31 de outubro de 2017

Hoje tivemos...

Pão por Deus, trazido pelo Afonso, cumprindo a tradição portuguesa...


E tivemos uma festa de Halloween na escola do filhote mais velho, que foi muito gira, divertida e com as crianças felizes... principalmente porque, como dizia o meu filho: "estavas lá, mãe!" A festa foi organizada pelo CAF da escola, com grande empenho dos pais que levaram os enfeites, o lanche com todas as guloseimas que os miúdos adoram e, mais importante, estiveram lá com eles!! 

Bom feriado!! 

Logo temos desfile de vassouras!

E festa do Halloween para pais e filhos na escola do filho mais velho!


(Só o pequeno Afonso ficou desconsolado porque tal como o irmão, também quis ir mascarado para a escola, e quando lá chegou a educadora mandou-o despir o fato de homem aranha, que ele usava com tanto orgulho, porque lá na escola não se festeja o Halloween... Tentei consolá-lo, dizendo que logo temos a festa na escola do mano... Mas já sei que nos próximos dias vamos voltar às lágrimas, e vai voltar a dizer que não gosta da escola dele e que quer ir para a escola do mano...)

30 de outubro de 2017

"Irmãos sem Ciúmes"

Recomendo mesmo aos pais de mais do que um filho a leitura deste livro. Já tinha lido o livro "Como Falar para as Crianças Ouvirem e Ouvir para as Crianças Falarem" das mesmas autoras e já percebi que vou ter de o reler... Ontem como deitei os miúdos bem cedo, ainda com o ritmo da hora antiga, fui para a cama e devorei logo metade... "Com base nas experiências familiares e nas centenas de workshops que organizaram, as autoras desenvolveram ferramentas simples mas surpreendentemente eficazes para reduzir os conflitos e incentivar a cooperação entre irmãos. Com diálogos expressivos e deliciosas tiras de banda desenhada de apoio, mostram: como ajudar as crianças a exprimirem os seus sentimentos sem se magoarem; como tratar as crianças de forma diferente mas justa; como promover a cooperação em vez da competição; como ajudar o bully e a vítima; como diminuir as disputas e motivar os irmãos conflituosos para que trabalhem nas suas próprias soluções. Irmãos Sem Ciúmes oferece dicas inovadoras sobre a relação entre irmãos e mostra como podemos incorporar essas ideias no nosso dia-a-dia."


E se por um lado é reconfortante revermo-nos em algumas situações, os nossos filhos não são os únicos que se insultam e batem, por outro dá uma angústia... É uma responsabilidade tão grande educar os nossos filhos, as nossas acções vão marcá-los tanto para toda a vida, marcar a relação entre os irmãos... Claro que todos sabemos a tarefa que temos em mãos ao sermos pais, mas ler testemunhos de irmãos que por coisas simples e feitas sem maldade dos pais ficaram magoados para sempre... E dizemos tantas coisas mal. Falamos irreflectidamente, tantas vezes. Respondemos à pressa... Está a ser muito bom ler este livro, há aspectos que já tinha lido de forma sucinta no  "Como Falar para as Crianças Ouvirem e Ouvir para as Crianças Falarem", há coisas que eu já devia saber, há erros que eu já não devia cometer... Tenho 3 filhos e uma responsabilidade gigante para cada um e um papel fundamental na relação deles. E apesar de tudo o que eu mais desejo ser que eles sejam amigos e se dêem bem tenho feito tantas coisas erradas... O bom é saber que é possível mudar, que pequenos gestos, pequenas atenções nas palavras que usamos podem fazer toda a diferença na relação com eles e na relação entre eles... Recomendo mesmo a leitura, é um livro que se lê de um só fôlego, mas estou tentada a fazer cábulas que me serão úteis no futuro. 

Ementa Semanal

Boa semana e bom apetite!

2ª feira
Jantar: Arroz de frango com leite de coco com acelgas salteadas em azeite, alho com amêndoas

3ª feira
Jantar: Almôndegas de carne com esparguete 

4ª feira
Feriado
Almoço: Arroz de couve com entrecosto assado com mel, alecrim e laranja (sobrou do fim de semana e está congelado, vou desfiar e juntar ao arroz para aproveitar)
Jantar: Salmão assado no forno com funcho e batata salteada

5ª feira, 
Jantar: Biryani de borrego com bimis salteados em azeite e alho (adoramos estes talos, lá em casa somos completamente fãs)

6ª feira, 
Jantar: Lasanha de atum com salada mista

Sábado e domingo
Este fim de semana temos várias festas e convívios, pelo que não faremos nenhuma ou quase nenhuma refeição em casa!

