A minha vitamina para a segunda parte da festa!! Pijama Party!! Já cá tenho quatro amigos do meu filho grande!! Estão radiantes!!
5 de janeiro de 2018
O mundo visto pelos olhos das crianças é mesmo extraordinário!
À saída do Colombo, um destes dias, diz o Afonso, que tem 4 anos: Oh, mãe, coitado do senhor que está lá dentro a carregar no botão para abrir a cancela... Deve estar todo encolhidinho... Eu nem estava a perceber o que ele estava a dizer e foi o Alexandre que disse: não está lá ninguém! É automático! E lá lhe explicámos que não havia nenhum desgraçado enfiado dentro das máquinas de cancelas... E vi no olhar dele um certo alívio, um sorriso!
O aniversário do mano
O Afonso está a viver os anos do irmão num misto de alegria, ciúmes, inveja... Já lhe explicámos que o dia dos anos é o dia especial de cada um, que ele também tem o dele, na Primavera, e que temos de ficar felizes pelo mano... Ele sabe e vai festejando e abraçando, mas os ciúmes estão lá, mais presentes nas birras... E como andamos em modo 3 dias de festa, pior um pouco... Mas é assim a vida e é preciso que eles percebam que o dia do aniversário é um dia especial para quem faz anos. Nunca demos presentes aos outros nos anos dos irmãos porque achamos que eles têm de entender, aceitar e aprender que nem sempre são o centro das atenções... Não é fácil, dá-se mimo extra, fala-se com entusiasmo dos próximos que também fazem anos e que também terão a sua festa e tenta-se que aprendam a lidar com as emoções e os sentimentos.
Aulas de música!
A caminho da escola, de manhã, costumamos ver um bando de pássaros a sobrevoar ali perto do estádio da luz. E hoje o Afonso comentou: Porque é que vemos sempre estes pássaros todos? Onde é que eles vão? Eu: Achas que vão para a escola? Será que os pássaros têm aulas? E diz ele: Têm. Têm aulas de música para aprenderem a cantar!
A ementa do jantar de aniversário
Gosto sempre de assinalar os anos no próprio dia do aniversário, mesmo que seja a dia de semana. Como a família é enorme convidámos apenas apenas os padrinhos e respectivos e filhos, a minha mãe e a minha avó, que infelizmente à noite a minha sogra já não pode sair da clínica onde vive. Como a madrinha é a irmã mais velha do maridão, uma super tia, super cunhada, super tudo, estavam os irmãos representados e bem! Fui eu que fiz tudo para o jantar, é uma forma de mimo. Mas simplifiquei e pensei numa ementa que fosse simples e deliciosa, e que agradasse ao aniversariante. Tinha intenção de tirar fotos, estava tudo muito bonito, mas na altura estava mais preocupada em estar, servir, festejar...
Entradas
- Caldo de carne à antiga, feito pela avó e bivó
- Ovos com farinheira: tirei a pele à farinheira (a minha avó traz-me sempre farinheiras maravilhosas da Sertã, eu congelo e quando é preciso é só usar), desfiz na frigideiras até ficar frita em pequenos pedaços, largando toda a gordura, e depois juntei 8 ovos e mexi, sem deixar passar do ponto.
- Patê de Salmão: pirquei 100g de salmão fumado na bimby e depois envolvi numa taça com uma embalagem de queijo creme. Usei o do Pingo Doce e ficou maravilhoso.
- Queijo manchego (o preferido do menino dos anos), presunto e uvas
- Pão e tostinhas
Prato principal
Lombinhos de porco recheados com ameixa / farinheira (furei os lombinhos com uma faca grande e afiada e nuns coloquei ameixas sem caroço e nos outros uma farinheira sem pele. Reguei com mel e sumo de laranja e ervas
Feijão preto, à brasileira: refogado de cebola picada e alho e junta-se o bacon. Depois deixa-se fritar bem o bacon e junta-se o feijão de lata e o molho que vem na lata. E depois fica mais de uma hora ao lume para o molho ficar grosso e cremoso. Vai-se mexendo para não queimar. E fica uma delícia!
Abacaxi
Salada
Doces, trazidos pela super cunhada
Pavlova de morangos
Pudim de ovos
Flan
Foi um dia mesmo feliz!!
