Avançar para o conteúdo principal

Ementa para a festa de anos do meu filho

Como já aqui disse vão ser muitas pessoas. Entre adultos e crianças seremos à roda de 80 pessoas. Também já aqui disse que tal como no ano passado a festa será de manhã. É Inverno, escurece cedo e de manhã os miúdos estão cheios de energia e sem birras de sono. Começa às 11h e termina por volta das 14h. Saem da festa de barriga cheia e prontos para a sesta. É uma festa de crianças e, apesar de ter comidinhas para os mais crescidos, não é para os pais irem tomar o pequeno-almoço. Vou aqui deixar a ementa, que pode dar ideias a quem também ande a planear uma festa.

Festa do 3º Aniversário
- 3kg de Bolo de Aniversário com esta imagem do Jake. Vou encomendar no Jumbo e levantar antes da festa. No ano passado também encomendei lá e o bolo era super fresco e fofinho. Uma delícia. Eu faço o bolo de iogurte com smarties que levo à creche na 6ª feira. No dia da festa não tenho tempo para fazer bolo.

- Sanduiches de queijo e fiambre feitas em pão de forma brioche.
- Quiche de queijo e fiambre.
- Quiche de frango e alho francês (mais para os adultos).
- Bola de Carne* (mais para os adultos).
- Croquetes pequeninos caseiros,
- Gelatinas de sabores vários,
- Queques de chocolate e de baunilha cobertos com creme brigadeiro. A sugestão foi da Kiki. E o Brigadeiro vai ser feito na Bimby (Coloque no copo o leite condensado, o chocolate e a manteiga e programe 15 min., temp. Varoma vel.2. deixe arrefecer um pouco para engrossar. (fica bastante liquido enquanto quente mas arrefecendo fica bom).
Recheie o bolo com parte deste creme, com o restante barre o bolo e enfeite com o granulado de chocolate.)
- Pipocas Pingo Doce - A Hora da Pipoca. Para mim, as melhores pipocas do universo.
- Batatas fritas e outras guloseimas.
- Águas e sumos.

Eu estou super entusiasmada. Adoro organizar a festa do meu filho. Adoro pensar na alegria dele e dos amuiguinhos quando estiverem na festa. Dá-me imenso prazer, apesar de dar também imenso trabalho. Só de pensar que vou fritar 100 croquetes logo às 8h da manhã... Quando andava na faculdade eu e uma amiga ainda tivemos uma empresa de organização de festas. Na altura, havia pouca oferta e ainda nos fartámos de fazer festas e ganhar dinheiro. Depois ela casou e teve um bebé e decidiu ficar por casa. Eu continuei a trabalhar na área da comunicação. Mas às vezes penso que devia ter continuado a fazer festas...

* Bola de Carne - Receita Bimby

500 gr de farinha
3 colheres de sopa de azeite
4 ovos inteiros
50 gr de margarina
1 colher de chá de banha
1 colher de chá bem cheia de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
2 colheres de sopa de aguardente
25 gr de fermento de padeiro
100 gr de leite
Carne para rechear: Pode-se guisar ou estufar carne de vaca, porco, frango, etc , e/ou utilizar fiambre, mortadela, presunto, chouriço, paio etc.
1 ovo para pincelar
Preparação
Colocar todos os ingredientes no copo excepto o leite e a farinha e programar 1 Min/Vel 6. 
Juntar o leite e a farinha e programar 5 Min/vel Espiga.
A massa deve ficar elástica. Se for necessário juntar mais um pouco de farinha uns segundos na vel Espiga. Untar uma forma redonda ou quadrada com margarina e polvilhar com farinha. Dividir a massa em três partes. Uma delas coloca-se no fundo da forma estendendo-a com os dedos por todo o tabuleiro. Por cima recheia-se com um preparado de carne. Cobre-se com a outra parte da massa e volta-se a rechear (pode ser com recheio diferente). Por fim cobrir com a restante massa e pincelar com ovo inteiro previamente batido. Deixar levedar durante 30 minutos em local aquecido. Cozer no forno a 180º cerca de 30/40 minutos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

A Bimby Toy!

Esteve guardada desde o dia em que comprámos a nossa Bimby - há uns 3 anos - e recebemos a Bimby Toy como presente. Afinal de contas, o nosso filho era muito pequenino para este brinquedo. Mas no fim de semana falei dela ao meu filho mais velho - depois de um domingo divertido na cozinha a fazer um bolo para um amiguinho da escola que lá ia lanchar a casa - e ele quis logo ver. Ia correndo mal porque eu não tinha as pilhas certas para a máquina, mas ele compreendeu e aceitou. E agora vamos comprar as pilhas e pôr a Bimby das crianças a funcionar.  Não aquece nem corta, mas dá para fazer algumas receitas simples e divertidas! Todos os botões são operacionais, o indicador LED de temperatura e o visor são iluminados. Inclui a Varoma, espátula, peça para bater, copo graduado e lâmina misturadora em plástico – numa versão pequena para os mais pequenos. Funciona a pilhas, sem cantos ou arestas aguçadas. Para cozinheiros pequenos, mas cheios de estilo: uma “Bimby brinque

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, este m