No início deste novo ano vamos usar este quadro de recompensas, que está hoje à venda no Lidl. Já li bastante sobre a eficácia ou não destes quadros, há quem diga que perde o efeito ao fim de pouco tempo, mas como é pelo incentivo positivo penso que podem ser uma ajuda.
11 de setembro de 2017
Um jantar de domingo que é sempre um sucesso!
Pizza de queijo e fiambre! A massa é receita do livro base da Bimby e sai sempre bem! E os miúdos adoram.
7 de setembro de 2017
Setembro é mês de livros!
E este blogue, em parceria com o Clube do Autor, tenho um exemplar do livro "Toca a Mexer" para vos oferecer!
Toca a Mexer pretende ajudar os pais a maximizar os períodos cruciais de desenvolvimento do cérebro durante os primeiros anos de vida das crianças e apresenta várias actividades para potenciar as capacidades cognitivas, físicas e sociais do mais novos. Ao longo das suas páginas encontramos dezenas de ilustrações dos exercícios sugeridos, de ideias para estimulação visual, massagens e diversos jogos de actividades. Toca a Mexer é da autoria de Margaret Sassé, uma das mais reputadas especialistas em desenvolvimento infantil e autora de vários livros.
Para participar só têm de enviar uma frase com as palavras mexer, filhos e clube para o e-mail do blogue (vidasdanossavida@gmail.com). Sejam criativos, seguidores do blog e façam like no FB do Clube do Autor!
Participem no passatempo e Toca a Mexer! A frase mais gira que eu receber no email até Domingo ganha um exemplar! Boa sorte!
O regresso da Francisca à escolinha...
Mudou do berçário para a creche, manteve uma auxiliar, mudou de sala e ganhou um recreio, de onde vê o mano Afonso. Já não tem cama de grades, mas um catre para dormir. Fica sempre a chorar, mas quando a vou buscar está sempre bem disposta a brincar. Claro que custa deixá-la a chorar, custa sempre deixar um filho a chorar, desprendê-lo de nós, porque nestas alturas ainda se agarraram mais a nós, como uma lapa ao calor do nosso corpo... Custa, mas não faço drama, e depois do beijinho grande e do "até logo, a mãe já vem" acho que o melhor é sair rápido e não prolongar o sofrimento. Porque depois eles ficam bem. Ela fica bem. Recebe colo e mimo e beijinhos. Não são os meus nem os do pai. Mas são de pessoas que eu conheço há muitos anos e que há muitos anos mimam os meus filhos na minha ausência... E mimam com muito amor, um amor que vejo todos os dias quando os deixo e os vou buscar e que lhes fica guardado no coração, como eu vejo no meu filho e em tantas crianças mais velhas que continuam a considerar a escolinha uma segunda casa, onde recebem colo, mimos e beijos sempre que lá vão!
Para o Ikea não podemos ter mais de 2 filhos...
Estou a registar-me no site e a fazer o meu perfil e na opção de número de filhos vem 0, 1 ou 2! E quem tem mais?? Achei isto um bocado estranho...
6 de setembro de 2017
Da minha constante tentativa de organização
Já aqui partilhei
convosco que a maternidade me obrigou a ser mais organizada, e
quanto mais filhos tinha, mais necessidade tinha de me organizar para não me
perder na loucura das semanas. Tenho 3 filhos pequenos e entre escolas,
actividades, supermercados e birras tenho muito com que me entreter. E, de
facto, acho que com algumas rotinas tenho conseguido que a nossa vida familiar
não seja um caos tão grande… E há pequenas atitudes que adoptei que
me ajudam imenso:
- Ementas semanais –
faço as ementas ao fim-de-semana e abasteço o frigorífico e o congelador
para toda a semana. Só as frutas e legumes vou comprando a meio da semana, num
mercadinho que tenho perto de casa.
- Penso logo nos
lanches (manhã e tarde) que tenho de mandar para o filho mais velho e compro o
que é preciso.
- Tenho um quadro
afixado na cozinha com as actividades dos miúdos para saber onde tenho de os
levar e para saber que material tenho de preparar de véspera. Nesse quadro
estão também as actividades desportivas das escolas para não me esquecer de os
mandar de fato de treino nesse dia.
- Preparo toda a
roupa e mochilas de actividades de véspera, assim como a mesa do pequeno-almoço
que fica logo posta assim que arrumo a cozinha, depois do jantar. Também deixo
a descongelar o que é preciso para o dia seguinte.
- Convites para as
festas de anos (e são tantoooooos!!!) são afixados no frigorífico e
automaticamente anotados na agenda digital. Eu e o meu marido partilhamos um
calendário do google, acessível no telemóvel e no computador, e temos as
agendas cruzadas, o que faz com que saibamos sempre o que é que está
previsto para aquele dia e, assim, não sobrepomos eventos.
- Organizámos o nosso orçamento familiar para poder ter ajuda
doméstica. E é o dinheiro mais bem empregue!! A nossa querida S. vai todos os
fins de tarde e trata da casa, roupas, adianta jantares e fica-me com a
Francisca (ou outro) para eu não ter de a levar a reboque para a natação,
futebol, médicos e afins! É uma ajuda maravilhosa e que me alivia muito o final
da tarde. Em vez de estar fechada na cozinha estou focada nos meus filhos,
seja a levá-los a actividades, a ajudar com os trabalhos de casa do mais velho,
a dar banhos ou a fazer brincadeiras... Foi já uma opção que tomámos há 3 anos
e que tem sido muito importante para a nossa qualidade de vida familiar.
