30 de agosto de 2017

O Bando das Cavernas

Aceitei a sugestão desta mãe e comprei ontem para o meu filho mais velho começar a ler. Depois conto se é um sucesso ou nem por isso! Espero que sim. Já agarrou num Geronimo Stilton, mas meteram-se as férias e não o acabou... E eu que adoro ler, que lhes conto histórias desde sempre e que eles adoram, quero que agora ele tenha o hábito da leitura por si, os seus livros, as suas personagens favoritas... 

Ementa Semanal

Sei que já vamos a meio da semana, mas não tenho conseguido vir ao blog... Pode ser que ainda dê jeito.

2ª feira
Jantar: Empadão de bacalhau com espinafres

3ª feira
Rolo de carne com arroz de alho e esparregado

4ª feira
Jantar: Lasanha de atum com salada

5ª feira
Jantar: Bifes de frango com cogumelos, tomate e queijo no forno com batata cozida e salada

6ª feira
Jantar: Arroz de pato com salada

Sábado:
Carne bolonhesa, feijão e milho em Wraps - É um mega sucesso cá em casa! Quando faço uma tachada de bolonhesa congelo sempre uma ou duas porções extra para isto!

Domingo:
Costeletas de vaca grelhadas 

Já abriu a Feira da Luz!

Ontem levei-os aos carrosséis...
Falta-me ir às louças, que ontem fiquei logo desfalcada e sem dinheiro!

Do nosso fim de semana❤

Foi mesmo bom. Trocámos uma ponta do Algarve por outra e... apaixonámo-nos! Praia do Martinhal, Praia do Tonel, Praia da Mareta e Praia da Cordoama. Dias quentes de sol, praias quase desertas em Agosto (a contrastar com a bagunça de Monte Gordo na 1ª quinzena), água quente e transparente... O paraíso! Manos e primos na brincadeira. Irmãos e cunhados em óptima companhia. Boa comida, copos e convbersa pela noite dentro, com as crianças a dormir e a ouvir o mar ao longe, sob o céu estrelado... Tão, mas tão bom. Quase que me atrevo a dizer que foram os melhores dias das nossas férias!

25 de agosto de 2017

Fim de semana de verão é igual a...

... Fazer malas e aproveitar ao máximo! É sempre curto (e cansativo, confesso) ir à sexta ao final do dia e vir ao domingo à noite, principalmente com a tralha que é precioso levar (roupas, bicicletas, prancha de skimming, cama de viagem, biberons, fraldas e afins...), mas é por uma boa causa! E há que aproveitar o calor e os dias ainda quentes... 


 Mais um fim de semana de verão, numa praia que não é a nossa, mas que é a dos tios e primo do coração!💗

Sempre equipado!


Desde que regressou a Lisboa, o meu Afonso equipa-se todos os dias. É ele que escolhe a roupa de manhã, já depois de eu ter saído, e veste todos os dias o equipamento do Benfica, que eu vou lavando e secando à noite para lhe dar a alegria de ter o equipamento pronto. E só não anda sempre de chuteiras porque o atrapalha com os pedais. Não houve um único dia desta semana que não andasse equipado. E anda feliz! E ainda não começou a treinar nas escolinhas do Benfica... Mas já está quase, quase... A camisola, essa já está vestida há muito tempo! É louco pelo Benfica como o pai e o mano, os seus grandes ídolos!

24 de agosto de 2017

Não resisti e fiz o teste!

Mas não foi o de gravidez!!! 😊Que esse assunto já está completamente fechado e resolvido na minha vida... Fiz o teste para calcular quantas horas perdi desde que fui mãe. Uma empresa inglesa criou uma calculadora que permite aos pais saberem quantas horas de sono já perderam desde que os filhos nasceram. Eu fiz o cálculo do número de horas que supostamente perdi desde que fui mãe e o resultado foi: 9,990 horas, ou seja, 416 dias o que dá um total de 14 meses sem dormir!!! Nesse tempo, diz a calculadora que mudei 17,820 fraldas, li 869 histórias de deitar (aqui não está certo, porque foram muitas mais, já que leio uma todas as noites desde o 1º ano do meu filho mais velho), cantei 13, 320 músicas de embalar (aqui serão menos, já que não tenho grandes dotes vocais). Façam o teste aqui, que vale o que vale, como é óbvio. Mas uma coisa é certa, já perdi a conta às horas de sono que perdi!

23 de agosto de 2017

Como eles crescem nas férias!! Parte 2!

