27 de março de 2020

Com o possível fim do ano letivo presencial...

Tenho o meu filho mais velho lavado em lágrimas porque está a morrer de saudades dos amigos, porque era o último ano com os mesmos amigos da turma porque estão no 4º ano e vão-se separar quase todos... até já me diz que preferia ir para a pública para estar com a maioria da turma. Está arrasado. Nada o anima, mesmo sabendo que vão continuar a ver-se, que moramos perto, ele diz que não é igual, as brincadeiras da turma, os almoços, o recreio todos juntos... 

Tivemos de sair de casa com os miúdos!

Cumprimos todas as medidas de segurança. Não tocámos em nada, não vimos ninguém, não nos cruzámos com ninguém, eles correram durante 45 minutos, a Kika estreou a nova bicicleta, os rapazes jogaram à bola e eu bebi café a apanhar sol. Estávamos a precisar. Quando chegámos os miúdos correram para o banho e vestiram os pijamas e eu tive uma reunião por vídeo chamada. Depois foi o mais velho que usou a vídeo chamada para cantar os parabéns a uma amiga da escola. 


E nesta quarentena, celebra-se o Dia Mundial do Teatro

Mesmo em casa, podemos ir com os nossos filhos ao teatro. 

Aqui ficam duas sugestões. Uma para os mais crescidos


E outra para os mais pequeninos

26 de março de 2020

Um café para aguentar a tarde


Força a todas as mães que estão em casa. Hoje deixei fazerem sessão dupla de cinema para compensar não irem à rua... ou então para eu avançar mais um bocadinho no meu trabalho. 






Quarentena - dia 14

Hoje era dia de irmos até Monsanto, largar os miúdos, correr, pedalar... Meia hora de ar puro... mas o apelo na televisão é para não sairmos mesmo, a não ser que seja estritamente necessário. Vamos ficar por casa...

Uma experiência gira para entreter os miúdos


Quarentena - dia 14

Descobrimos uma série na Netflix boa para toda a família. "O Nosso Planeta" e o nosso programa  de depois de jantar, antes dos miúdos irem para a cama. Vemos a versão dobrada em português e estamos fãs, até porque é difícil encontrar séries que agradem a todos os meus filhos. 


 Por aqui estamos a manter as horas de deitar e de acordar para ver se isto não descamba muito.

25 de março de 2020

Coisas fúteis da quarentena


Aprendi a pintar as unhas!Um dos meus luxos era ir arranjar e pintar as unhas ao cabeleireiro. Após 2 semanas em casa, sem verniz, aventurei-me com um verniz que tinha comprado no Mercadona há uns dois verões... Não ficou um trabalho profissional, mas olhem que não ficou nada mal! E eu estava mesmo a precisar de dar cor às minhas mãos. Tenho também um vermelho para experimentar. Nota: a smoth fm é a minha banda sonora para conseguir trabalhar desligada dos meus filhos!

 

Queixamo-nos de estar fechados em casa...

Mas há quem esteja muito pior do que nós. Os testemunhos dos voluntários da Comunidade Vida e Paz são muito duros. Vamos todos contribuir? 

"Para que ninguém se ponha em risco na entrega de alimentos, a associação sugere que as encomendas sejam feitas online, com morada de entrega nas instalações de sede da associação, na Rua Domingos Bomtempo, n.º 7, 1700-142, Lisboa. Quem preferir fazer um donativo monetário pode fazê-lo para o IBAN PT50 0036 0000 9910 5505 0519 6." 

O artigo do Público, aqui.


Bolo de cenoura

A  minha filha pediu-me arroz de cenoura para o almoço e quando as estava a triturar pensei em fazer este bolo.


Receita, Bolo de Cenoura
5 ovos
2 chávenas de chá de açucar (uso o amarelo fininho)
1 chávena de chá de óleo
3 cenouras trituradas
3 chávenas de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:
Bater os ovos com o açúcar, o óleo e as cenouras trituradas.
Juntar a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio e o fermento.
Bater bem.
Untar uma forma redonda ou rectangular com manteiga e farinha,  colocar a massa e vai ao forno pré-aquecido a 180º C até estar completamente cozido

Eu não tinha chocolate, mas este bolo fica muito bem com cobertura:

Num tacho pequeno, em lume brando, derreta uma tablete de chocolate  e adicione 1/2 chávena de água.
Misture até que o chocolate fique uniforme.
Barrar sobre o bolo.

Quarentena - dia 13

Porque não podemos viver sem histórias (eu, pelo menos não consigo), deixo-vos com a  Rita Sineiro, e com a sua versão de A Fada Oriana.



E nesta quarentena

O meu marido começou a assegurar os jantares, trocamos às 18h00 e eu tranco-me completamente isolada para me focar exclusivamente no meu trabalho, já que durante o dia estou focada nos miúdos e só tenho algum descanso quando eles estão a ver o filme depois de almoço. E deixem-me que vos diga que o meu marido, a Kika e a Bimby têm-se saído muito bem! Trabalho de equipa.

24 de março de 2020

E neste 12º dia de quarentena a magia aconteceu!


  • Não houve bulhas entre os meus filhos
  • Não se bateram
  • As refeições correram sem drama
  • Na hora do cinema conseguiram escolher um filme entre eles, democraticamente e sem gritos
  • Houve tempo para mimo e colo
  • O meu filho do 4º ano trabalhou com gosto e fez todas as fichas e ainda viu vídeos que a professora enviou
  • O meu filho do 1º ano fez tudo o que lhe pedi, gerimos a escola virtual com as fichas da professora, sem dramas, e ainda leu um livro comigo, à sua escolha, para treinarmos a leitura! e, durante o dia, ainda me disse: eu quero ir para o 2º ano, mãe, e tu vais-me ajudar! 
  • Consegui acabar um trabalho, cumprindo o dealine... 
  • Houve história da noite e música de embalar para todos!
Até amanhã. Fiquem bem