30 de junho de 2017

Vai lá tu desactivar a bomba, disse-me a minha cunhada quando entrei em casa!

Eu e o maridão fomos jantar fora, num date mesmo bom, num jantar óptimo n'O Talho. Há muito tempo que não tínhamos um jantar tão bom a todos níveis. Chegámos a casa e diz a minha cunhada, que tinha ficado de serviço: tens a tua filha a dormir com o mais velho, que ela gritava comigo e soluçava é só queria o irmão. O Alexandre explicou à tia todos os rituais do leite e do colo, mas a Francisca não foi em conversas e sentiu-se enganada. Não quis leite nem colo da tia e adormeceu abraçada ao mano grande, a soluçar... agora é suposto eu ir mudá-la para a cama dela, mas até eu tenho medo de activar a bomba! A minha vontade é deixá-la a dormir com o mano. E como o colchão dele está no chão (vendi as camas dos rapazes e ainda não tive tempo de ir comprar o beliche) nem há o perigo dela cair da cama... 

São Pedro trocou-nos as voltas!

São Pedro tem andado toda a semana a brincar com o tempo... E o Afonsinho lá tem ido para a praia uns dias com sol, outros nem por isso... O filhote mais velho tem ido para a CAF (Componente de Apoio à Família) da escola, mas eu tinha-lhe prometido que organizava a semana de trabalho para ter a sexta livre e irmos à praia ou à piscina. Consegui acabar o meu trabalho dentro do tempo. Mas está frio, céu cinzento, vento... e já choveu. Vamos ter de mudar o programa! Mas o importante é que a minha tarde hoje é dele!

Achávamos que as noites bem dormidas já estavam no papo!

Nem tinha deitado foguetes nem dito nada para não agoirar, mas a verdade é que há várias semanas que a Francisca dormia a noite toda, primeiro no quarto dos manos e depois, as primeiras noites no novo quarto dela. Adormecia sempre ao meu colo a beber o leite, mas depois ficava a noite toda... De vez em quando choramingava, mas resolvia e dormia. Mas nas últimas duas noites não. Acordou, quis colo, leite (coisa que não acontecia há muitas semanas, acho eu, que às vezes o tempo é algo estranho e pouco linear devido ao cansaço dos dias) e mais colo... E lá andei com ela entre as 4 e as 5 e meia da manhã... Ai, filha do meu coração, já mostraste que sabes dormir toda a noite. Sê uma crescida. A mãe precisa de dormir aquelas horas de seguida... e tu também! Mas o que me dá ânimo é saber que é uma fase e que ela consegue e sabe dormir sozinha, mesmo com a manha e o mau hábito de adormecer ao colo... 

Hoje vamos jantar fora!

Pelo menos, é esse o nosso plano. A cunhada mais velha já está convocada, e como sempre super disponível e pronta para ficar com os 3 sobrinhos. E eu e o maridão vamos jantar fora e namorar um bocado. Tem sido um ano cansativo, mal dormido, com o meu marido de baixa desde 9 de Fevereiro, dia em que teve o acidente... E entre fisioterapias, os miúdos, a dúvida sobre a recuperação total do movimento do braço, a possibilidade de ainda haver cirurgia, a impossibilidade dele jogar Padel como tanto gosta e precisa, a dúvida se irá ou não para o Algarve de férias connosco por causa da fisioterapia... Tem sido muita coisa, muito trabalho e pouco namoro... E é preciso namorar, é preciso não nos esquecermos um do outro, lembrarmo-nos que antes de sermos 5 éramos 2, e que é a dois, e lado a lado, que queremos continuar esta viagem. Por isso, hoje, vamos comer, beber e celebrar a vida e o nosso amor. Pelo menos, é esse o plano...

29 de junho de 2017

Os biológicos que afinal não o são!

Este artigo da Visão, que ainda não tive oportunidade de ler todo, diz que  "muito do que julgamos ser bio, afinal, talvez não seja - e que consumir produtos biológicos não garante que evitamos pesticidas." E que ainda que "O laboratório que realizou as análises para a VISÃO encontrou 23 pesticidas sintéticos distintos, todos proibidos por lei na agricultura bio." Eu gostava de saber que produtos foram estes, de que produtores... Devíamos saber! Já encomendei cabazes biológicos, de diversas origens e quintas, mas  a meio da semana faltavam-me frutas e legumes, ou não vinha tudo o que eu queria, ou vinham coisas que não gostávamos... e depois descobri um pequeno mercadinho na minha rua, uma banca explorada por uma família, que tem frutas e legumes maravilhosos. Não são biológicos, mas são nacionais, da época e super saborosos. E é lá que vou ao sábado e durante a semana, sempre que preciso, já que fica no quarteirão entre a minha casa e a escola do mais velho... e lá é tudo bom. Os meus filhos não são grande coisa para comer sopa, mas saladas e fruta é outra conversa! Às vezes tenho de os proibir de comer mais fruta porque a certa altura é um exagero... Ontem o Afonso, depois de jantar, despachou 3 nectarinas e queria comer mais... Gostava mesmo era de ter uma horta e de a saber trabalhar para saber o que comemos. Mas como não é possível vou fazendo as escolhas que acho mais saudáveis para mim e para a minha família... E gostava mesmo de saber que produtores supostamnete biológicos é que andam a enganar o consumidor!

Amor de mãe também é...

