Obrigada, BIC, por nos enviares tanta cor! Para os trabalhos da escola do Alexandre, para os desenhos do pequeno Afonso e para os rabiscos da Francisca! Lápis, canetas de feltro, lápis de cera e lapiseiras! Tudo pensado para estimular a criatividade dos mais pequenos!
9 de outubro de 2017
Ementa semanal
Boa semana e bom apetite!
2ª feira
2ª feira
Jantar: Pernas de frango assadas no forno com batatinhas, cebola e abóbora
3ª feira
Jantar: Lasanha com salada (A pedido dos meus rapazes, saem sempre da natação a sonhar com lasanha de carne...)
4ª feira
Jantar: Lombos de pescada com molho de camarão (natas de soja misturadas num pacote de sopa de camarão) em cama de espinafres. Acompanha com puré de batata e cenoura
5ª feira,
Jantar: Carne de vaca estufada com cenoura. Acompanha com esparguete e esparregado.
6ª feira,
Jantar: Massa com atum, tomate e azeitonas
Sábado e domingo
A definir. Dou nova vida às sobras da semana, faço ovos de várias maneiras, comemos tostas e saladas... Simplifico ao máximo!
Dúvidas e inquietações de mãe...Parte2
Já sei o motivo das lágrimas que sufocam o meu filho Afonso para ficar na escola de manhã... Quer ir para a escola do irmão mais velho. Lá conseguimos que ele nos dissesse o que o inquieta tanto e ele disse. Ponderámos mudá-lo este ano para o primeiro ano do Jardim de Infância da escola do irmão, mas achámos que ele ficaria muito mais resguardado na IPSS onde está e onde anda a irmã. Até o filhote grande achou que a escola dele é muito grande para o mano... Optámos deixá-lo no mimo da escolinha, com a educadora dele que é 5 estrelas, com as auxiliares que o conhecem bem... Tem tempo de crescer e de dar o salto para uma escola onde há 540 miúdos... onde não há tanta atenção... Mas ele está numa ânsia de crescer para acompanhar o mano, quer ler e escrever como o irmão e ser crescido como ele. Está em esforço para acompanhar o irmão e desconsolado por não andar na escola dos crescidos... E hoje, mais uma vez, ficou lavado em lágrimas...
Fim de semana prolongado... a roçar a perfeição!
Tudo em família! 5 adultos, 4 crianças, um adolescente e um labrador! 4 dias de sol, muito calor, os miúdos numa liberdade total a brincar todo o dia fora de casa a andarem de bicicleta, de baloiço, a apanhar amêndoas e avelãs, a comer dióspiros das árvores, churrasco ao almoço, salada de pimentos acabadinhos de assar, jantares, petiscos e boa conversa acompanhada com bom vinho, pela noite dentro, com a lua cheia a iluminar a Serra da Estrela... Tão bom! Foram mesmo quatro dias perfeitos! No fim, mais uma vez dizia o Afonso: por que é que não vivemos todos nesta casa com os tios e os primos? não quero ir para Lisboa... Ter 10 hectares de pura liberdade faz toda a diferença para os miúdos, que jogam às escondidas no meio da vinha, fazem corridas de bicicleta, andam o dia todo a mexer na terra, a subir à figueira, a andar de tractor, a regar as plantas, a jogar à bola com laranjas caídas ao chão... O dia todo a inventar brincadeiras, a serem crianças... Não temos televisão, não há brinquedos, apenas o campo e toda a quinta para explorarem! E não há melhor! E a Kika sempre atrás deles, e eles sempre cuidadosos com a pequenina, que está cada vez mais desenvolta... Pais e filhos felizes, sem pressas, sem stress, sem horários...
4 de outubro de 2017
Dúvidas e inquietações de mãe...
