Chegou a encomenda com livros para todos. Eu requisitava muitos livros na rede de bibliotecas, por uma questão de poupança de espaço e de dinheiro, porque leio tanto, há livros que nunca mais releio, e foi uma forma que encontrei para ler tudo e só comprar os mais especiais, para mim e para os miúdos. Mas com as bibliotecas fechadas comprei este livro da Isabel Allende. Estou a precisar de um bom romance à hora de deitar, e escolhi este porque também relata tempos de provação, de guerra e de superação.
"Espanha, final da década de 1930. A vitória iminente das tropas franquistas na Guerra Civil obriga milhares de pessoas a abandonar o país, numa perigosa viagem através dos Pirenéus. Entre eles, Roser Bruguera, uma jovem viúva, e Víctor Dalmau, médico e irmão do falecido marido de Roser.
Em França, conseguem embarcar no Winnipeg, um navio fretado pelo poeta Pablo Neruda que transportou mais de 2 mil espanhóis até ao Chile - essa «longa pétala de mar, de vinho e de neve» -, onde são recebidos como heróis.
Víctor e Roser integram-se com sucesso na vida social do país de acolhimento, durante várias décadas, até ao golpe de Estado que derruba Salvador Allende, parceiro de xadrez de Víctor Dalmau. Os dois amigos de toda uma vida são de novo forçados ao exílio, mas, como diz a autora, «se vivermos o suficiente, todos os círculos se fecharão».
Isabel Allende propõe-nos uma viagem através da História do séc. XX, pela mão de personagens inesquecíveis que descobrirão que numa só vida cabem muitas vidas e que, por vezes, o difícil não é fugir, mas regressar."
Comentários
Enviar um comentário
Gosto de saber o que as outras vidas têm a dizer sobre isto!