Avançar para o conteúdo principal

30 semanas de Francisca

30ª Semana da gravidez: de cabeça para baixo!

O feto mede cerca de 39,9 cm da coroa aos pés e pesa aproximadamente 1320 g.

A partir deste mês poderá começar a sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou “falsas contrações”.

O seu bebé:

  • A superfície do cérebro adquire um aspeto enrugado ao mesmo tempo que continua a produção de células e ligações cerebrais.
  • A lanugem (pelo fino que cobre o corpo) começa a cair e o cabelo já é visível na cabeça.
  • A medula óssea começa a produzir glóbulos brancos a partir do fígado.
  • O esqueleto está cada vez mais duro e os órgãos continuam a amadurecer.
  • A pele torna-se mais lisa à medida que engorda.
  • O bebé poderá mudar de posição, virando-se de cabeça para baixo na direção da pélvis.

Você e o seu corpo:

  • É provável que sinta maior pressão na zona pélvica nas próximas semanas, à medida que o bebé engorda.
  • A prisão de ventre pode agravar-se. A pressão exercida pelo útero sobre o estômago dificulta e atrasa a digestão. Previna estes incómodos com um regime alimentar rico em fibras e pobre em gorduras. Evite bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas, refrigerantes e alimentos condimentados. Faça várias refeições pequenas e leves ao longo do dia e beba muita água.
  • Com a prisão de ventre, podem surgir as hemorróidas. Comer alimentos ricos em cálcio e magnésio podem aliviar este incómodo. Fale com o seu médico para ter um tratamento adequado.
  • Entre as 28 e as 32 semanas irá realizar a 5ª consulta de acompanhamento pré-natal.

Dicas e sugestões:

  • Se tiver que viajar durante a gravidez, e à medida que esta progride, deve ter mais cuidados. É natural que se canse mais facilmente e que precise de fazer intervalos regulares para mudar de posição e esticar as pernas. Se viajar de comboio ou de barco, é provável que enjoe. Vá preparada. Se vai viajar de avião, consulte as condições da companhia aérea previamente. Não existe uma política comum e as condições podem divergir de companhia para companhia.
  • Um parto normal não tem, por norma, uma data programada. Dai a importância de preparar a sua mala para a maternidade com alguma antecedência. Envolva o seu companheiro e peça-lhe ajuda para fazer a mala consigo. Assim, também ele sabe onde encontrar o que precisa.
  • Antes de fazer a sua mala, consulte o que a maternidade/hospital onde planeou ter o parto recomenda levar. Faça uma lista com o que precisa e prepare tudo com tempo para evitar o stress de ter que o fazer à última hora.
  • Aproveite, e faça também a mala para o seu bebé. Quando preparar a mala para o seu bebé, deve colocar numa bolsa a primeira roupinha que vai vestir logo após o parto: um conjunto de roupa interior, um babygrow, um gorro, um casaquinho, um par de meias, uma fralda descartável para recém-nascido, uma fralda de pano e uma mantinha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque