8 de novembro de 2017

Meditação na sala de aula

A professora do meu filho mais velho fez um curso de mindfulness e faz meditação com os miúdos, durante 8 minutos, após o intervalo grande do almoço. Ela fez um curso sobre mindfulness na e informou-se dos benefícios da meditação nas crianças. Na opinião dela, a meditação ajuda os miúdos a acalmarem e a abrandarem depois de duas horas a correrem no recreio. E eu que me estreei na prática da meditação há pouco tempo não podia estar mais satisfeita com esta iniciativa da professora porque acredito que a meditação e as teorias do mindfulness podem ser muito benéficas para todos nós.

Já temos pião em movimento!

Comprei um lançador e o beyblade já gira!!!
A foto é péssima, mas foi a primeira, tirada antes de entrar para a natação!

7 de novembro de 2017

Lamechices desta mãe...

Divido-me entre duas piscinas para ver os meus filhos rapazes nadarem, para ver como evoluem, mas acima de tudo para lhes mandar beijos e retribuir acenos... Ficam tão felizes quando reparam que eu os estou a ver. O rosto ilumina-se, esbracejam, mandam beijos!! Não há nada melhor no mundo que receber o amor dos nossos filhos e ver o brilho nos olhos deles quando nos vêm... hoje fotografei o pequeno Afonso... mas na memória trago-os aos dois... cansados ao final do dia, mas a darem o seu melhor entre treino sério e alguma brincadeira no fim da aula. É uma ginástica grande andar neste leva e trás das actividades,, mas são momentos muito especiais que criam laços e memórias boas, daquelas que ficam para sempre guardadas no cantinho do nosso coração... meu e deles❤️



Alegrias que só as mães sabem festejar!!

Não digo que os pais não fiquem igualmente empolgados com o desenvolvimento das crias, mas só uma mãe festeja entusiasticamente quando um filho faz o primeiro cocó na sanita! E a Kika já fez! Todos os dias vai à sanita na creche e hoje foi a estreia do cocó!! Está a ficar uma crescida. Em casa tentamos o bacio, mas com pouco tempo nosso e pouca vontade dela, que pede sempre para ir à sanita, mas depois assusta-se com as alturas. Mas temos tempo e se tudo correr bem na primavera acabam-se as fraldas lá em casa!! 

Hoje levei a Kika...

... para dormir comigo. E dormimos as duas enroscadinhas uma na outra, eu sempre com receio de lhe pegar a minha constipação, mas sem a conseguir tirar do meu peito. Ontem ela adormeceu bem, na hora do costume, e eu também me fui deitar cedo, adoentada e cansada. Ainda não era meia noite e ela começou a chorar e a chamar. E eu e o meu marido andámos cá e lá até perto das duas... Ela adormecia, acordava, chorava, chamava... A certa altura decidi que ela precisava de mimo e de colo. E que precisávamos todos de dormir. Fui buscá-la, deitei-a comigo e ela enroscou-se a mim. Adormeceu logo, aninhada em mim. Ainda voltou a choramingar e a chamar por mim, mas ao sentir-me ali sossegou de imediato... E se ela agora se habitua? perguntava o meu marido. É um mau princípio, eu sei e espero que não se habitue, mas ontem foi a única solução... 

Meti os pés pelas mãos...

O meu filho mais velho anda desde o início do ano a namorar os beyblades burst!
Combinámos que lhe dávamos um destes novos piões, melhores e mais rápidos do que os anteriores beyblades quando ele tivesse um mês seguido de comportamento exemplar na escola. A professora usa o código das bolinhas de cor para avaliarem diariamente o comportamento e íamos usar isso para o premiar. Ontem foi o dia. Prevenida como gosto de ser já tinha comprado há uns dias, para garantir que ele recebia o seu bónus no dia certo. E aqui está!

Só que não percebi que não trazia lançador, não reparei, e os antigos lançadores não dão... em vez deste de cima deveria ter comprado o que vem com lançador incluído... Mas não o fiz. 
E haviam de ver o desconsolo do meu filho quando abriu e embalagem e não trazia lançador... Lá terei de hoje arranjar um tempinho para ir resolver este assunto. Estamos sempre a aprender e as marcas a inventarem... não era mais simples se os antigos lançadores dessem? É mesmo um disparate, mas enfim... agora não se vendem só lançadores... 

6 de novembro de 2017

Melhor consequência do que castigo...

Não gosto da palavra castigo, apesar de a utilizar mais vezes do que gostaria... Consequência faz mais sentido... E hoje de manhã o meu filho mais velho teve a prova disso. Atrasámo-nos de manhã, hoje que era um dia em que tínhamos de o inscrever numa actividade extra, e ele ficou de fora... Ou melhor, ficou para a segunda data... que não é a data onde se inscreveram os amigos... E ele ficou todo triste, claro... Logo vai ser bom para falarmos sobre o que se passou de modo a que não se repita. Odeio os atrasos da manhã. E o de hoje ainda me enervou mais porque tínhamos falado sobre isto. Enfim. Amanhã é sempre um novo dia para fazermos tudo melhor.

5 de novembro de 2017

Ementa Semanal

Aqui está mais uma ementa para os próximos dias, numa semana em que não vou ter apoio da minha mãe para algumas das actividades extra curriculares porque ela vai em viagem durante 15 dias. Mas cá nós organizamos. Boa semana e bom apetite!


