29 de novembro de 2017

27 de novembro de 2017

Endometriose

Uma doença tramada e pouco conhecida que afecta cada vez mais mulheres. Eu convivo com ela há 20 anos e sei que me acompanhará para sempre, uma vez que não tem cura. Uma outra perspectiva da doença aqui, pela lente de Georgie Wileman.

Ementa Semanal!

Bom dia! Aqui vai a minha sugestão para esta semana.

2ª feira
Jantar: Arroz de peixe

3ª feira
Jantar: Coxas de frango com mel, soja e sementes de soja acompanhado com puré de batata e feijão verde

4ª feira
Jantar: Moqueca de peixe e camarão com arroz thai

5ª feira
Jantar: Penne integral com frango e molho de natas de soja e mostarda

6ª feira
É feriado! Logo se vê! Ainda nem sei se estarei a trabalhar ou não.

Lanche ajantarado

Ontem foi dia de festa! Partilho com vocês o que fiz para o lanche ajantarado que organizámos para comemorar o aniversário do maridão. Entre sogra, mãe, bivó, irmãos, cunhados e sobrinhos éramos 30! As minhas cunhadas colaboraram e todas trouxeram um contributo para o lanche, assim como a minha mãe e a minha avó! Estive tão ocupada a preparar tudo e tão entretida na festa que nem uma única fotografia tirei!! Vou ver se entre todos alguém se lembrou.

Bolo de anos –  Grande Duchesse encomendado no Califa

Broa e pão
Queijinhos e carnes frias (cunhada)
Pão recheado no forno com queijo e fiambre
Tarte de frango, alho francês e chouriço triturado - (Usei massa quebrada de compra)
Folhados de salsicha (cunhada)
Empada de farinheira, cogumelos e espinafres - (Usei massa folhada de compra)
Croquetes 
Bola de carnes frias (bivó)

Scones
Bolo de frutos secos
Pavlova (cunhada)
Bolo Merengado de Limão (cunhada)
Bolo de chocolate (cunhada)
Triflle de framboesas (sogra)


Se quiserem alguma das receitas enviem email! Boa semana!

Um grande ajudante!


Num fim de semana de festa, com o aniversário do maridão a ser comemorado em nossa casa, uma ajuda extra vale ouro. E o meu Afonso é um mega ajudante de cozinha. Ele adora cozinhar comigo, aprender, ajudar a lavar a loiça e arrumar a cozinha... É tão bom ter ajuda e companhia! Adoro!

25 de novembro de 2017

Bordalo II - uma exposição espectacular

A não perder! Alargaram a data até dia 3 de Dezembro!! Imperdível! Para miúdos e graúdos!! Fomos os 5 e adorámos. E a entrada é gratuita! Estivemos 40 minutos na fila à espera, mas valeu imenso a pena, mesmo na opinião dos meus filhos! O Alexandre nem conseguiu eleger uma obra: adorei todas, disse ele! O Afonso elegeu o macaco da entrada! 


Onde está a Kika?

Apanhado! Trepou a cadeira e pôs-se ao computador!! Malandra mais gira!!


Jantar e cinema a dois!

Fomos de metro até ao Corte Inglês para ver o filme Um Homem de Família. Que emoção de filme. Chorei tanto abraçada ao meu marido. Que filme bom e bonito com tanta realidade, com a nosss sociedade ali exposta, com tantos sentimentos ali misturados... Gostámos os dois muito. 



Depois dono a pé experimentar um novo restaurante italiano, muito bom e muito giro. Jantámos, conversámos e bebemos um bom vinho.


Sem pressas, fomos a pé para casa, aproveitando o fresco da noite e pondo a conversa em dia. Foi bom e precisamos mesmo destes momentos a dois! São fundamentais para a nossa boa disposição e sanidade mental!!

24 de novembro de 2017

Fui ao Colombo hoje de manhã...

... E sobrevivi, mas não foi fácil... Que loucura! Eu a pensar que era dia de semana e que logo de manhã estaria tranquilo. Só queria ir ao Continente comprar uns brinquedos para os meus sobrinhos. Arrependi-me mil vezes, mas já está! E fugi de lá para fora, que aquilo estava um pandemónio! 

