostrar quem manda e para me desafiar, mas eu já não sabia nada e só queria que ele comesse tudo. Foi um jantar muito barulhento, disso não tenho dúvidas, mas tenho de falar com o pediatra para ver qual é a melhor maneira de gerir esta situação.

Comentários

  1. é natural que ele queira pegar na colher e começar a comer sozinho está na idade disso.
    pq é q não lhe das uma colher pequena de plastico para a mão, e ele vai fazendo as experi~encias dele, e tu continuas a dar-lhe com outra colher a comida. ele distri-se, e vai comendo quase sem dar por ela. e vai treinando. de vez em quando lá vai a comida parar ao chão, à mesa, à roupa, já se sabe mas é mm assim.
    boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Com o meu filho é a mesma coisa. Grande parte das vezes só come quando também tem uma colher na mão. O pior é quando insiste que só come com a colher dele, e com muita paciência, lá lhe seguro na mão e ajudo a fazer o caminho até á boca. O "giro" é que para pôr comida na colher dele, muitas vezes tem que ser da colher com que lhe estou a dar a refeição... haja paciência.

    ResponderEliminar
  3. Com o meu filho é a mesma coisa, grande parte das vezes só come quando também ele tem uma colher na mão. O pior é quando só quer comer da colher dele, com muita paciência seguro-lhe na mão e ajudo a fezer o caminho até à boca. E quando só come a comida que eu tenho que lhe pôr na colher dele com a minha colher então... é do melhor. Haja paciência.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m