Avançar para o conteúdo principal

A atenção a cada filho como se fosse filho único (porque, de facto, aos nossos olhos eles são todos únicos e diferentes)

A semana que passou senti que tinha estado pouco tempo com o Afonso. Entre as consultas e ecos da Francisca e o mano ter ficado dois dias em casa com febre senti que tinha estado pouco tempo com o meu pequenino. Então, ontem de manhã fomos comer uma fatia de bolo e um sumo a um dos meus sítios de eleição e depois fomos ao parque. Nada de especial, um programa como fazemos tantas vezes, mas ontem estava mesmo focada no Afonso. A mana acompanhou-nos, mas dormiu sempre (como é hábito), o tempo todo, no carrinho.

 
Ontem depois da história da noite, o mais velho pede para chamar o pai. E depois pediu-nos desculpa por às vezes se portar mal, mas "é para vocês me darem atenção..." Nós explicámos que ele estava a ser injusto e que nós até conseguíamos bons momentos exclusivos com ele, mas que se de facto ele sentia que nós não tinhamos tempo, só tinha que nos dizer. Hoje, num almoço com umas amigas (Parabéns, querida C. foi muito bom e até correu muito bem, dada a quantidade de crianças que tínhamos), uma delas, mãe de 3 meninas, dizia que ontem a filha mais velha, com 6 anos, lhe tinha dito que já não queria ter 4 filhos. "Vou só ter um. Tu não tens tempo para nós as três e só dás mais atenção à mana pequenina."  Mas tal como eu, fez a filha ver que estava a ser injusta e relembrou-lhe as partes maravilhosas de ter irmãos. Doeu-lhe na alma como me doeu a mim ouvi-lo dizer que para ter a nossa atenção tem de ser pela negativa. Claro que a atenção com um único filho é totalmente diferente, mas continuo a acreditar que o melhor que se pode dar a um filho são uns irmãos. E reparem que nenhum deles disse que não queria os irmãos. Eles adoram ter irmãos, gostavam é de ter mais exclusividade. Daí a importância dos programas de filho único. Dizem que os do meio são os filhos que sofrem mais, mas cá em casa e na da minha amiga são os mais velhos que estão a acusar porque os segundos ainda são pequenos e ainda necessitam de algumas ajudas, ao passo que os mais velhos já são completamente autónomos. Mas a verdade é que ainda são pequenos. Têm apenas 6 anos e já comandam uma tropa de irmãos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aos senhores do bebegel

Deviam vender embalagens com Bebegel... Ou sem bebegel... Só mesmo as embalagens vazias. Escusava de ter de deitar o produto fora. Falo por mim, mas acredito que muitas mães e pais deste país iriam comprar!!

Coração de mãe de volta ao sítio

Nas últimas duas manhãs a minha filhota ficou na escolinha sem chorar... Beijocou e abraçou os amigos da antiga sala e lá seguiu ela, sem choros, de bata vestida... De facto, as crianças são maravilhosas e têm uma capacidade de adaptação incrível. Logo tenho reunião de pais com a educadora dela, mas quanto mais a conheço, mais gosto dela, da energia dela, da maneira como fala dos miúdos e com eles... Só tenho pena que a outra educadora lá continue... sempre com má cara quando eu passo com a minha filha... que abraça todas as auxiliares e coleguinhas e passa pela antiga educadora como se ela não existisse... 

Oftalmologista Pediátrico

A vermelhão no olho do meu filho estava pior e parecia estar a começar a afectar a pupila. Eu sou uma mãe descontraída, mas uma vez o pediatra ralhou-me quando o arranhei na vista e não o levei a ser visto por um especialista. Desta feita, depois de uns dias a soro sem resultar lá fomos a um oftalmologista pediátrico e foi um encanto (principalmente porque estava tudo bem). Um médico fantástico, que começou logo a brincar e a ganhar a confiança do meu filho e começaram logo aos fives. (E não pensem que o médico é novo, pois tinha idade para ser avô do meu pequenote). Examinou-o lindamente, incluindo com líquido de contraste e o  meu filho foi um campeão... Palavras do médico que diz que aquelas gotas doem para caraças! Parece que é só uma inflamação, vamos aplicar umas gotas e voltar lá dentro de 10 dias para nova observação. Como se portou tão bem dissemos-lhe que ele tinha direito a gelado e ele convidou logo o seu novo amigo para vir connosco… É um sociável bem disposto, es...