23 de novembro de 2017

Um murro no estômago

Lembram-se de ter partilho aqui com vocês que a filhota mais nova de uns amigos tinha cancro... Pois bem, foi em Outubro de 2016, e até ao dia de hoje ela lutou, combateu, fez quimioterapia, radio, operações, transplantes, imunoterapia... tudo o que se possa imaginar. Viveu este último ano praticamente no IPO. Tinha 2 anos quando começou esta luta, venceu sempre todas as batalhas, superou sempre as expectativas... sofreu muito, mas conseguiu sempre vencer com a força dos pais e das manas mais velhas, que também têm sido verdadeiras guerreiras nesta história... Mas hoje o pesadelo voltou com grande força. Fizeram-lhe exames, por causa de uma dor, e as ecografias revelaram o pior. O cancro voltou e em força e está metastizado por todos os órgãos. Só me apetece chorar. Tenho o estômago embrulhado. É cruel demais... É duro demais. Tão triste. Estou sem palavras. E, de repente, quaisquer mini problemas que possamos ter desaparecem... 

Presentes de Natal

Estou cada vez menos consumista e ao olhar para o quarto dos meus filhos sinto que não precisavam de receber nada no Natal. Não têm loucuras de brinquedos, até porque pelo menos 3 vezes ao ano faço uma limpeza e oferecemos brinquedos, mas mesmo assim acho que têm demasiado... E como uma família enorme como a nossa é difícil controlar tudo o que recebem, mas há alguns truques que ponho em prática: guardo sempre alguns presentes para dar ao longo do ano numa altura que estejam doentes ou que precisem de um mimo/ compensação extra (na loucura dos dias de Natal há sempre alguns que eles se esquecem pouco depois de abrirem) e separo outros para oferecer a instituições porque percebi que não adoraram... Todos ainda dentro da embalagem, novinhos em folha.


Com uma família grande, com três filhos, afilhados e sobrinhos e cunhados os presentes são comprados com antecedência e com critério. Todos os anos faço uma nova página de Excell onde aponto os gastos... E assim, à medida que vou comprando, vou vendo se estou dentro do orçamento estipulado... E comparo também com as listas dos anos anteriores o que dei nos Natais passados e o valor gasto. Esta é a forma de eu e o meu marido nos organizarmos, uma vez que temos a lista partilhada no Google Drive e quem compra aponta e fica logo actualizado, se bem que sou sempre eu a comprar quase toda a totalidade dos presentes. Entre os cunhados, e como somos muitos, já aqui contei que sorteamos entre todos e a cada um calha apenas um irmão/ cunhado... 

22 de novembro de 2017

Filho grande do meu coração!

O meu filhote mais velho vinha todo contente da escola com suas notas: Muito bom a Português, a Matemática e a Estudo do Meio. E Bom a expressões plásticas. Só esta nota é que o deixou mais triste, mas eu fi-lo ver que Bom é bom: quando dizes que o jantar está bom é positivo, não é? E dizia ele: mas muito bom é melhor! Tenho sempre muito bom a tudo menos a expressões...  e eu a pensar que ele saiu a mim nos trabalhos manuais... disse-lhe que ele pode sempre melhorar, claro, mas que bom é bom!! E que o importante é continuar a ser interessado e curioso, a trabalhar, a fazer os trabalho e a estar atento nas aulas. 

21 de novembro de 2017

A Marisa faz magia...

... Mas não consegue tudo sozinha e precisa da nossa ajuda! Ainda não nos conhecemos pessoalmente, está para breve, mas sou amiga da Associação Mercado dos Santos há tempo suficiente para admirar imenso o que a Marisa faz! 

Domingo a Marisa faz anos, tal como o meu marido, e a Marisa decidiu dar o seu dia de anos a quem mais precisa!! E precisa da nossa ajuda para não chegar a Midões de mãos a abanar!! Deixo-vos a lista dos donativos que fazem mais fala. Obrigada!! 

"
Fraldas
Leite Lata
Leite Normal
Produtos Higiene bebé, criança e adulto
Produtos limpeza
Detergente roupa
Azeite, Óleo
Enlatados
Frescos (carne, peixe, fruta, legumes, carne)

(Podem deixar Scholé (Rua do Godinho 618 Matosinhos, incluindo no Sábado, onde vou estar todo o dia)

E quem não puder entregar pode fazer uma transferência, eu de prenda de anos quero isto, levar uma carrinha carregada de ajuda ( NIB: 004601900060023364155)"

Parabéns, Marisa!! Que tenhas um dia muito feliz, cheio de amor!! Um beijo!