28 de julho de 2017

Até ao nosso regresso!

Estamos de férias!

Sem computador, com o mínimo possível de telemóvel e de gadgets! Vou estar offline por aqui a aproveitar o melhor destas semanas em família, rodeada de filhos e com o marido a tempo inteiro connosco, que a médica permitiu uns dias de descanso da fisioterapia... "fazer praia com três filhos pequenos? Pode ir que eu fico descansada que entre os carregar a eles, os sacos da praia e do supermercado esse braço vai estar bem exercitado! "Prescreveu uns exercícios extra, uns banhos de mar e boas férias!

Entrámos todos oficialmente de férias!!


Até ao nosso regresso! Boas férias a quem vai, bom regresso a quem está a chegar... 

Uma sugestão de leitura para os mais pequenos!

Todos os anos o nosso país é devastado pelas chamas. Este ano tem sido particularmente duro e triste no que diz respeitoaos incêndios. Mais uma vez, assistimos diariamente à coragem dos Bombeiros, que dão tudo por tudo para salvar florestas, casas e povoações. "Bombeiro dos Pés à Cabeça" é o nome do livro infantil lançado pelo Grupo Os Mosqueteiros para ajudar os bombeiros portugueses.

"O lançamento está  integrado numa campanha que tem como objetivo sensibilizar e envolver os mais novos para a prevenção dos incêndios e, em simultâneo, angariar fundos para a compra de equipamentos de proteção individual de combate a incêndios florestais para os nossos bombeiros. Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, lembra que este é já o quarto ano consecutivo em que o grupo apoia os bombeiros nacionais. Desde que a parceria teve início, já foram entregues 1255 fatos completos."
Durante todo o mês de Agosto ao comprar um exemplar do livro da bombeira Rita, apenas por 1,99€ está a contribuir para esta causa fantástica!

27 de julho de 2017

Leituras para as férias!

No último verão não li nada a não ser rótulos de supermercados e gordas do jornal, emprestado na praia. Mas este ano, com a Francisca mais crescida e a dormir no quarto dos irmãos, e com a ajuda da nossa Au Pair na praia, estou confiante que vou conseguir ler alguma coisa. Estes são os livros que vão comigo:


"O Leitor do Comboio"



Não sei se conseguirei ler os dois livros, mas estou confiante e vou levá-los comigo. Antes de ir para o Algarve ainda vou terminar o 4º volume de "A Amiga Genial", que para mim é de leitura obrigatória. O que me prendeu menos foi o primeiro volume, mas ainda bem que continuei, porque do meio do 1º em diante é sempre a melhorar até sermos completamente conquistados. Para quem ainda não leu estes livros da Elena Ferrante são uma óptima escolha para as férias de Verão!

Estou danada com o Fitness Hut!

Transformaram várias aulas de grupo em aulas virtuais, que eu odeio e me recuso a fazer. Questionei por mail o motivo. A resposta é que nos meses de Verão fazem um acerto devido à menor afluência dos sócios. É treta. As aulas que existem estão a abarrotar e as que foram canceladas também estavam. No email que enviei depois, como resposta, perguntei se também faziam acertos nas mensalidades! Porque nós, clientes, somos sempre prejudicados.

Plano de Emagrecimento #Semana 16

Ontem fui à balança e a coisa não foi maravilhosa. Não há dúvida que os excessos, mesmo que pequenos, como uma cerveja uns petiscos, uma fatia de bolo, ficam cá todos! E a verdade é que ao início perdi peso de forma muito visível, cheguei a perder mais de 1kg por semana e todas as semanas perdia 300/ 400/ 600 gramas... Com o passar dos meses a perda de peso tem sido mais lenta, parece que me custa mais privar de um pouco de arroz, de um gelado ou de uma imperial. Ao todos, nestas 16 semanas, perdi 7kg. Ainda tenho aqui 1kg que quero mesmo perder, mas não está fácil... Estou muito contente com os meus resultados, sinto-me muito bem, ganhei formas, perdi imenso volume, estou com bons valores de IMC com 23% de gordura e idade metabólica de 27 anos! Mas ainda quero perder mais 1kg. Agora entrei em fase de manutenção com uma única sessão mensal ou de 2 em 2 meses para avaliação e electroacupunctura. E tenho de ir vigiando o meu peso para não estragar tudo... Se cometo um excesso num dia no outro dia tenho de compensar. É fundamental continuar a beber 1,5 litros de água por dia, manter o exercício e dormir bem, quanto menos stress, menos ataques de fome e de ansiedade!

26 de julho de 2017

Dia dos Avós!!!

Tenho a sorte de ainda ter a melhor avó do mundo comigo, linda e cheia de vida e de saúde aos 94 anos!! Tive a sorte de ter o melhor avô do mundo, o doce avô Zé, que era louco por mim e eu louca por ele desde bebé até à sua morte há 4 anos! Tenho as melhores memórias do mundo dos mimos, da groselha, das histórias, do colo, e mais tarde das notas às escondidas "para a gasolina". Lembro-me de ficar grandes temporadas em casa dos meus avós e de chorar para ir para casa. Eu adorava estar com eles. Tinha as regras, as palavras sábias e as orações com a minha avó e os mimos máximos, a roçar a asneira, com o meu avô. A minha avó ainda hoje é uma cozinheira de mão cheia e criou-me o vício de me coçar as costas... Ainda o tenho e o meu filho Afonso também o tem. O meu avô ligava-me todos os dias e era sempre quem me avusava da mudança da hora. Os meus queridos avós, um exemplo de amor, de tudo. Grandes referências na minha vida! Os meus filhos não tiveram a sorte e o privilégio que eu tive e ainda tenho porque não têm com nenhuma avó (os avôs já partiram) uma relação tão forte, uma vivência tão marcante, tão cheia, tão especial como eu tive com estes meus avós maternos. Têm duas avós que os adoram, uma mais presente fisicamente que ajuda sempre que precisamos, mas nenhuma desperta nos netos este sentimento de loucura que eu tenho pelos meus avós. Têm outras relações que eu não tive, como muitos tios maravilhosos e presentes e primos da mesma idade e com quem vivem em grande cumplicidade, umas ausências compensam as outras. É mesmo assim a vida!

Férias, casas partilhadas e afins!

Em Agosto reservamos sempre duas semanas de férias na casa do Algarve que era dos meus sogros. Apesar da casa não ser pequena não dá para irem todos os irmãos, cunhados e sobrinhos ao mesmo tempo e ficou decidido que haveria um calendário para que cada família marcasse e gozasse as suas férias em paz. E tem corrido tudo muito bem, cada um de nós tem tido a casa sempre para si e para os seus, sem grande reboliço... Na Páscoa, fins de semana e outras alturas costumamos "misturar-nos" mais, mas no verão geralmente íamos separados. A questão é que os primos direitos também querem estar juntos nas férias... E então, este anos, vamos partilhar uma das semanas com uma das minhas cunhadas e o filho dela, o sobrinho M. de 6 anos, o primo do coração dos meus filhos... Mas nem sempre é o ideal de férias, confesso... Ritmos diferentes que têm de ser ajustados, opiniões diferentes... Eu sou mais rígida com as horas de exposição ao sol, com as rotinas, sou sou super organizada com as refeições, gosto de ter tudo controlado, da casa arrumada, do jantar na mesa a horas...  Damo-nos muito bem, passamos imensos fins de semana juntos, gosto imenso desta irmã do meu marido e do marido dela, que é o cunhado mais fixe e divertido, mas às vezes uma semana inteira de férias em conjunto não é fácil... Mas a alegria dos meus filhos por estarem com o primo, o convívio entre eles, a brincadeira e a construção de memórias afectivas conjuntas tem de ser mais importante do que alguma comichice da minha parte... E família é mesmo isto, temos de nos adaptar, saber conviver com as nossas diferenças... se bem que às vezes é mais fácil quando estamos todos em casas separadas... é nestas coisas que acho que estou a ficar velha...:-)) Uma das cunhadas da minha sogra, que é nossa vizinha de verão, conta, com graça o tormento que eram os Verões dela quando a antiga casa de férias lá no Algarve era partilhada com a minha sogra e os 7 filhos dela... Eram os dois casais, mais 10 crianças... E esta tia do meu marido vinha de uma família alemã, só dois irmãos, e muita rigidez, e viu-se no meio de uma família Algarvia e espanhola, onde a porta da rua estava sempre aberta, onde os que lá viviam mais os sobrinhos das casas do lado entravam e saíam, numa liberdade de um Algarve que já não existe... Ela conta, hoje a rir, que às vezes quando ia levar o jantar para a mesa, já tinham comido tudo... entre a corrida da cozinha para o pátio da casa, ligado a casa de outros tios, iam levando croquetes ou o que fosse à passagem... Por isso, nem me posso queixar muito! Esta tia diz com graça que quando terminava o mês de Agosto e regressava ao seu trabalho, era o dia mais feliz do Verão... E vocês como fazem? Preferem o vosso espaço ou gostam do rebuliço?

