Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2021

Em modo confinamento#61

Sou oficialmente mãe de um quase escuteiro explorador! O meu filho mais velho fez as provas e agora já pode fazer a promessa! Se não fosse esta pandemia, este era um fim de semana de festa, de celebração e de convívio. A vida acontece na mesma, mesmo sendo pelo zoom - de maneira diferente, para pior, já se sabe, - e agora é esperar que isto passe para que eles se possam voltar a encontrar e a reunir e a celebrar . Adoramos o agrupamento em que estamos integrados e acreditamos que os escuteiros são uma parte fundamental na boa formação das crianças e jovens. 

Em modo confinamento#60

 Mais uma ementa para mais uma semana confinados... 

Em modo confinamento#58

No regresso a casa parámos para ver o mar. Não via o mar desde o dia 31 de dezembro. Tão bom. Que saudades do mar e da praia.  Mais à frente, na praia de Carcavelos, o mar estava cheio de surfistas como eu nunca tinha visto. Não sei se eram centenas, se milhares, mas lá estavam eles a aproveitar a liberdade de apanhar uma onda! 

Em modo confinamento#57

 Hoje troquei o escritório do quarto pelo carro. O meu marido tinha uma consulta e não podia conduzir, então, eu vim trazê -lo e trabalhar enquanto a filhota dorme a sesta na cadeirinha. Ela anda a dormir muito mal de noite, agitada e triste com a falta da escola e não há nada como uma pequena viagem de carro para uma boa soneca!

Em modo confinamento#56

Por segundos, ainda acreditei que isto era oficial e que a minha filha regressava ao JI em 15 dias... É falso. Temos que esperar pelas 20h para ouvir o que o presidente Marcelo tem a dizer... 

Em modo confinamento#55

 Numa altura em que o silêncio vale ouro ia-me dando uma coisa má quando vi que vai começar uma obra de 5 meses no meu prédio, dois andares abaixo do meu. Eu sei que as obras têm de continuar, mas também sei que teletrabalho, confinamento com crianças e obras é o inferno! A minha amiga, com quem estamos em bolha, mudou aqui para o bairro em setembro, podia ter mudado antes, mas decidiu não avançar com as obras enquanto houvesse confinamento e adiou as obras. Bem sei que nem todos o poderão fazer, mas é tramado! 

Em modo confinamento#54

Hoje era dia da filha mais nova ter Zoom com a educadora e com os amigos. Foi, mas passados poucos minutos disse: eu não gosto destas aulas. Eu quero é voltar para a escola, para o pé de ti (educadora) e dos meus amigos . E foi-se embora. Eu não insisti nem a educadora, que disse que é perfeitamente natural. A minha filha está a sofrer imenso com o fecho das escolas, chora, está birrenta, todos os dias pergunta se é amanhã que voltam, acorda a meio da noite e vem para a nossa cama, embirra com os irmãos... Custa muito vê-la tão triste. Nós tentamos dar-lhe a atenção possível, vai brincado, damos uns passeios ao jardim e umas voltas de bicicleta, mas falta-lhe o espaço da escola e a educadora, que ela adora! 

Em modo confinamento#53

Mais um livro delicioso para a biblioteca cá de casa. Nem sei quem gostou mais, se eu, se as crianças. Um livro lindo da editora Poets and Dragons , que no seu catálogo só tem livros muito bem escolhidos.  

Em modo confinamento#52

Uma amiga desafiou-me a experimentar os Doces da Ausenda porque ela adora e também o ia fazer, e assim encomendava e ia buscar para as duas. Escolhemos o Cheesecake de limão com Lemon Curd, paleo, e só vos posso dizer que é absolutamente delicioso! Tão bom, tão bom! Congelei uma parte para não nos desgraçarmos completamente no fim de semana e recomendo a quem ainda não experimentou.   Não são baratos, mas são caseiros, com ingredientes muito frescos e muito deliciosos. 