... receber o email de confirmação do Benfica com o novo sócio, o pequeno Afonso, e ficar feliz só de imaginar a felicidade dele quando receber o cartão, o cachecol e começar a treinar na escolinha de futebol! Mesmo a mãe sendo Sportinguista, não por amor ao clube, mas por amor ao avô Zé... E é também por amor aos meus filhos que vibro com as alegrias benfiquistas deles! 

Já tenho um filho inscrito no 2º ano do ensino básico!

Que crescido que ele está! Aprovado a tudo com Muito Bons. E pronto para seguir viagem para o 2º ano... E ontem, enquanto apagávamos os manuais (enquanto apagava os manuais ia vendo a evolução do trabalho, da caligrafia, do grau de dificuldade dos exercícios) eu disse-lhe: tanta coisa que aprendeste, filho. E ele diz: e  também me diverti muito! Que bom! Que o divertimento, a alegria, a aprendizagem e o conhecimento andem sempre de mãos dadas! 

Ainda sobre os manuais escolares!

Consegui apagar o de matemática, o meu filho grande apagou o de Estudo do Meio e o de Português ficou a menos de meio... O meu marido está a entregá-los agora, na escola, à professora, na reunião de final de ano. Isto já depois de termos lido esta notícia... Manuais no lixo?! Espero bem que não... E que este primeiro ano sirva para se perceber o que está errado, como melhorar nos próximos anos, começando logo pela escolha dos manuais, o uso de novas tecnologias sempre que possível... O princípio da reciclagem é óptimo, é só fazer ajustes e corrigir o que está mal. Esperando que não haja livros a acabar no lixo...

28 de junho de 2017

Das coisas simples e mesmo boas❤️

Os meus filhos adormecerem todos, tranquilamente, embalados por uma  história minha, e eu, depois da cozinha arrumada e lancheiras preparadas (minha e do mais velho) tomo um enorme e relaxante duche quente, ponho creme hidratante, visto o pijama, meto-me na cama e agarro-me ao meu livro. São pequenas coisas, tão simples, mas que dão conforto e uma enorme sensação de bem estar. Boa noite!

Sobre a devolução dos manuais escolares do 1º ano do ensino básico Parte 2

O meu filho mais velho, no início deste ano lectivo, teve direito aos manuais escolares gratuitos. Na altura foi-nos explicado que estes teriam de ser entregues, em bom estado, no final do ano lectivo. Mas que eram para ser usados e manuseados. O meu filho usou-os, escreveu sempre a lápis e não têm uma folha rasgada, amachucada. Estão impecáveis. Mas estão usados. Ele trabalhou neles, a professora corrigiu tudo. Sempre a lápis. Ou a lápis de cor, se o exercício assim o exigia. Ou colando os autocolantes que eram pedidos. Agora, no final do ano, recebi informação que tínhamos de apagar os manuais... Ou seja, têm de ser entregues todos apagados... Pois, só assim, teremos direito aos manuais do 2º ano. Eu comecei a apagar, a apagar... e é uma tarefa sem fim. São 3 manuais todos escritos... Podia dizer. não quero saber. Não apago e não entrego. Pago os manuais e pronto. Mas não queria fazer isso. Acredito na medida da gratuitidade dos manuais escolares, acredito na reciclagem, no estimar os manuais para servirem a outras crianças... Mas os manuais têm de ser pensados nesse sentido. Os manuais não devem ser para escrever, para isso existem livros de fichas. Os manuais não devem ter exercícios a lápis de cor. Os manuais não devem ser para colar autocolantes. 



Claro que os manuais devem ser atractivos, mas se são para ser reutilizados, como eu acho que devem, têm de ser pensados para isso. Eu vou apagar o que conseguir, que não vou tirar férias para o fazer e vou entregá-los. E espero ter direito aos livros os 2º ano, porque o que me foi dito na escola foi uma coisa, este artigo diz outra... E vou escrever um email à direcção do agrupamento a manifestar a minha opinião sobre este assunto.

27 de junho de 2017

Descriminação

Antes de me ir deitar vou ao quarto dos rapazes e beijoco-os, aconchego a roupa, rapai-os... Da Francisca nem me aproximo, agora nem vou ao quarto dela, para não a acordar... não vá ela despertar e depois está a noite estragada! 

Sobre a devolução dos manuais escolares do 1º ano do ensino básico

Passei a minha hora e meia do serão a apagar o livro de matemática que tem de ser devolvido até 5ª feira. Dói-me o dedo polegar. Só cheguei à página 50. Amanhã escrevo um post mais completo sobre este assuntos, que agora tenho de ir dormir. 

26 de junho de 2017

Coração de mãe apertado...

... Não pelo filhote que foi para a praia, feliz e contente, apesar do tempo frio, mas pelo filhote grande que não queria ir para o CAF da escola... Chorava, chorava... Eu adorava poder proporcionar-lhe 3 meses de férias como alguns coleguinhas vão ter, mas nem tudo é como gostávamos... e entre uns dias no CAF da escola em que vai ter actividades várias e torneios desportivos, Praia/Campo da Junta de Freguesia, praia connosco nas nossas semanas de férias, Alentejo com uma tia, semana numa escola de vela e um campo de férias com o mano Afonso acho que até vai ter um óptimo verão! Pelo menos, organizámos tudo para lhe proporcionar uns dias bons recheados com coisas que ele gosta... E na sexta feira, como é o dia em que geralmente não venho ao escritório, vou organizar o meu trabalho para ir dar um mergulho com ele à praia ou à piscina.