Já quer comer sozinha!

Está uma crescida a minha filha e só quer comer sozinha. E consegue, entorna um bocado, suja-se muito, mas come tudo. Ontem ao jantar comeu a sopa, depois o prato (perna de peru cortada aos pedaços, puré de batata e courgete e bróculos cozidos) e por fim a fruta, cerejas descaroçadas pela mãe! Está mesmo uma menina crescida!

25 de julho de 2017

Uma experiência nova... Temos uma Au Pair inglesa a passar férias connosco!

Em Portugal não é muito comum, mas em Inglaterra, França ou Bélgica é muito frequente as famílias terem uma Au Pair para ajudar com as crianças, em determinado período, que pode ser mais longo ou menor. A nossa Au Pair é inglesa, está a estudar Português numa universidade Inglesa, e quer vir fazer o 3º ano à Faculdade de Letras de Lisboa. Pelo meio, vem cá passar este verão 3 semanas a nossa casa para conhecer melhor Lisboa (e o Algarve, como bónus), aperfeiçoar o Português, ajudar com as crianças nas férias e falar em inglês com os nossos filhos mais velhos... Não é nenhuma modernice, que as minhas cunhadas que já passaram a barreira dos 50, fizeram muitos meses como Au Pair, quando tinham 20 anos e pouco dinheiro para viajar. E era uma maneira de juntaram o útil ao agradável. Nós alinhámos, pensámos que era uma situação em que todos sairíamos a ganhar e diz quem já teve esta experiência, que é muito rica para as crianças que convivem directamente com uma pessoa do outro país, aprendem coisas sobre esse país, familiarizam-se com uma outra língua... E nós temos mais umas mãos extra para irmos com as crianças a banhos... Até porque alguma parte das férias estarei sozinha com os 3 por causa da fisioterapia do meu marido. E foi também por isso que quando esta oportunidade surgiu, achávamos que era uma boa e decidimos tornar-nos numa família anfitriã! É mais uma experiência. E todas as experiências trazem coisas positivas à nossa vida e à educação dos miúdos. A nossa aventura começou ontem... Depois conto-vos tudo! Ontem, quando a recebi, disse-lhe logo: agora é como se fosses da família, é como se fosse mais uma sobrinha, mas de pele muito clara e com sotaque very british!

Au pair

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma Au pair (plural: au pairs) é uma ajudante vinda de um país estrangeiro e que trabalha e vive como se fosse parte da família hospedeira. (...) au pair é recebida em um país de língua estrangeira por uma família com crianças, onde recebe moradia, uma bolsa de estudos (geralmente do idioma local). Tem como responsabilidade o cuidado com a(s) criança(s) da família anfitriã e ajuda com parte dos trabalhos domésticos da casa. A prática usual é que a au pair faça suas refeições com a família na maior parte do tempo e participe das atividades habituais, como passeios e viagens. 

