29 de setembro de 2017

Na escola do filho mais velho não há Associação de Pais...

Na escola do filho mais velho não há Associação de Pais porque ainda está em processo de insolvência a antiga, que era modelo a nível nacional, mas que já não existe há dois anos... Mas há um pai holandês e um pai português que não aceitam que os pais não tenham voz. Estes dois pais organizaram-se e fizeram chegar à direcção todas as questões que os inquietavam, a eles e todos os outros. Não são uma Associação formal e legal, mas atraíram os outros pais, criaram um grupo para discutir tudo o que não está bem na escola. E representam os pais junto da direcção da escola, da direcção do agrupamento, da  Junta de Freguesia (que tutela as auxiliares e o CAF) e do ministério da educação. 

Porque o que não podemos é mandar os miúdos para a escola e achar que o que se passa lá dentro não é problema nosso. E não imaginam o que estes dois pais inicialmente sozinhos conseguiram... Mudanças não só na nossa escola, mas nas outras duas do agrupamento. Trabalham em conjunto com as duas outras Associações de Pais e defendem os interesses dos nossos filhos. Nem sempre as decisões das direcções são as mais acertadas, principalmente quando há mudanças de directrizes e implementações novas, como foi o caso dos 30 minutos a menos de tempo lectivo, mas se os pais se souberem fazer ouvir, com bons argumentos, respeito e bom senso, consegue-se chegar ao diálogo com as direcções. E aí temos uma escola feita de alunos, pais, professores e directores! 

Para facilitar a comunicação entre todos cada turma tem um pai que representa os restantes... O importante é estarmos todos envolvidos e melhorar o que for necessário. Quanto melhor for a escola, quanto mais empenhados estiverem os pais, melhor se sentirão os nossos filhos. E para eles é importante saberem que nós nos interessamos pelas suas questões.

28 de setembro de 2017

Mais uma noite terrível...

Escrevi esta semana aqui e volto a escrever... Têm sido umas noites terríveis. A Francisca começou a acordar às 3 da manhã, a chamar por mim, e lá andámos, eu e o meu marido, a caminho do quarto dela até perto das 5 da manhã... Não precisava de nada, não queria nada, só queria a mãe ali ao lado...  Eu chegava lá, ela deitava-se, eu ficava ali um bocadinho, ela adormecia, eu saía... Deitava-me, estava a fechar os olhos e ouvia: mãe, mãe, mãe! Andámos nisto toda a noite. A minha vontade era deixá-la a chamar por mim até se cansar, mas vai subindo de tom até gritar e acordar a casa toda... Quando é que esta miúda vai dormir a noite toda?! Ela vai fazer 21 meses?!!!! 20 meses?!! Deitei-me com dor de cabeça e acordei com dor de cabeça e com humor de cão... Por favor, filha. Dorme. Tu sabes dormir. Ainda ontem, a auxiliar que está com ela desde o berçário, me dizia: A Kika nunca fez fita nem chorou para dormir, dorme sempre bem, tranquila, adormece sozinha em paz e feliz... E é isto!

27 de setembro de 2017

Sexta feira vamos fazer um programa de adultos!

Vamos ver a versão portuguesa do Musical Avenue Q.


Estou curiosa com a adaptação.


Vi este musical em Londres há 11 anos quando fui fazer um curso. Na altura, amei! Quem me recomendou foi uma das pessoas que agora traduziu e adaptou para Português. Deixo-vos um cheirinho do original da Broadway.


Vale mesmo a pena espreitar!


Quando vemos a peça deixamos de ver os actores e a nossa atenção fica só nos bonecos. É incrível! Espero gostar tanto da versão Portuguesa como gostei da que vi no Soho, com o meu namorado... agora maridão! Foi há tanto tempo, éramos tão mais novos... Parece que foi noutra vida!

Ups! Uma falha imperdoável!

Estava eu a ler este blog e senti uma enorme vergonha, de mim, claro. Nunca levei os meus filhos ao Castelo de São Jorge! Como é que é possível. É uma falha tão grande. Já falámos algumas vezes, mas ora estava muito calor, ora estava a chover, ai o estacionamento, vamos para a semana, para a semana temos 5 aniversários, vamos depois... E até hoje, não aconteceu! Quem nos segue sabe que passeamos muito em Lisboa, vivemos perto do centro, já os levei de comboio, eléctrico 28 e cacilheiro, andamos muito pela zona ribeirinha, adoramos mostrar-lhes a cidade, viver a cidade, a pé ou de bicicleta, levo-os aos Santos Populares, ao Chiado, à Bica... Vamos à praia, ao teatro e ao parque infantil. Fazemos pic nics, levo-os a andar de skate e de patins! Vamos almoçar e jantar fora... Andamos sempre a passear, mas nunca os levei à colina do Castelo. Nunca os levei ao Castelo de São Jorge nem ao Chapitô, mesmo ali ao lado... A ver se deste Outono não passa! 