Por que é que de repente choras até ao sufoco para ficar na escola? Por que é que de repente choras a manhã toda choras ao almoço e só acalmas na hora da sesta? Por que é que de repente nem eu, nem o pai nem a educadora percebemos o que se está a passar contigo? Por que é que de repente chamas por mim todo o dia na escola? Por que é que de repente não brincas com os teus amigos, sem que nada se tenha alterado nem em casa nem na escola? Por que é que de repente só consegues e mal dormir na nossa cama? Por que é que de repente estás invadido de pesadelos e insónias? O que é que se passa, querido filho? Sempre foste feliz na creche e no Jardim de Infância, sempre gostaste da educadora, dos amigos, da auxiliar... Não consigo perceber o que te vai no coração e te deixa com essa tristeza... Todos os dias desta semana foram assim, cheios de lágrimas, de despedidas forçadas e aos soluços... E ficas tu num pranto e saio eu com o coração a chorar, principalmente porque sei que não têm sido lágrimas passageiras, daquelas que secam mal a mãe vira as costas, mas uma agonia que te acompanha até meio do dia, numa carência e tristeza de partir o coração de quem te vê. A educadora tem dado todo o colo e carinho possível, tens levado brinquedos, mas nada tem sido suficiente... Esperemos que um fim de semana de 4 dias ajude a acalmar esse coração...
3 de outubro de 2017
Pais e mães!
Toca a namorar em frente das crianças!! Diz este estudo diz que namorar e trocar carinhos em frente dos filhos faz bem. Os meus ficam envergonhados e fazem caretas, mas diz este estudo que ajuda até na saúde deles. Vamos lá, namorar sem desculpas e sem culpa!
Um desabafo
Por que é que na canseira dos dias e das rotinas, na exaustão de adormecer os filhos mais novos, nas noites mal dormidas e interrompidas com choros, pesadelos e xixis... Por que é que não guardamos o melhor de nós para os que mais amamos? Como é que nos deixamos desgastar durante o dia e às vezes, mais do que aquelas que gostaríamos, lançamos palavras mais bruscas a quem amamos, a quem está ali ao nosso lado, ao nosso parceiro de equipa...? Quando finalmente a casa está em silêncio, os filhos dormem, a loiça está na máquina, as mochilas e roupas estão preparadas para o dia seguinte, a mesa do pequeno almoço está posta e... e o que resta de nós, tantas vezes apenas cansaço e sono... e rabugice, sim, para mal dos meus pecados (e do meu marido) fico rabujenta, rabujenta de sono e de cansaço... Ontem foi assim. Hoje sei que será melhor. O que eu queria era ser sempre a melhor versão de mim mesma... e não a versão rezingona e cansada...
O meu mini super ciclista! 💓
O meu filho de 4 anos adora andar de bicicleta. Já adorava a sua bicicleta sem pedais e a transição para a bicicleta normal foi um pulo. Quem me lê sabe que nunca pusemos rodinhas aos nossos filhos, que treinam o equilíbrio em bicicletas sem pedias e depois é só começar a pedalar... E o meu Afonsinho adora andar de bicicleta e todos os dias, ao final da tarde, vai a pedalar até à escola do mano grande...
... E sempre que andamos nas nossas voltas pelo bairro (ir ao pão, supermercado, ir ao parque ou à farmácia) lá vai ele sempre na sua bicicleta. Tem liberdade para ir à minha frente e sabe bem as regras de segurança: atenção às garagens dos prédios a meio dos passeios e esperar sempre afastado da passadeira, porque só atravessa as estradas comigo. E lá vai ele todo contente, sempre de capacete, e cada vez com mais destreza e a desfrutar mais do passeio!
2 de outubro de 2017
Ementa Semanal
Esta semana tem um feriado e uma sexta feira que pede fim de semana prolongado. Ainda não sabemos se conseguimos dar uma escapadela... Mas fiz só a ementa a contar com os primeiros dias da semana.
2ª feira
2ª feira
Jantar: Esparguete integral com frango desfiado (sobras do frango que assei no fim de semana), molho de tomate e azeitonas
3ª feira
Jantar: Chop Suey de frango
4ª feira
Jantar: Caril de pescada e camarão com espinafres, acompanha com cuscus.
5ª feira, 6ª feira, Sábado e Domingo
A fazer figas para conseguirmos dar um salto até ao Norte de Portugal!
Gostam de um bom vinho tinto?
Experimentámos o Beyra Reserva na Sexta feira ao jantar e ficámos rendidos. Não conhecíamos e é mesmo muito bom!
É estar atento às promoções nos grandes supermercados, que de vez em quando está com bons preços.
Domingo em família!