- Como o meu marido chega mais tarde do trabalho, todas as rotinas
da tarde são asseguradas por mim. Se há dias em que tenho reuniões ou outros
compromissos organizamo-nos e ele consegue orientar as coisas no trabalho para
estar disponível. Se não for mesmo possível peço à minha mãe ou a uma das
minhas cunhadas, que é uma segunda mãe para mim.
E depois adaptamo-nos aos imprevistos que surgem... às
viroses dos filhos, aos nossos problemas no trabalho e às trocas que a
vida nos dá e que nos obriga a reajustar os dias. Mas estando tudo mais ou
menos orientado é muito mais simples.
E por aí? Têm boas dicas para este novo ano que começa em Setembro?
Setembro é mês de mochila nova...
... Para eu levar para o ginásio!!
Que já faz um ano que me inscrevi e tenho sido uma aluna muito assídua e tenho cumprido bem o meu plano de treinar 3 vezes por semana. Claro que nas férias não fui e ao longo do ano tive semanas de trabalho mais complicadas que me impediram de ir, mas regra geral cumpri. E sabe-me tão bem. Faz bem ao corpo e à mente. As minhas aulas preferidas são as de Bum Bum Brasil com música Funky, daquela mesmo fatela que é super divertida para as aulas de grupo e que depois me permite marcar pontos com o meu filho mais velho: "conheces essa música, mãe?!! Uau!!!!"
5 de setembro de 2017
Candice Renoir
Conheci a Candice Renoir quando estava de licença de maternidade da Francisca e a série passava na RTP 2. Agora está a dar (e a repetir) no AXN e no dia 7 estreia a nova temporada! Sou fã desta personagem! É uma daquelas séries mesmo ligeiras e boas para passar o tempo. E a Candice é maravilhosa!!
Um, dois, três... já estão todos na escola!
A primeira a entrar para a creche foi a Francisca Patanisca. Estranhou um bocado apesar de conhecer bem o espaço e de manter a auxiliar que ela adorava. Chorou um bocadinho quando a deixei nos primeiros dias, mas sempre que cheguei estava feliz a brincar! Fez a adaptação começando a ir menos horas nos primeiros dois dias até que ontem já ficou até às 17h30. Hoje foi a vez dos manos regressarem à escola! O mais velho para já está apenas no CAF e o Afonso ia todo feliz e vaidoso para a escolinha. Estamos mesmo no regresso às rotinas, ao mapas das actividades, à gestão dos lanches e das ementas semanais. Estamos a despedir-nos do Verão e a regressar à rotina. E eu gosto, não faço parte da percentagem (enorme, por sinal, vi eu nas notícias) que deprime depois das férias. Adoro estar de férias, mas também gosto da sensação de ano novo que Setembro traz...
A leitura no 2º ano do 1º ciclo
Li este artigo e fez-me todo o sentido. Senti isso com o meu filho mais velho ao ler o livro do Geronimo Stilton, ou seja, ele desmotivou-se. Como se lê no artigo: "O seu ritmo de leitura e escrita é, claramente, insatisfatório, relativamente aos seus interesses e à sua capacidade de compreensão. Os livros que consegue ler são muito infantis para o seu gosto e para os seus interesses e os que poderiam interessar-lhe são difíceis para o ritmo e velocidade da sua leitura A criança resiste… e, com frequência, desiste!" E agora, depois de ler este artigo, eu vou dando um empurrão na leitura. Ele lê uma ou duas páginas, no ritmo dele, e depois eu leio mais duas ou três e assim ele não demora tantos dias a ler um livro. Quando foi do Geronimo Stilton ele perdeu o ritmo à história e desinteressou-se... Assim, se eu for dando um "empurrão" na leitura o livro avança mais depressa e a história não fica perdida... e não corremos o risco dele demorar 3 meses a ler um livro, sendo certo que ou desmotiva e para a meio ou quando chegar ao fim já nem se lembra do que leu. Para já, penso que este empurrão é óptimo. E ainda bem que li este artigo.
4 de setembro de 2017
Material escolar!
Tal como nos últimos anos tem acontecido, a minha Junta de Freguesia vai dar o material escolar aos alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo das escolas públicas do agrupamento. É uma grande ajuda para muitas famílias. E o material é de boa qualidade. São as coisas básicas, mas está lá tudo o que os miúdos precisam para a escola, e é menos uma despesa. E se para mim é um bónus, tenho a certeza que para muitas famílias pode fazer a diferença!
Ementa semanal
Boa semana!
2ª feira
Jantar: Polvo à lagareiro com batata doce e feijão verde cozido
3ª feira
Jantar: Crepes de frango com salada, receita aqui.
4ª feira
Jantar: Bacalhau com alho francês à Brás com salada
5ª feira
Jantar: Almôndegas com leite de coco e esparguete integral, receita aqui.
6ª feira
Jantar: Salada russa de atum
Sábado: Sobras / a definir
Domingo: Sobras / a definir
Dia 4 de Setembro💓
Hoje o céu está em festa. É o aniversário do meu querido, doce e único avô Zé. Tantas saudades, gostava tanto dele, mas tanto... E ele de mim... Já está quase a fazer 4 anos que o meu querido morreu, tanta coisa aconteceu entretanto, nasceu o Afonso, nasceu a Francisca... Querido avô, continue a olhar por nós... Tenho saudades suas e nunca o esquecerei.💓
Subscrever:
Mensagens (Atom)