Em modo confinamento#51

Acabadinhos de chegar para o meu filhote de 7 anos, que descobriu com Os Mini Cinco o prazer da leitura autónoma. Já tinha três, que leu muito depressa, e quando vi que estavam em promoção com 30% na Fnac comprei logo cinco. Encomendei sexta à noite e chegaram hoje. Fantástico!!   

Em modo confinamento#50

Frigorífico abastecido para mais uma semana, ou início dela, que isto de ter uma família numerosa significa uma grande despesa no supermercado! Mas como dizia o meu pai: antes em comida que na farmácia:)) E é uma grande verdade. Vai estar sol nos próximos dias, vai dar para umas idas ao jardim com as crianças, e eu já consigo não ouvir a voz do Lucas Neto, quando a minha filha resolve vir para o pé de mim quando eu estou a trabalhar. E como não a podemos estar sempre a enxotar, treinei ainda mais a minha capacidade de me abstrair para conseguir trabalhar enquanto ela vê pela milésima vez os filmes da Netflix... 

Em modo confinamento#49

Não resisti a partilhar estas imagens maravilhosas da muito talentosa Sara-a-dias ! Tão eu!!!! E o pior é que muitas vezes é mesmo só uma nesga de sol e quando acabamos de estender a roupa, cai uma chuvada daquelas! Já me aconteceu hoje, por sorte, o sol voltou!

Em modo confinamento#48

 Mais uma ementa para mais uma semana em confinamento! 

Em modo confinamento#47

Em termos de trabalho e de menos caos, barulho e confusão, podemos dizer que a semana até correu bem, mas eu sinto muita culpa das horas que os meus filhos passam nos respetivos ecrãs (11 anos: Fornite e vídeos sobre o Fornite no computador; 7 anos: PlayStation (Fifa 20) e vídeos sobre futebol no portátil; 5 anos: Youtube Kids). Nas outras semanas ainda tentei que da parte da tarde fizessem jogos e atividades conjuntas, podiam jogar UNO ou na consola Wii Nintendo, sempre se mexiam e dava para todos, mas começaram logo a discutir e não conseguiam gerir sozinhos, tendo eu ou o pai que parar o trabalho para i gerir mais um conflito. Por isso, esta semana, depois das aulas da amnhã. ficam despachados, da escola, almoçamos em família, e depois vêm juntos Poliana - Sim!! Os meus filhos estão viciados numa novela brasileira infantil da Netflix - e depois os mais velhos vão para a aula da tarde (Caf e Aec's, respetivamente, e depois vai cada um para os seus ecrãs até às 19... Tenho o meu s

Em modo confinamento#46

É tão bom quando tocam à campainha e percebes que é aquele livro que compraste há dois dias que acaba de chegar. Adoro os livros do Ken Follett, já os li praticamente todos e sei que são sempre uma boa leitura e uma boa companhia, ao deitar, para terminar o dia em paz, sem ruído, apenas eu e um bom livro.  

Em modo confinamento#45

 Hoje a livreira Sofia e a deliciosa livraria Faz de Conto estão no DN pelos piores motivos. Os confinamentos estão a matar os livros e, acima de tudo, as livrarias independentes. Podem ler o artigo do DN, aqui , e podem também aqui ler o que a Isabel Minhós Martins, da Planeta Tangerina, escreveu sobre o que se está a passar com a venda dos livros. Não sei a vossa relação com os livros, mas eu não imagino a minha vida sem eles, não só profissionalmente falando, mas afetiva e emocionalmente falando também.