A Francisca come tudo sozinha. De manhã, ponho-lhe a papa Cerelac à frente (foi no Alentejo com a tia que se habituou a comer papa ao pequeno-almoço e delira!! É a primeira cá de casa a gostar de papas) e ela come a papa toda sozinha. E o mesmo acontece ao almoço, lanche e jantar. Quando começou a comer sozinha usava muito as mãos, sujava-se toda, ficava pronta para ir para a banheira, mas nos últimos dias come praticamente tudo com a colher e sozinha, impecável. Usa uma colher de chá do nosso faqueiro. E é uma máquina a comer. Despacha a comida num instante e quando acaba estende a taça. Depois é só perguntarmos se quer mais ou não e ela lá diz de sua justiça, se sim ou não! Está mesmo uma crescida e uma despachada! 

Como eles crescem nas férias!!

O meu Afonso já aprendeu a pedalar. Está um campeão da bicicleta. Depois de ter andado em bicicletas sem pedais para ganhar o equilíbrio, chegou o momento de colocar os pedais e foi vê-lo ir... Parabéns, querido filho! Estava tão contente com mais esta conquista! E já se sabe que esta mãe vibra com todas e cada uma das conquistas dos seus filhos. É sempre uma emoção!

Nunca demos aos nossos filhos bicicletas com rodinhas porque achamos que não traz benefício nenhum. Eles começam por usar bicicletas sem pedais, tiveram algumas, herdadas dos vários primos, e quando chegou o momento de pedalarem... lá foram eles! O Afonso tem 4 anos e pedala como gente grande. 

Devo estar a ficar xéxé!!

Tinha prometido levar o Afonso ao cinema. Só os dois. Ontem saí mais cedo, fui buscá-lo e lá fomos nós. Chego à bilheteira e peço os bilhetes para a hora que eu queria... A senhora disse-me que não há nenhuma sessão a essa hora... E eu lembro-me que ela está certa! A sessão não é ali, é no Campo Pequeno, a outra sala onde estava o filme. Agarrei nele e voámos para lá. Ele ia feliz porque íamos os dois ao cinema. Na mochila, levava contrabandeado um pacote de pipocas (recuso-me a pagar 5€ por um balde de pipocas) e uma garrafa de água. O filme lá começou... 


E o meu filhote não achou graça... Primeiro ainda esteve entretido com as pipocas - ele e eu!! -, mas depois começámos nas idas à casa de banho, depois quis guardar as pipocas para o mano, depois quis ir embora... Não vimos o final. Paciência. Não gostou do filme, mas gostou do programa com a mãe. 

22 de agosto de 2017

Regressar às rotinas...

... Significa voltar aos treinos de ginásio... Custou muito, muito, estava sem forças nenhumas, muito perra... Há que retomar devagar os treinos e ir recuperando, afinal foram 3 semanas sem ir ao ginásio... 

21 de agosto de 2017

Hoje o filhote mais velho estreou-se numa nova aventura!


E lá foi ele para o seu primeiro contacto com a vela! Ontem estava um bocado nervoso e perguntava se eu achava que ele estava preparado... Abracei-o e disse-lhe que não precisava de preparação nenhuma. Já tínhamos o material que nos tinha sido pedido e bastava que ele fosse e se divertisse! E lá foi ele, um bocadinho receoso... não conhecia ninguém, não conhecia o sítio... tudo de novo. Mas o pai, que o levou de manhã, disse que ao fim de uns minuto de adaptação ficou relativamente bem, apesar do nervosismo do primeiro dia e do facto de ser tudo desconhecido para ele. Espero que ele esteja bem e que esteja a gostar desta experiência. Se não gostar, não é grave, é o que eu lhe disse: são só uns dias e passam num instante. Mas eu acredito que ele vai gostar da experiência. 

Ementa Semanal

Com o fim das nossas férias e com os filhos todos em casa é hora de voltar a abrir a cozinha e de preparar as ementas semanais. Como os filhotes mais novos almoçam em casa durante a semana é bom fazer refeições que sobrem para o dia seguinte.

2ª feira
Jantar: Peixe gratinado no forno com espinafres e molho de camarão (sopa de camarão com natas de soja) e acompanha com puré de batata.
3ª feira
Jantar: Pizza Caseira
4ª feira
Jantar: Almôndegas com esparguete integral
5ª feira
Jantar: Couscous de limão e coentros com salmão no forno
6ª feira
Jantar: Não jantamos em casa. Vamos de fim de semana para continuarmos a aproveitar o melhor do verão!