23 de julho de 2017

Fim de tarde com casa cheia!

Duas amigas do Afonso, dois amigos do Alexandre e muita brincadeira! Foi assim o nosso final de tarde com casa cheia! Portaram-se todos muito bem, tirando a Francisca de vez em quando decidir dar uns apertões ou uns puxões de cabelo! Está mesmo malandra a nossa Patanisca.

Brincadeiras com água!

Num domingo com calor nada como um escorrega de água em casa do primo do coração!

E até eu desci no escorrega para refrescar!! Muito fixe!

22 de julho de 2017

Dia bom entre amigos... amigos dos filhos e novos amigos dos pais!

Hoje tivemos um almoço e à tarde um aniversário. O giro é que ambos estes novos amigos nos chegaram através dos nossos filhos. Ao almoço fomos convidados para ir a casa de um amigo do Afonso, com quem nos começámos a dar este ano, mas com quem tem havido uma empatia crescente, uma conversa muito boa e uma afinidade gira. E é bom fazer amigos novos aos 40 anos. É bom conhecer pessoas com as quais nos identificamos. Foi um óptimo almoço em óptima companhia (obrigada C. e V. por nos terem recebido tão bem e nos terem feito sentir em casa logo na primeira visita). Claro que no fim já os miúdos implicavam e desatinavam com sono e cansaço, mas nós teríamos ficado toda a tarde na conversa. De lá seguimos directos para o aniversário do R. irmão mais novo de um grande amigo da creche do meu filho Alexandre. Eu e a mãe dele tornámo-nos amigas e os nossos filhos não perderam o contacto nem a amizade e continuam presentes na vida um do outro, apesar de terem seguido para escolas diferentes. Fazemos imensos programas, já passámos fins de semana juntos e dias soltos nas férias. E  nós, as mães, somos companheiras de ginásio! E lá nos vamos desafiando uma à outra e deitando conversa fora, que sabe tão bem! Os amigos chegam à nossa vida de diversas formas, estes chegaram-nos pelas mãos dos nossos filhos. 

21 de julho de 2017

Ementa semanal a pensar nas férias!

Quando vou para o Algarve gosto sempre de levar comidas pré cozinhadas que me facilitem a vida nas férias. Como não gosto de comparar comida congelada já feita, como com crianças em Agosto é quase um inferno ir jantar fora, como não tenho empregada nas férias e como a ideia é também conseguir descansar um bocadinho... Sim, um bocadinho, porque que quem vai verdadeiramente de férias são os meus filhos! Mas para tentar facilitar as refeições para a semana planeei um menu para fazer já em sobras e levar. 

Segunda feira
Bacalhau à Brás - Vou cozinhar/ refogar logo duas embalagens de bacalhau congelado desfiado, uso uma porção para o jantar e o restante congelo em caixas individuais e depois é decidir qual é o prato e o bacalhau já está pronto: ex: bacalhau no forno com puré e espinafres; lasanha de bacalhau...

Terça feira
Almôndegas - Além das almôndegas para o jantar, fazem-se mais e depois levo duas doses embaladas individualmente. Depois é só descongelar, cozer esparguete e já está!

Quarta feira
Lasanha de atum - fazemos duas. Uma vai logo para o congelador. Uma salada feita na hora e está feito!

Quinta feira
Arroz de pato - Um pato dá sempre para dois pirex. Um  é para o jantar e o outro para congelar. Só falta a salada.

Sexta feira 
Esparguete à bolonhesa e  - comprei dois quilos de carne picada que vai ser cozinhada e colocada em caixas, já preparada. Depois é inventar: empadão, lasanha, cannelonis, com wraps e feijão, com arroz... 

Levo mais ou menos metade das refeições já pré preparadas. Lá compramos peixe e carne para grelhar, vamos uma o outra noite jantar fora... É importante simplificar, mas sem descurar os cuidados que gostamos de ter com a alimentação. Levo também sopa congelada, em unidoses,  um frango, assado em casa, e desfiado que é só juntar legumes e uma massa e já está!