Em modo confinamento#44

A filhota mais nova já começou com as sessões de Zoom com a educadora. Correu bastante bem e a educadora, que  é para lá de espetacular, orientou-os, até fez uns cartões com o símbolo do microfone ligado e desligado para os ajudar, levantavam a mão para falar, mostravam os gatos e os cães, os desenhos e atividades que tem feito e a minha filha até mostrou o novo corte de cabelo, sim, sou cabeleireira da minha filha, em pandemia, e não só, porque ela odeia ir ao cabeleireiro e habituei-me a cortar-lhe. Mas no outro confinamento aventurei-me e cortei o cabelo a mim própria. É verdade! E nem ficou mal. Também em 2020  me aventurei nas lides de manicure, que tenho vindo agora a aperfeiçoar. Troquei a minha vertente de uber mummy - leva e trás às escolas e às atividades - por cozinheira a tempo inteiro, numa versão uber eats 12h, às funções de copywriter acrescentei a de empregada de limpeza a todo o momento, gestora de bulhas, birras e conflitos entre irmãos... No outro confinamento tamb

Em modo confinamento#43

 Não gosto de trabalhar à noite, mas ando aqui com um deadline e, apesar de ter trabalhado o dia todo, quero avançar. Acendi umas velas, fiz um chá e estou pronta.   

Em modo confinamento#42

 Hoje não se festejou o carnaval. Os miúdos não pediram, nós não ligamos muito e estávamos cheios de trabalho, por isso, foi um dia normal, dentro deste novo normal. Aulas online, teletrabalho...  E não é que eles não gostem de se mascarar, que gostam, e de vez em quando vão buscar as caixas com as roupas e brincam, já neste confinamento o fizeram, mas hoje não lhes apeteceu... 

Em modo confinamento#41

As Inseparáveis  é o que eu chamo de série de miúdas  e que eu vejo quando estou sozinha. Eu tenho tentado trabalhar mais de dia (digo tentado porque fico sempre com a sensação de não estou suficientemente concentrada, que demoro mais tempo, que perco o fio condutor, etc...) e o meu marido prolonga o trabalho noite dentro porque durante o dia dá mais apoio à nossa filha, que apesar de até brincar bem sozinha, farta-se depressa e quer companhia, principalmente de manhã quando os irmãos estão nas aulas online. Esta é uma daquelas séries boas para ver - confesso que fui dormitando - , mas é divertida, está bem feita e ajuda a distrair e a limpar a cabeça deste covid, deste confinamento, desta loucura barulhenta que têm sido os nossos dias. 

Em modo confinamento#40

Para mim, domingo é dia de preparar a semana que vai entrar. Habituei-me há uns anos a olhar para tudo o que tinha de fazer - trabalho, miúdos, atividades, reuniões - à semana para não sentir que ia ser engolida por tanta coisa. Mesmo em pandemia gosto de preparar a minha semana, pensar na ementa semanal, que me permite organizar as compras e evitar desperdício, imprimir as fichas da escola do filhote do 2º ano, depois de recebermos o planeamento da professora, e assim, com tudo impresso e o manual com as página marcadas, ele fica autónomo. E aqui vos deixo mais uma sugestão de ementa para a próxima semana...

Em modo confinamento#39

Manhã desconfiada com um sol quente de primavera! 7,5 km a pedalar perto de casa, a descobrir novos caminhos e a ser surpreendida por um ramo de flores campestres.  Tão bom aproveitar o sol e depois chegar a casa e ter passado lá a nossa fada Maria, que há 1 mês que não ia lá fazer limpezas. E combinámos, por sugestão dela, que de vez em quando, ao fim de semana, quando ela puder, nós saímos para não nos encontrarmos, ela entra e faz assim uma mega limpeza! Nós todos os dias vamos limpando e mantendo a casa, mas com 5 pessoas, sempre em casa, é bom ter assim esta ajuda. A casa ficou a brilhar! Só apetece dizer: não mexam em nada!!  Para completar o dia ainda fui fazer uma caminhada com a minha amiga vizinha com quem fazemos bolha e foi a cereja no topo do bolo. Este meu confinamento é muito melhor graças à minha amiga e a esta decisão que tomámos!