E como residentes em Lisboa estamos isentos de pagamento! Não há mesmo desculpa!

Este programa arruína qualquer dieta!

Mas eu sou tão, mas tão fá do Masterchef Australia e daquele júri absolutamente maravilhoso que já estou colada ao ecrã. Nem sabia que ia dar (vejo tão pouca televisão e foco-me mais em séries gravadas) e foi cuma boa surpresa. É um programa tão bem produzido, com tudo o que é preciso para um bom entretenimento! Adorava entrar no Masterchef Austrália! Nem que fosse só para conhecer aqueles 3!


O pior é a fome que uma pessoa tem a ver aqueles pratos mágicos e com um aspecto divinal!
Todos as noites na Sic Mulher, já lá está a 9ª temporada!

26 de setembro de 2017

É isto que queremos para as nossas filhas e filhos?

Joana Amaral Dias, candidata à Câmara Municipal de Lisboa defende que “a forma de mandar uma mensagem clara à sociedade para dizer que não queremos ser apalpadas nos transportes públicos e que queremos ser respeitadas passa por criar zonas específicas para as mulheres no metro ou nos autocarros”. Na minha opinião, isto é completamente absurdo, retrógrado... As mulheres conquistaram o seu espaço entre os homens, fazendo-se respeitar, impondo limites e agora voltamos à separação por sexo? No Cairo, eu e o meu marido entrámos para zonas diferentes da Mesquita... Os homens na grande ala central e as mulheres encafuadas num canto numa sala com as crianças todas a chorar e a espernear. Eles defendem que é para os homens não se distraírem com as mulheres durante o culto. Respeito. Faz parte da tradição do Islamismo. Mas não da nossa. Também vamos pôr lenços a tapar a cabeça e o decote para evitar algum olhar lascivo? Eu acho isto um retrocesso... Podem ler mais aqui sobre as propostas da candidata. O que é que pensam sobre isto? Além da própria Joana Amaral Dias ainda não ouvi nenhuma mulher dizer que acha bem esta proposta! Há um problema de transportes públicos na hora de ponta que se resolve com mais carreiras e mais carruagens de metro, e não com zonas específicas para as mulheres que não querem levar um apalpão no rabo! Ah, sim, porque as que não forem para essa zona é porque estavam a pedi-las, não?! Tanto assunto sério para debater, tantas questões importantes para as mulheres e andamos a trazer para o debate estas patetices! Enfim...  

Dia do Ex-Fumador!

Faz três anos dia 1 de Dezembro que fumei o meu último cigarro!


Já tinha parado nas gravidezes dos rapazes e a amamentar, mas o vício estava lá e mal podia, voltava ... Mas na véspera da minha operação à endometriose, fumei o último cigarro, no terraço, depois de jantar, depois de arrumar a cozinha. E até hoje... E tem sido muito tranquilo, deixei de fumar um cigarro de cada vez, sem ter sequer decidido que ia parar, mas com o pensamento: se hoje não fumei, se calhar amanhã também não fumo, e por aí em diante... Objectivo: ter mais saúde para ver os meus filhos crescer. Depois engravidei da Kika e tinha mais um motivo lindo para me querer bem! E espero manter-me bem longe do tabaco. Pelo menos, no que depender de mim, escolho saúde!

Estou FARTA de ser acordada a meio da noite!

Sinto um calafrio, um "não" dentro de mim sempre que ouço a Francisca chamar "não" durante a noite. E acontece todas as noites. Tirando aquelas duas semanas de férias (em que começo a achar que a au pair que foi connosco lhe dava drunfos para a miúda dormir) contam-se pelos dedos de uma mão as noites em que esta minha filha não chamou durante a noite. E é um cansaço. Custa tanto. Quer companhia. Já fizemos progressos porque já não há colo, mas é ficar ali ao lado e assim que me sente afastar, e olhem que eu já vejo no escuro e movo-me sem um único barulho, chama logo "mãe"... E tudo o que eu quero é voltar para a minha cama. E quando me deito fico a contar os segundos até a ouvir novamente... Às vezes adormeço a contar outras lá vou eu outra vez... 

25 de setembro de 2017

No sábado à noite tivemos jantar de crescidos!