O primeiro de 3 dias de festa!! Hoje entre correrias para vir enfeitar e buscar o bolo perdi o telemóvel, mas como ainda há gente boa, conseguiram encontrar-me e devolver a tempo de eu chegar a tempo para os parabéns! A alegria do meu filho grande não dá para exprimir em palavras! Devoraram o bolo e ele só dizia, cheio de orgulho: foi a minha mãe que fez!! ❤️
A tarde foi passada entre mimo e tachos! Mas valeu a pena, o jantar estava delicioso e a companhia melhor ainda!! Obrigada compadre P. que fizeste 300km para cá e amanhã fazes mais 300km para baixo para vires jantar com o teu afilhado!! ❤️ Foi um dia cheio de amor! Tão bom!!
4 de janeiro de 2018
Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!!💓
A manhã começou com abraços, beijinhos, mimos, os parabéns e 8 velas! Mordeu uma das velas e pediu um desejo! Parabéns, filho grande do meu coração.
3 de janeiro de 2018
E sai do forno o primeiro bolo das festas!!
Bolo simples de iogurte para irmos amanhã cantar os parabéns na escolinha do meu filho grande! Ele está tão entusiasmado por fazer anos!
Há oito anos, por esta hora, estávamos eu e o meu marido, eu super grávida, olhando possivelmente para a mala da maternidade pela centésima vez para me certificar que estava tudo pronto. Tinha feito o curso de preparação para o parto, mas o relógio caminhava para o desconhecido... estava de 40 semanas e tinha a indução do parto marcada para o dia seguinte, dia 4 de Janeiro. Tinha de estar no hospital às 10 da manhã. Lembro-me que estava feliz. Queria tanto conhecer o meu filho. E já passaram oito anos... se por um lado parece que foi ontem: oh, meu Deus como o tempo passa rápido, por outro parece que foi há uma eternidade... tanto mudou na minha vida nestes últimos 8 anos... há 8 anos tornei-me mãe... e ainda tinha o abraço do meu pai e do meu avô, dos primeiros a conhecer o Alexandre... agora estão no céu a olhar por nós. Olhem por este meu filho tão doce e especial, orientem-no e guiem-no nesta vida. Está quase a fazer oito anos que te peguei no colo pela primeira vez, mas ainda adoras o meu colo, ainda te aninhas e espero que seja assim pela vida toda...
Ainda a saga da máquina da roupa...
... Ela chegou hoje. Linda. Uma AEG maravilhosa... Tiveram de tirar o tampo para a colocar debaixo da bancada, mas como não entrava toda, o painel da frente continuava alto, a máquina ficava de fora e com a parte superior um pouco à vista... E dizia o senhor: Não pode cair água nenhuma da bancada porque senão a máquina avaria... Claro, não tinha a tampa! Agradeci imenso e pedi que a levassem de volta. Agora é ir novamente à loja escolher nova máquina, mandar entregar... Tão bom! Adivinhem lá onde passei a hora de almoço? Isso mesmo, na lavandaria self service aqui perto!
2 de janeiro de 2018
E agora que entrou Janeiro é altura de preparar uma festa muiiiiito especial!
O meu filho mais velho, o doce filho grande do meu coração faz 8 anos depois de amanhã e temos quatro festas em marcha: cantar os parabéns na escolinha com os amigos, jantar para avós e padrinhos, pijama party para 4 amigos especiais na sexta feira e festa com todos os amigos no Sábado!! Prevejo que domingo estarei de gatas... Mas, espero eu, muito feliz por ter proporcionado grande alegria ao meu filho mais velho!
Entrámos muito bem em 2018!! Bom Ano!!
O tempo fantástico, a festa de passagem de ano foi muito gira. Nunca tínhamos passado o ano num hotel, mas gostámos imenso, principalmente porque os miúdos estavam felizes. O hotel tinha programa e animação para as crianças, top top, e eles cantaram e dançaram até perto das duas da manhã, quando nós os pais já estávamos a pedir cama! O fogo de artifício de Tróia foi o mais deslumbrante que já vi e os miúdos deliraram! Foram dois dias mesmo bons com piscina interior, passeios de bicicleta, passeios na praia... Não podia ter corrido melhor. Que o ano seja cheio de sol, gargalhadas, mimo em família, alegria e saúde como este primeiro dia!
Subscrever:
Mensagens (Atom)