Em modo confinamento#38

 Hoje bateu-me uma nostalgia dos fins de semana de outros tempos, muitos anos antes do Covid... É sexta feira à noite e estou à espera que a máquina da roupa termine para as camisolas irem secando cá dentro até amanhã... e pensei, que tristeza! Há uns anos as únicas questões de sexta à noite é se íamos jantar ao Bairro Alto ou ao cinema, se íamos beber um copo à 24 de julho ou dançar ao Lux... Nesses fins de semana os fins de semana acordavam sem pressas e eu adorava o ritual do café de domingo a ler o jornal na esplanada, ao sol. À tarde gostava de ir a exposições e de programar fins de semana e programas com o meu marido / namorado e amigos... Às vezes quero que os meus filhos cresçam depressa para voltar a poder fazer tantas coisas, tantos programas que com eles fazemos menos. Toda a gente diz que vamos ter saudades deste tempo delicioso em que eles são pequeninos e todos avisam que passa depressa demais. Mas nesta altura sinto que passa devagar e sinto-me engolida em mil e uma tare

Em modo confinamento#37

Porque mesmo neste confinamento e com todo o cansaço também há dias doces e que correm bem. Ontem foi um deles e ao final do dia ajudei a filhota a fazer um bolo de chocolate. Usei a receita do bolo de iogurte, mas ao iogurte natural do início juntei uma tablete de 75% de cacau, triturei tudo na bimby, e depois foi só juntar 4 ovos, 3 medidas de farinha, 2 medidas de açúcar amarelo, 1/2 medida de óleo e uma colher de chá de fermento. Misturei tudo, untei uma forma e forno. Ficou delicioso. Meio mousse no centro do bolo. 

Em modo confinamento#36

Descobertas deste confinamento. Eu gosto muito de cozinhar, faço tudo de raiz, caseiro, o mais saudável possível, mas há uns dias a minha amiga C. falou de um molho de pizza e resolvi comprar. Ontem experimentei usar nas pizzas para poupar tempo. Não é que o molho caseiro demore muito tempo a fazer, não demora, mas nesta fase todos os segundos contam e preciso de ganhar tempo, seja para brincar com os miúdos, dormir, para ler, para ver uma série, trabalhar... E sabem que mais? As pizzas ficaram maravilhosas com este molho... Ah, e desta vez comprei também a base das pizzas. E ficaram ótimas. Eu e a minha mini ajudante recheámos, fiz uma salada e em 20 minutos preparámos o jantar, que deliciou a família inteira!

Em modo confinamento#34

 Há já alguns anos que sou consumidora da rede das bibliotecas de Lisboa porque à velocidade que leio e utilizo livros para pesquisa não ganhava para comprar os livros. E compro muitos, quer para mim quer para os miúdos, mas como o dinheiro não estica e a casa também não, recorro muito às bibliotecas. A única coisa que precisam é de já ter cartão leitor para ter a BLX à vossa porta.  Chegou o projeto "BLX à sua porta", a resposta da Rede BLX às pessoas que querem ler em tempo de confinamento. Damos assim continuidade ao serviço de biblioteca na cidade, do ponto de vista da fruição cultural, proporcionando o acesso à coleção neste tempo de pandemia. Os membros da equipa das BLX que procedem às entregas e recolhas cumprem todas as regras de segurança. Os pedidos de empréstimo e/ou devolução podem ser realizados por telefone ou e-mail de segunda a sexta das 10h às 17h e abrangem as 24 freguesias de Lisboa. Faça já o seu pedido!

Em modo confinamento#33

 O último diálogo do dia... depois de 15 horas em intenso convívio, barulho, histórias e afins... - Volta aqui, mãe. Tu não ficaste um minuto... blá, blá, blá... - Agora é para dormir. Não quero falar mais! -Por que é que tiveste filhos se depois não queres falar com eles??? Kika, 5 anos 22h04

Em modo confinamento#32

Ementas em modo confinamento, o que quer dizer que tenho de preparar almoços e jantares para uma família de cinco. Ao fim de semana nunca tenho ementa estabelecida, antes do confinamento era porque ou íamos fora, ou recebíamos amigos, e habituei-me a não definir o fim de semana, até porque muitas vezes vou à peixaria e depende muito do que ainda arranjo... Mas definir ementas semanais é uma forma de evitar desperdiço e de estar mais organizada e poupar tempo. Pediram-me para voltar a partilhar as minhas ementas e aqui está a desta semana.  Isto não é um blogue de culinária, por isso, as minhas receitas são sempre simples e com explicações muito resumidas, só mesmo para orientar quem me segue.