A minha mãe voltou a ficar com os nossos filhos para irmos ao jantar de aniversário de um amigo. E que bom que foi. Começámos por beber um copo só os dois no mercado da Ribeira e depois juntámo-nos aos nossos amigos no SOI - um restaurante de comida de rua asiática. E gostámos imenso. O espaço é giro, o atendimento bom e muito simpático, comemos bastante bem, eu gosto muito deste genéro de comidas, e a conta foi muito em conta!! Uma boa escolha. E quando chegámos a casa estavam todos a dormir nas respectivas camas... e estiveram muito bem com a avó. Jantaram bem, brincaram e foram dormir sem dramas. A Kika adormeceu na cama do Afonso e depois a minha mãe levou-a para a caminha dela. A minha mãe está a ganhar a prática de ficar com o três, eles estão a habituar-se a ficar mais vezes com a avó e nós estamos a voltar a ganhar o ritmo de sair à noite para fazer programas. 

Ementa Semanal

Acho que passou lá por casa uma virose que por aí ainda e que nos deixou um bocadinho dessaranjados! O Afonso até vomitou. Posto isto, vamos começar a semana com calma e com uma boa canja de galinha!

2ª feira
Jantar: Canja de galinha

3ª feira
Jantar: Carne vaca estufada com puré

4ª feira
Jantar: Frango assado. Vou fazer esta receita sem o bacon. Vamos acompanhar com feijão verde cozido e batata salteada (batatas cozidas, cortadas em cubos, e salteadas com azeite e ervas da Provença).

5ª feira
Jantar: Crepes de camarão e pescada com arroz basmati e salada

6ª feira
Os pais vão ao teatro com uns amigos. 
Jantar. Menu infantil: esparguete, ervilhas, fiambre e natas de soja.

Sábado
A definir... 

Domingo:
Almoço de família! 
Vamos fazer um Bolo de Cenoura, que vai ser bom para os lanches do filho mais velho. Receita daqui.

Ao Domingo à noite... o preço dos filhos está a preços de saldos!

Ontem à noite quando consegui deitar todos, depois das birras de cansaço de domingo ao final do dia, depois de estar a ver o Pedrito Coelho às 6 da manhã e depois de dois dias de passeio, festas, almoços e jantares... Depois de tudo isto, quando caí no sofá, já depois das 22h achei que a cotação das crianças a esta hora está a preços de saldo! Acredito que não só, mas todos os pais e filhos pequenos estão a cair para o lado de cansaço... O fim de semana é muito bom, não há dúvida, mas exige tudo de nós! Boa semana!!

Recebemos o Outono da melhor forma possível!


Com sol, calor, manga curta e pézinhos na areia! Foi um fim de semana cheio de bons momentos, em família e entre amigos. 

21 de setembro de 2017

A minha estação do ano preferida está quase, quase a terminar...


Eu adoro o Verão. E este foi um Verão mesmo bom. Os meus filhos foram tão felizes durante as férias grandes, durante os dias que passámos na praia! E isso é tão bom, dar-lhes boas memórias, bons momentos em família, no sítio do costume, com os primos e os amigos de verão, o Tiago das Bolas de Berlim... a banhos até à hora de jantar, a jantar tarde e na varanda, a deitar tardíssimo e exaustos, mas felizes da praia, dos mergulhos, dos carrosséis, de jogar à bola na pracinha pela noite fora... Foram as únicas semanas em que a Francisca dormiu as noites inteiras, sem acordar. E isso valeu ouro. Neste verão, também descobrimos as praias de Sagres e vimos os nossos filhos serem felizes com o primo preferido. A Francisca deliciou-se com ameijoas e percebes. Eu gostei da imagem que este ano aparecia no bikini! Dei bons mergulhos e bebi imperiais bem geladas.  E daiquiris de morango! Brinquei com os meus filhos no mar, encantei-me com eles, beijoquei aquelas caras salgadas, enterneci-me com a Kika, cada dia mais crescida e mais fofa! Aproveitámos os fins de tarde, quando regressámos a Lisboa, naquele fim de verão início de rotinas, em que os dias ainda correm a um ritmo mais lento e solarengo. Em que as bicicletas, skates e patins ainda fazem parte do dia a dia. Li bastante e mantive-me na linha da dieta, cometendo algumas facadinhas, mas sem excessos. Namorei alguma coisa, mas menos do que gostávamos... Os nossos filhos estiveram 4 dias sem nós, com a tia no Alentejo, e a Kika encontrou no mano mais velho o colo que precisava... Lambuzámo-nos com fruta de verão, saladas coloridas e tostas boas ao final do dia. Foi um verão mesmo, mesmo bom! Ontem, o Afonso dizia que não queria que o Verão acabasse, mas faz parte, expliquei-lhe, é o ciclo das estações do ano... Para o ano, haverá mais! Com eles ainda mais crescidos e a viverem novas aventuras e novas descobertas!!