2ª feira:
Jantar: bacalhau, cenuoura e alho francês à Brás com salada de tomate 

3ª feira:
Jantar: lasanha com salada de alface e tomate  

4ª feira:
Jantar: frango assado com legumes ( abóbora, cenoura, courgete, cebola e funcho) com arroz de gengibre ( basta ralar o gengibre fininho e fritar com o azeite e alho e depois juntar o arroz) 

5ª feira:
Jantar: carne estudada com cenoura, puré de batata e feijão verde cozido

6ª feira, 
Jantar: arroz de peixe com espinafres 

Sábado e domingo
Já sabem que por aqui não planeio refeições ao fim de semana, comemos fora, aproveitamos sobras, faço ovos e tostas. 

4 de novembro de 2017

Brinquedos a 50% no Continente

Só de imaginar a loucura, os atropelamentos, as filas, a ânsia dos pais... só de pensar o que se passou nos anos anteriores, que até pancadaria envolveu, pessoas a roubarem brinquedos... só de pensar até fico mal disposta. E para quê? Para atafulharem os filhos com mais brinquedos? Brinquedos comprados na sofreguidão do que está disponível? Brinquedos que vão amontoar-se em quartos já cheios de brinquedos?! Brinquedos a que as crianças não ligam!! Faz-me impressão esta loucura, esta sociedade cheia de coisas, estas crianças com tantos brinquedos que nem sabem com o que brincar. E os meus filhos também têm mais brinquedos do que deveriam e eu gostaria. Mas cada vez sou mais selectiva e aproveito todas as oportunidades solidárias para escolher brinquedos para oferecer. Chego a dar brinquedos que nunca saíram das embalagens, brinquedos completamente por estrear. Porque se os meus têm demais ainda há os que têm de menos, mas quase que apostava que não são filhos dos pais e mães que andavam hoje a disputar brinquedos em promoção. Cada um sabe de si e não estou a julgar ninguém, mas esta sociedade de consumo está a cair num excesso... ontem, aproveitando a ida às Amoreiras para irmos ao cinema o meu marido foi à loja da Merrel por causa de uns atacadores elásticos de uns ténis que se partiram. A marca não vende atacadores. E dizia o empregado: mas pela descrição da cor dos ténis também já são antigos... e diz o meu marido: têm uns 2/3 anos mas estão novos, só partiu mesmo o atacador elástico! E insista o empregado: já são bem antigos!! Eu tive de me vir embora para não me passar com o empregado!! É tudo para usar uma estação e deitar fora!?? Mas está tudo maluco?!! Uns ténis em pele!! Não aguento e estas situações cada vez me irritam mais. O dinheiro custa a ganhar. E parece que hoje em dia já ninguém dá valor a nada. Não gosto desse espírito. E não quero criar os meus filhos assim. Quero que eles saibam o que custa a vida, que dêm valor às coisas, que estimem o que é deles... 

Mais um aniversário


As famílias grandes tem disto, andamos sempre em festa! Hoje juntámo-nos para comemorar o 1º aniversário da Mimi, neta de uma prima direita do meu marido! É giro porque os primos mais velhos, na casa dos cinquentas e tal, já começam a ser avós de crianças que são da idade dos nossos filhos mais novos! As famílias grandes têm destas coisas. Eu que venho de uma família mínima adoro a animação das famílias grandes. Há sempre festas, crianças, boa conversa, brincadeiras e convívio!
Parabéns, Mimi!! 

Programa de sexta-feira à noite

Apesar da minha constipação não quisermos cancelar o programa que já tínhamos combinado a dois: ir ao cinema! E lá fomos, deixando os filhotes com a minha mãe na nossa casa. Para nós, funciona melhor assim e é a avó que se desloca. Gostámos bastante do filme e apesar do cansaço, nenhum adormeceu. Recomendo! 

3 de novembro de 2017

Constipada, com sono e com mau humor...

... A noite foi terrível. A Francisca acordou às 4 da manhã e depois foi o inferno... Gritava, acho que estava com pesadelos, estava transtornada, chamava por mim, depois não me queria lá, estava agitada, foi o pai que ficou a dormir com ela... Eu cheia de tosse, de dores de cabeça, a pingar do nariz... Dormimos muito mal, acordei exausta e a sentir-me amassada e adoentada... E os rapazes não se queriam vestir, estavam a implicar, queriam jogar à bola e eu sem paciência nenhuma... A avisar, a avisar... Foi uma mistura explosiva e uma péssima maneira de começar o dia... Enfim. Há manhãs assim, que todos queremos que não aconteçam, mas acontecem... 

1 de novembro de 2017

Dia de Todos os Santos

Feriado com toda a família em casa, mais uma visita especial: uma das madrinhas da Francisca, a querida B. E como a Francisca é louca pela B. eu tive mais descanso para ler uns guiões que tinha de ler, para organizar coisas em casa, para irmos todos com uma ajuda extra ao treino do Afonso no Benfica...


Ao regresso, a B. ajudou com os banhos e eu preparei o jantar com calma. Às 21h estavam todos a dormir, que continuam com a hora antiga... e a B. regressou a casa, que amanhã é dia de aulas e o 10º ano é para levar a sério!