Em modo confinamento#31

Vamos lá começar mais um dia! Bom trabalho e não podemos desanimar. Como diziam os mais velhos, na aldeia do meu pai, haja saúde! E muita paciência para estes novos tempos.

Em modo confinamento#30

 Não consigo competir com o Lucas Neto e as porcarias que a minha filha vê no Youtube Kids e quando ela hoje me hoje pediu gliter ... eu não estava a perceber o que é que ela queria. Isto depois de ontem ter dito que ficava no meu team a jogar... Entre o c afé da manhã , o de novo , o me machuquei. .. Não sei... A educadora bem manda trabalhos para fazermos com ela, mas nem eu nem o meu marido estamos com tempo e os irmão não têm paciência. Eu que trabalho na área da escrita, na produção e revisão de conteúdos, fico com os cabelos em pé com o vocabulário e a construção de frases da minha filha e aperta-se o coração vê-la embrutecer em frente ao tablet... mas com muito trabalho em mãos e prazos apertadíssimos não consigo ter tempo para brincar com ela durante o dia... A única parte boa é quando vamos para a cozinha e fazemos o jantar. Ela ajuda-me sempre e tem muito gosto e jeito. Sei que tenho que ir com calma e com tempo, porque pressa e cozinha, não combinam com crianças, mas é só fa

Em modo confinamento#29

 Não resisti em partilhar... É tão isto. Ontem o meu filho do meio, 7 anos, estava radiante porque no fim das aulas iam ver o cão dos gémeos e o porquinho da índia da Camila!

Em modo confinamento#28

 Menos de uma hora depois de teres arrumado a cozinha a seguir ao almoço entra o teu filho mais velho (11 anos)  no teu quarto / escritório e diz que agora no CAF (Componente de Apoio à Família) vão fazer um bolo! E lá está ele todo entretido... só espero que a atividade inclua deixar a cozinha impecável como a encontrou! E que o bolo fique bom... :-))

Em modo confinamento#27

Temos uma nova rotina cá em casa eepois de jantar, que é às 19h30 para a casa recolher cedo, um de nós escolhe uma atividade para fazer antes dos miúdos irem dormir. Pode ser jogar Uno, peixinho ou Wii. Tem de ser algo que dê pra fazermos os cinco e que não demore muito tempo. Fica estipulado quem é quem em que dia, para não dar azo a discussão, que isto com 3 crianças tudo é motivo para confusão. Então, no frigorífico, junto à ementa semanal e junto ao nome de quem põe e levanta a mesa em cada dia, está também quem escolhe o jogo da noite. No domingo jogámos Wii, que é super divertido... Ontem jogamos este jogo, Bean Bags, escolhido pela pequenina. E eu ganhei!!  É uma maneira de acabarmos o dia em família, depois destes dias intensos e barulhentos, numa atividade conjunta e relaxada. Às 20h45 tudo para a cama, os mais velhos ainda vão ler, e eu vou deitar a mais pequena com umas músicas. Depois a casa entra em sossego. Umas noites vemos uma série juntos, noutras trabalhamos. Mas conf

Em modo confinamento#26 continuação...

 Afinal, depois de pedir esclarecimentos ao agrupamento, fomos informados que estava tudo ok com as licenças… a professora, coitada, é que não sabia que tinha de usar o email institucional para entrar no Zoom porque ninguém lhe explicou como funcionava  e ela no ano passado, numa outra escola, de outro agrupamento, usavam o Teams e era tudo diferente. Problema resolvido e amanhã os miúdos já não precisam de 25 links para as aulas... Estamos sempre a aprender. Mas se não tivéssemos questionado a direção continuávamos assim os próximos meses... 