Duas das irmãs da minha sogra vão desfazer-se da casa que tem de férias e de fim de semana, e que era a casa onde 3 a 4 vezes no ano reuniam os irmãos, sobrinhos, sobrinhos netos e sobrinhos bisnetos em almoços que acabavam sempre já depois de jantar... Uma casa às portas de Lisboa, no meio do pinhal, entre a praia e o campo, onde os miúdos brincam no jardim e andam de bicicleta nas ruas à volta... Ontem despedimo-nos da casa, num almoço tardio para todos poderem ir votar... Éramos mais de 50, entre adultos e crianças, e foi tão bom. O dia estava de verão e entre cervejas, vinho bem fresco, petiscos e boa conversa passámos um dia muito bom em família, que terminou com os meus filhos, já de pijama, no carro a dormir de volta a Lisboa. Perguntava o meu filho mais velho: e agora onde fazemos as almoçaradas? Temos outras casas para nos reunirmos, mas esta era especial... Todos nos sentíamos lá bem e todos a sentíamos um bocadinho nossa, porque as tias sempre fizeram questão que nos sentíssemos em casa... Almoços demorados, dias sem pressa, tardes e tardes à conversa com os gritos e gargalhadas das crianças, que nunca saíam de lá já jantadas... Acredito que a casinha, como sempre foi chamada, vai ficar na memória dos meus filhos mais velhos... E são memórias boas da infância, memórias de família... De uma família grande e generosa que gosta de se reunir só porque sim, porque é bom estarmos juntos!
Conquistámos o Castelo De São Jorge!
Sábado rumámos ao Castelo de São Jorge. Estava um dia absolutamente lindo e perfeito. Uma temperatura fantástica e uma luminosidade única de Lisboa. Saímos de casa e apanhámos o metro. Logo aí, está feita a festa para os meus filhos. Saímos no Terreiro do Paço, que tem elevador de acesso à superfície. Aí, apanhámos um Tuc Tuc eléctrico que nos levou ao Castelo! Tão fixe! Adorámos! Negociámos o valor e lá fomos nós. A Francisca adormeceu ferrada ao meu colo. Chegámos ao Castelo. Não tivemos fila nem pagámos porque somos residentes de Lisboa. Basta apresentar o Cartão de Cidadão e a senhora leu o chip na máquina. Passeámos por lá e eles adoraram, especialmente a parte dos canhões.
Depois, descemos a pé e parámos no Chapitô para um lanche... e uma sangria branca divinal para os pais! Continuámos a descer até ao Terreiro do Paço, que estava transformado num enorme campo desportivo, cheio de atracções e várias modalidades, que os miúdos podiam e deviam experimentar, no âmbito da Semana Europeia do Desporto. Que linda estava a nossa cidade! Sei que há muitas reclamações contra o excesso de turismo, mas a verdade é que há 15 anos, quando eu saí de casa dos meus pai e tive a minha primeira casa, ao lado da Sé de Lisboa, ao fim do dia e ao fim de semana não se via vivalma, não havia um café aberto, a cidade estava às moscas e a morrer... E hoje em dia há vida, há alegria, música, comida de rua, gente a passear e a aproveitar a cidade.
P.s: O melhor de tudo foi, no final do dia, ouvir os meus rapazes dizerem que o dia tinha sido: muito fixe!!!
P.s: O melhor de tudo foi, no final do dia, ouvir os meus rapazes dizerem que o dia tinha sido: muito fixe!!!
Programa duplo! Tão bom!
Na sexta feira foi noite de programa. Estamos a tentar instituir uma saída semanal a dois ou com amigos... Precisamos disso, agora que a Francisca já fica melhor sem mim. Estivemos os últimos dois anos praticamente sem vida social de adultos e está na altura de a recuperamos! Por isso, sexta fomos jantar ao Butchers e depois fomos ver o Avenue Q. Gostei bastante do Butchers e achei que tinha uma boa relação qualidade preço. O espaço é giro e amplo, já conhecíamos do Petra Rio, e as mesas estão agradavelmente separadas umas das outras, o que acontece cada vez menos... O Avenue Q superou as expectativas. Como vos tinha dito aqui já tinha visto o musical em Londres, mas a adaptação para Português está absolutamente maravilhosa. Vão todos ver. Vale imenso a pena. Está muito bem feito e saem de lá super bem dispostos, depois de quase duas horas a rir!
Subscrever:
Mensagens (Atom)