29 de outubro de 2017

Nova semana, novo mês, novo projecto profissional!!

Amanhã entro para um novo projecto, uma nova equipa, uma nova história para criar e contar! Espero que corra bem, que seja um bom desafio profissional e pessoal!

Por aqui ainda estamos no horário de verão!!

Acordaram os três às 6 da manhã, antigas 7, mas também os deitei às 20h, antigas 21, a hora deles e adormeceram todos... ainda estamos todos na hora antiga e sei pela experiência dos anos anteriores que vamos andar assim trocados uns dias... 

Fomos redescobrir o Parque da Serafina!!

E está espectacular!! Adorei!! De manhã fomos com a minha comadre, o meu afilhado e a filhote de 6 anos. Mas como tínhamos as bicicletas com pneus furados não as levámos e os rapazes ficaram tristíssimos quando viram a zona de condução, estradas, semáforos, rotundas... ficou prometido que depois de almoço íamos arranjar as bicicletas e íamos lá. E assim foi. Uma manhã e uma tarde perfeitas, num dia de Outono luminoso e ainda a cheirar a verão...

Leitura de sábado à noite!!

Obrigada C. pelo empréstimo!! E por todas as partilhas de ideias em relação ao tema da Parentalidade Positiva!!

27 de outubro de 2017

Dia de greve da função pública...

... É dia de filho único para o meu mais velho!! Como tinha quase a certeza que a escola dele não ia ter condições para abrir organizei «-me para hoje ficar a trabalhar a partir de casa. Assim, consigo acabar o que tenho de fazer (hoje fecho uma série e na segunda feira mudo para um novo projecto), mas estou aqui com ele, vamos almoçar com o pai, buscar ao fim do dia os manos à creche e vou levá-lo ao piano, actividade a cargo da avó, e conhecer o professor deste ano, que ainda não tive oportunidade de conhecer! Prevejo uma boa sexta feira!

26 de outubro de 2017

Ainda sobre o meu filho mais velho e a catequese

aqui tinha partilhado que este ano o nosso filho mais velho disse que não queria ir à Catequese. Eu acho que ele devia ir até porque ele tem questões bem pertinentes: "não acredito que Jesus ressuscitou!" que só um catequista lhe pode explicar. Mas hoje dizia-me, enquanto eu voltei ao assunto: se tu andaste na catequese podes ensinar-me essas coisas de Jesus e da Igreja que achas importantes. Eu respondi que também sei ler e escrever e que não é por isso que ele tem aulas comigo, em casa, em vez de ir à escola. Expliquei que os catequistas têm (ou devem ter, pelo menos) o dom de explicar Jesus às crianças... Não o consegui convencer. Mas disse que gostava de experimentar as aulas de religião e moral na escola. Que a amiga Marta andava lá e até faziam passeios (leia-se peregrinação a Fátima) e que o melhor é que nesses passeios dão croquetes e batatas fritas! Portanto, se o meu filho descobrir a fé será por causa dos croquetes! Fora de brincadeiras somos uma família Católica, eu e o meu marido somos crentes, baptizámos os nossos filhos e eu acredito que a Fé em Deus é algo importante na nossa vida. Não temos ido à Missa ao Domingo, mas eu sinto sempre que os dias correm melhor depois dessa comunhão, desse momento de união... até porque a nossa paróquia tem uma missa linda para crianças. Mas nem sempre consigo arrastar a tropa... É uma falha, eu sei... Algo a trabalhar. Agora estou a ler um livro sobre A Palavra de Buddha porque a prática de meditação onde fui tem na sua  base a meditação budista e eu fiquei curiosa em saber um pouco mais.

Vale a pena ler o artigo e reflectir!

Reflexões

Acredito que as pessoas não surgem por acaso na nossa vida. E acredito ainda mais que aparecem nos momentos certos. E é muito bom quando ao chegar aos 40 anos ainda encontramos novas pessoas que entram nas nossas vidas e que lhe acrescentam significado. E assim, através de uma nova amizade, tive contacto com a minha primeira prática de meditação. Um momento de paragem, comigo mesma, de relaxamento, de paz de espírito. A descoberta de um possível caminho em direcção a uma vida mais calma e mais consciente... 

25 de outubro de 2017

Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos

Já aqui escrevi várias vezes sobre a Marisa e sobre a  Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos, por isso, lanço o pedido a todas as leitoras do Norte para que façam chegar à Associação, o que eles mais precisam para poderem ajudar quem ficou sem nada! Quem está longe e quer contribuir, tem o NIB para onde podem transferir o montante que pode dar. Mesmo que seja pouco, se formos muitos a ajudar já faz a diferença! E podem ficar descansados que tudo o que derem para esta Associação, chegará ao destino!