Em modo confinamento#26

Como apanhar logo uma camada de nervos nas primeiras horas da manhã com aulas síncronas? O agrupamento da escola dos meus filhos não pagou as licenças Zoom, logo, as aulas só podem ser de 45 minutos, se a professora está a meio de uma explicação, tem de criar nova aula, novo link... Com o mais velho, no 5º ano, está a ser tranquilo, mas com o do 2º não e ele não consegue ser autónomo como se pretende porque quando cai a aula Zoom... Oh, mãeeeeeee!!! 

Em modo confinamento#25

Boa semana e boa sorte para todos os pais em teletrabalho com filhos em casa! Que a semana passe bem e depressa! Ao menos, o sol apareceu para alegrar o dia!

Em modo confinamento#24

 A série que vemos à noite, juntos, quando as crianças já dormem e a casa está a entrar em modo descanso, com tudo arrumado e organizado, é o nosso balão de oxigénio, o nosso momento. Temos visto boas séries, que tenho partilhado aqui, e esta é mais uma. Vamos variando o género e esta foi escolhida por acaso e gostámos muito. Chama-se Luther  e estamos a ver aqui .  Para quem é recente por aqui há menos tempo nada do que eu sugiro é publicidade paga, é tudo coisas que eu gostei e que quero partilhar. Nada mais.

Em modo confinamento#23

As ementas semanais são sagradas cá em casa, há anos, e muitas das receitas do nosso dia a dia são roubadas à Joana Roque que, para mim, é uma inspiração na cozinha. Tudo simples, sai sempre bem e com ingredientes fáceis. Neste modo confinamento é a loucura ter de fazer refeições ao almoço e ao jantar para uma família numerosa. Mesmo para mim, que adoro cozinhar, já não posso pensar em comidas e ouvir "mãe, o que é o almoço? "mãe, o que é que é o jantar". Tenho simplificado muito, só planeio os jantares e aos almoços ou sobra ou inventa-se. Os wraps têm sido os meus melhores amigos. Faço muito esta receita adaptada, e, que invento: ora frango, ora atum, uma vezes com cogumelos, outra sem... E no casal mistério têm muitas mais receitas de wraps. Por aqui, saem mais do que uma vez por semana e são um sucesso e um descanso. Wrap, sopa e salada e já está!

Em modo confinamento#22

Aproveitámos a manhã sem chuva e fomos os cinco passear a pé no bairro, entre hortas, jardins e ar puro. Foi tão bom (apesar de ao início só a filhota pequena querer ir, os rapazes preferiam ficar na consola, mas não tiveram sorte nenhuma e depois gostaram) até tivemos a visita do sol! Precisamos de carregar baterias para nova semana que começa! 

Em modo confinamento#21

 A boa companhia dos livros. Onde volto todas as noites para recuperar alguma paz, depois destes dias agitados e barulhentos .  Boa noite e boas leituras. Este comprei em segunda mão na Livraria Solidária de Carnide. A árvore das palavras  é um retrato de Lourenço Marques, antes da guerra colonial e já depois do seu começo. É um livro sobre o fascínio de África e da cultura africana, sobre a mistura e o choque de culturas e também uma história perturbadora sobre o paraíso que se converte em pesadelo. Um livro mágico sobre a infância, à qual não se pode voltar, a não ser através do milagre da literatura.

Em modo confinamento#20

 Quando a única saída do fim de semana é para ires comprar peixe fresco, na melhor peixaria do bairro :-))  É mesmo maravilhoso poder fazer tudo a pé e ter o melhor do mar, num bairro lisboeta. 

Em modo confinamento#19

Tivemos reunião zoom com a professora do meu filho do 2º ano e fiquei com a sensação que vai correr tudo bem (é bom começar com otimismo, não é?). Ela está muito organizada e preparada e todo o trabalho vai ser feito com ela, durante as manhãs, não havendo trabalhos de casa nem fichas para depois desse tempo nem aos fins de semana. Foi decisão  do agrupamento e eu acho muito bem. Não querem sobrecarregar as famílias com trabalhos com os miúdos, já que uma vez que eles nesta idade ainda precisam de apoio acabam por depender muito dos pais, que estão sobrecarregados com os seus trabalhos, gestão da casa e da família. Assim, os miúdos trabalham com a professora, têm um momento para fazer fichas, e depois regressam a ela, corrigem, tiram dúvidas e já está. Começam às 9h e terminam às 12h45, com intervalos pelo meio para xixi e bolachas. Ao domingo, ela envia-nos o planeamento da semana, páginas dos manuais que vão trabalhar, e fichas que sejam necessárias imprimir e no dia cada menino já t

Em modo confinamento#18

Mesmo em pandemia e em confinamento não devemos descurar a nossa saúde e os exames médicos que temos que fazer. Há uns meses fiz a minha mamografia anual e ecografias abdominais, que tenho que fazer devido à doença que tenho, endometriose, já fui ao dentista, já levei a mais nova ao dermatologista - tinha molusco contagioso - e hoje levei o meu filho mais velho ao rastreio no oftalmologista. Vamos com cuidado, protegidos e com máscara, confiando que os hospitais, clínicas e consultórios respeitam todas as normas de higiene e de segurança. 

Em modo confinamento#17

Muito interessante esta explicação sobre o uso de máscaras, quais são as mais indicadas e em que circunstâncias. Afinal, queremos todos proteger-nos, mas nem sempre precisamos das máscaras com maior proteção e as de pano, comunitárias, desde que certificadas, também são seguras e são mais baratas e amigas do ambiente. Vejam aqui . Fiquem em segurança. 

Em modo confinamento#16

A madrinha do meu filho do meio passou para trazer um livro da coleção Mini Cinco, que ele descobriu recentemente e adora. Quando nos vimos, na rua, à porta do meu prédio, só nos apetecia abraçar. Saudades de estarmos, de abraçarmos quem gostamos. Não o fizemos claro, mantivemo-nos distantes, sempre de máscara, mas trocámos dois dedos de conversa que souberam muito bem. Tínhamos estado juntas 31 de dezembro, ao ar livre, na praia, com os meus e os dela, numa tarde maravilhosa em que os miúdos correram, brincaram, saltaram e almoçámos, numa esplanada, em cima da areia, com todos os cuidados, e brindámos à vida e à amizade. Somos amigas há mais de 30 anos e ficámos sempre próximas uma da outra, os 3 filhos de cada têm as mesmas idades e dão-se bem e é sempre uma animação quando nos juntamos. 

Em modo confinamento#15

O sol espreitou esta manhã e eu levei-os à rua, para soltarem as energias, apanharem sol e a jogarem à bola. Acabaram no jardim, a fazer buracos e a apanhar minhocas, cheios de lama. Depois de muito brincarem - foi uma hora, mas soube muito bem - banho e almoço. E agora estão a ver um filme e a comer pipocas. E eu vou aproveitar para trabalhar.

Em modo confinamento#14

Cá em casa as quartas feiras são dias livres de ecrãs e não há não podem jogar computador, nem PlayStation, nem tablet. É uma maneira de os por a fazer jogos de tabuleiros e de cartas, a pintar, a ler... Ao início eles refilaram, mas é mesmo preciso dar uma pausa e fazer com que eles brinquem e larguem a televisão e tudo o que é ecrãs. Nos restantes dias da semana têm acesso limitado aos jogos de computadores e consolas, televisão e filmes podem ver com algum à vontade, mas só podem jogar Fortnite e FIFA das 18h às 19h... Ao fim de semana é que podem abusar mais um pouco. Tentamos que tenha algum equilíbrio, mas não é fácil e por eles jogavam sempre mais e mais... Todo o dia, de preferência.

Em modo confinamento#13

Os nossos filhos queixam-se de falta de atenção, que estamos sempre a trabalhar. Nós queixamo-nos que não conseguimos trabalhar com eles a interromperem a cada minuto ou com eles sempre a gritar, a falar alto, a chamar por isto e por aquilo. Sentimos que falhamos aos miúdos, que falhamos com o trabalho. 

Em modo confinamento#12

Ouviram dizer que não ia haver férias de carnaval e anteciparam a brincadeira. Gosto tanto que eles brinquem e as caixas com as fantasias de carnaval sempre foram das brincadeiras que eles mais gostaram de fazer. Há muito tempo que as caixas não saiam dos quartos, mas hoje deram largas à imaginação! É o que acontece quando limitamos os jogos e os gadjets a pouco tempo por dia, eles acabam por arranjar outras formas de se entreter.  A única regra que existe cá em casa, e é sagrada, é: depois de brincarem ou antes de passarem a outra brincadeira têm de arrumar. 

Em modo confinamento#11

 A vida sem livros é muito triste. Não me imagino sem livros, fazem parte da minha essência, lembro-me de mim desde sempre rodeada de livros e fiz da escrita a minha vida. Proibiram a venda de livros neste confinamento e por aqui temos comprado online. Espreitem aqui , aqui ou aqui e aproveitem as promoções, incluindo novidades. As editoras precisam de leitores e todos nós precisamos de livros e de histórias. É importante ler e contrariar, especialmente nos mais novos, o imediato que a televisão, os jogos de computador e os vídeos do YouTube lhes dão e, que no fundo, é apenas açúcar para o cérebro. Boas leituras.

Em modo confinamento#10

Decidimos não ver notícias à noite depois do jantar, de arrumar a cozinha e de deitar os miúdos. Ficávamos ali presos, mergulhados na angústia e quase não sobrava tempo para ver nada mais. Agora vemos umas notícias à hora de almoço, vemos depois os números terríveis do COVID e à noite descontraímos e aproveitamos o sossego da casa depois das crianças irem dormir. Acho que era capaz de ficar só a sentir o silêncio e a ler, mas ontem decidimos ver um filme e gostámos muito. Soube bem, pelo filme - A Grande Escavação - e pelo momento de tranquilidade para recuperarmos forças para mais um dia.

Em modo confinamento#9

Vou voltar a ficar rouca. Sim, depois do primeiro confinamento estava tão rouca que até fui ao serviço de otorrino para ser observada. Na altura o diagnóstico foi: cordas vocais cansadas. Expliquei ao médico que não eram só as cordas vocais e que a minha rouquidão era fruto de meses enfiada em casa com os meus filhos... ora a falar, ora a dar uns gritos! Sim, eu sei que não se grita, que é tudo mau e que não resolve nada, mas há alturas em que é mais forte do que eu. E dou por mim, num novo confinamento e ralho muito com os meus filhos, que passam o dia a refilar, a discutir e a embrulhar-se uns com os outros. E nós que achamos que dar um irmão é dar um amigo para brincar?! É mais um rival para transformar uma casa em confinamento num campo de batalha. Adorava ser mais zen... 

Lavandaria self service

É dos poucos sítios onde vou durante o confinamento, mas tem mesmo que ser. 5 pessoas em casa e tantos dias de chuva é sinónimo de muita roupa para secar. Gosto (não é que goste, gostar gosto de outras coisas mais interessantes:) de ir bem cedo para não apanhar ninguém nem ter que esperar, por isso às 8h30 da manhã lá estou eu a secar uma máquina de roupa, que equivale a duas máquinas de roupa que levo lavadas de casa. 30 minutos depois estou despachada. Sou fã deste serviço. É verdade que não sai barato, mas são apenas algumas semanas por ano e a roupa sai da máquina impecável.